PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

Program Focus Areas

PhD

  • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE
    • Research Lines:
      • MARKETING E SOCIEDADE
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Desenvolver estudos que articulam aplicações nos contextos público, social e empresarial da prática e do conhecimento de marketing. Os temas centrais da linha analisam os impactos do marketing na sociedade, bem como os da sociedade em marketing.

      • INFORMAÇÃO E MERCADO
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Objetiva desenvolver estudos nas áreas de Tecnologia da Informação e Finanças para melhorar a efetividade de organizações no mercado e na sociedade em geral, obedecendo a princípios da ética administrativa e do interesse social.

      • FINANÇAS E MÉTODOS QUANTITATIVOS
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Esta linha envolver os estudos, pesquisas e componentes curriculares de duas áreas convergentes nos estudos de pós-graduação em Administração, que são as áreas de Finanças e de Métodos Quantitativos. A ênfase de Finanças envolve os temas clássicos dessa disciplina já desenvolvidos no PPGA e em outros programas de formação avançadas. Já a área de Métodos Quantitativos emergiu como ênfase a partir da necessidade de estudos e disciplinas focados na formação avançada nesses métodos em escolas de Administração, e tal necessidade se tornou mais pronunciada a partir dos desenvolvimentos e avanços, na segunda metade da década de 2010, dos estudos de Data Science em Administração e negócios, reunindo interesses de Administração, Estatística e Computação. A convergência das duas ênfases na linha está no interesse e alinhamento de formação dos docentes em relação aos temas, e no propósito comum de formar mestres e doutores para seguirem exercício profissional, de docência e de pesquisa nas temáticas das duas áreas.

      • MARKETING E TECNOLOGIA
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Tem por finalidade desenvolver estudos sobre Marketing no interesse social, e de Tecnologias da informação e das Comunicações - TICs. A linha aborda temas que articulam aplicações nos contextos público, social e empresarial da prática e do conhecimento de marketing e Tecnologia da Informação e das Comunicações, com tópicos envolvendo os estudos sobre os impactos de marketing e das TICs na sociedade (como os estudos de marketing social e consumo sustentável, Efetividade nos uso das TICs), como da sociedade em marketing nas TICs (como os estudos de ética, regulação, dos condicionamentos estratégicos do macroambiente na gestão de Marketing e de TICs).

      • ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Esta linha de pesquisa busca entender os mecanismos de gestão estratégica e de pessoas nas organizações, bem como as relações de trabalho e seu papel na sociedade. As áreas conceituais de base referem-se principalmente a estratégias competitivas, estratégias de internacionalização e inovação tecnológica, liderança e aprendizagem gerencial e nas organizações, comportamento humano e subjetividade, relações entre cultura, poder e sociedade, trabalho, gestão e sociedade, e relações entre as organizações, o mundo do trabalho e a sociedade.

Masters

  • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE
    • Research Lines:
      • INFORMAÇÃO E MERCADO
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Objetiva desenvolver estudos nas áreas de Tecnologia da Informação e Finanças para melhorar a efetividade de organizações no mercado e na sociedade em geral, obedecendo a princípios da ética administrativa e do interesse social.

      • MARKETING E SOCIEDADE
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Desenvolver estudos que articulam aplicações nos contextos público, social e empresarial da prática e do conhecimento de marketing. Os temas centrais da linha analisam os impactos do marketing na sociedade, bem como os da sociedade em marketing.

      • FINANÇAS E MÉTODOS QUANTITATIVOS
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Esta linha envolver os estudos, pesquisas e componentes curriculares de duas áreas convergentes nos estudos de pós-graduação em Administração, que são as áreas de Finanças e de Métodos Quantitativos. A ênfase de Finanças envolve os temas clássicos dessa disciplina já desenvolvidos no PPGA e em outros programas de formação avançadas. Já a área de Métodos Quantitativos emergiu como ênfase a partir da necessidade de estudos e disciplinas focados na formação avançada nesses métodos em escolas de Administração, e tal necessidade se tornou mais pronunciada a partir dos desenvolvimentos e avanços, na segunda metade da década de 2010, dos estudos de Data Science em Administração e negócios, reunindo interesses de Administração, Estatística e Computação. A convergência das duas ênfases na linha está no interesse e alinhamento de formação dos docentes em relação aos temas, e no propósito comum de formar mestres e doutores para seguirem exercício profissional, de docência e de pesquisa nas temáticas das duas áreas.

      • ORGANIZAÇÕES E SOCIEDADE
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Esta linha de pesquisa busca entender os mecanismos de gestão estratégica e de pessoas nas organizações, bem como as relações de trabalho e seu papel na sociedade. As áreas conceituais de base referem-se principalmente a estratégias competitivas, estratégias de internacionalização e inovação tecnológica, liderança e aprendizagem gerencial e nas organizações, comportamento humano e subjetividade, relações entre cultura, poder e sociedade, trabalho, gestão e sociedade, e relações entre as organizações, o mundo do trabalho e a sociedade.

      • MARKETING E TECNOLOGIA
      • ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE - Tem por finalidade desenvolver estudos sobre Marketing no interesse social, e de Tecnologias da informação e das Comunicações - TICs. A linha aborda temas que articulam aplicações nos contextos público, social e empresarial da prática e do conhecimento de marketing e Tecnologia da Informação e das Comunicações, com tópicos envolvendo os estudos sobre os impactos de marketing e das TICs na sociedade (como os estudos de marketing social e consumo sustentável, Efetividade nos uso das TICs), como da sociedade em marketing nas TICs (como os estudos de ética, regulação, dos condicionamentos estratégicos do macroambiente na gestão de Marketing e de TICs).