PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA (PPGEQ)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Apresentação

Imagem de apresentação do programa

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFPB

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi fundado em 2014 com conceito 3 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Está localizado no Centro de Tecnologia do Campus I da UFPB e sua secretaria encontra-se na sala 102 do bloco B.

O PPGEQ/UFPB tem como objetivo principal formar recursos humanos qualificados na área de Engenharia Química para atender as demandas do mercado de trabalho e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

Grande área de concentração

O PPGEQ tem como grande área de concentração a Engenharia Química, com três linhas de pesquisa:

Corpo docente

O PPGEQ conta com um corpo docente altamente qualificado, com experiência na área de pesquisa e desenvolvimento. O programa possui 13 docentes, dos quais 12 são permanentes e 1 colaborador. Além disto, conta com a participação de uma pesquisadora a nível de pós-doutorado.

Infraestrutura

O PPGEQ oferece uma infraestrutura moderna, com laboratórios equipados para a realização de pesquisas na área de Engenharia Química. O programa possui um total de 11 laboratórios, incluindo laboratórios de Bioengenharia, Bioprocessos, Fluidodinâmica e Secagem, Operações Unitárias, Termodinâmica, Fermentação e destilação, Tecnologia Química, de Petróleo e de Produtos Agropecuários.

Egressos

Ao longo da sua história PPGEQ, com mais de 70 dissertações de mestrado defendidas. Os egressos do PPGEQ ocupam posições diversas na área de educação e pesquisa, assim como no mercado de trabalho, em empresas nacionais e internacionais.

Perfil do ingressante

O PPGEQ busca candidatos com formação superior em Engenharia Química ou em áreas afins, com interesse na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico. Os candidatos devem ter um bom desempenho acadêmico e demonstrar potencial para a realização de pesquisas de alto fator de impacto.

Processo seletivo

O processo seletivo para o PPGEQ é realizado anualmente. Os candidatos devem enviar um currículo, um projeto de pesquisa e realizar um exame de proficiência em língua inglesa.

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo do PPGEQ são abertas no quarto trimestre de cada ano. Para mais informações, acesse a aba de “Notícias Gerais” no site do Programa.

 

 


Página Alternativa


Coordenação do Programa