PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
(83)32167857

Program Focus Areas

Masters

  • ENERGY SYSTEMS
    • Research Lines:
      • OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS DE ENERGIA
      • ENERGY SYSTEMS - A linha de pesquisa objetiva a concepção de sistemas de propósito específico na grande área da Engenharia Elétrica envolvendo o uso de técnicas para controle de sistemas elétricos.

      • SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS ENERGETICAMENTE EFICIENTES
      • ENERGY SYSTEMS - Nesta linha serão objetivados estudos, pesquisa e proposições inovadoras que promovam melhoria dos níveis de eficiência energética em sistemas eletroeletrônicos, tanto residenciais quanto industriais.

      • SISTEMAS DE POTÊNCIA
      • ENERGY SYSTEMS - O objetivo desta linha é desenvolver pesquisas que envolvam a modelagem de sistemas, simulação estática e dinâmica utilizando métodos numéricos e analíticos por meio de técnicas computacionais avançadas, de forma a permitir a avaliação e otimização desses sistemas.As pesquisas serão orientadas nos seguintes tópicos: I. Planejamento, operação e controle de sistemas de potência - desenvolver métodos e técnicas para analisar e otimizar o desempenho do sistema elétrico de potência para condições de regime normal de operação e de contingências, avaliado com base nos critérios dos seguintes parâmetros: controle de tensão, de carregamento, defrequência e estabilidade; II. Criar Ferramentas Computacionais para simulações em tempo real de sistemas elétricos de potência; e desenvolver métodos de proteção de sistemas elétricos. III. Simulações estáticas e dinâmicas avançada de sistemas elétricos de potência, visando aplicação pratica e propor novos modelos; Modelagem de sistemas de armazenamento de energia; Modelagem de sistemas de carga e descarga de veículos elétricos.

      • SISTEMAS ELETRÔNICOS E AUTOMAÇÃO
      • ENERGY SYSTEMS - Esta linha tem como objetivo principal a execução de estudos, pesquisas e proposições inovadoras em sistemas eletrônicos, instrumentação e de automação tanto do ponto de vista funcional quanto energético. A atuação da linha contempla uma gama ampla de aplicações, incluindo a colheita de energia para alimentação de sistemas eletrônicos, redes de comunicação, projeto e desenvolvimento de dispositivos de baixo consumo, sistemas baseados em inteligência artificial para o suporte em sistemas de automação e controle e de fontes de energia renovável, desenvolvimento de sensores e atuadores utilizando materiais inteligentes. Alguns tópicos em que esta linha norteará são: I. Estudo e pesquisa de soluções que promovam a melhoria dos níveis de eficiência energética em sistemas eletrônicos e de comunicação; II. Sistemas de comunicação sem-fio com baixo consumo: estudo de componentes integrados elementares na ótica da relação desempenho-consumo de circuitos por eles compostos; desenvolvimento de análise sistêmica e arquiteturas otimizadas com suporte de validação experimental. III. Estudo e pesquisa de soluções de colheita de energia (particularmente: eletromagnética, solar, piezoelétrica e termoelétrica) e de circuitos de condicionamento de energia. IV. Estudo e pesquisa de otimização de uso de baterias eletroquímicas, seus modelos matemáticos e aplicações. V. Desenvolvimento de Redes de Sensores Sem-Fio, dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e de protocolos otimizados de comunicação Energy-Aware aplicáveis em medição distribuída e em automação de processos industriais. VI. Pesquisa e desenvolvimento de sistemas eletrônicos de suporte para utilização de fontes de energia renovável para geração de energia e automação de processos; VII. Estudo e pesquisa em instrumentação, controle, processamento de sinais e de sistemas baseados em inteligência artificial; VIII. Estudos, melhoramentos e caracterizações de sensores e atuadores desenvolvidos com materiais especiais com características elétricas, térmicas e mecânicas; IX. Pesquisa e desenvolvimento de sistema de automação destinados a reabilitação humana.