PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Área de Concentração

Mestrado

  • COMUNICAÇÃO E CULTURAS MIDIÁTICAS
    • Linhas de Pesquisa:
      • MÍDIA E COTIDIANO

      • MÍDIA, COTIDIANO E IMAGINÁRIO
      • COMUNICAÇÃO E CULTURAS MIDIÁTICAS - Esta linha de pesquisa objetiva estudar a natureza epistemológica das mídias; operacionalizar teorias e métodos ajustados ao exame dos meios de comunicação convencionais como jornal, rádio, televisão, internet, bem como discutir a construção dos imaginários cotidianos responsáveis pelas ações estético-antropológicas de atores no mundo da vida. Propõe, ainda, o estudo do cotidiano através dos meios de comunicação de massa que se formaliza em práticas de diferentes modalidades de linguagem inscritas nos campos das mídias impressa, eletrônica e digital. Sua abrangência de estudo busca o exame de uma interface teórica entre os domínios da comunicação e da sociologia do cotidiano, da fenomenologia, da antropologia, procurando compreender as realidades midiáticas objetivadas nas relações socioculturais no cotidiano.

      • CULTURAS MIDIÁTICAS AUDIOVISUAIS
      • COMUNICAÇÃO E CULTURAS MIDIÁTICAS - A linha de pesquisa orienta-se para o exame das culturas midiáticas audiovisuais compreendidas como processos comunicacionais de produção de sentido. Os audiovisuais, em suas características de sonoridade, visualidade e tecnicidade, são concebidos aqui como elementos moduladores de produção, cognição e vinculação que configuram novas ambiências socioculturais. Busca-se analisar os dispositivos midiáticos analógicos e digitais (cinema, vídeo, tv e hipermídia), destacando-se os mecanismos de estruturação, especificidades de linguagem, interfaces e tecnologias, evidenciando as suas dimensões, estéticas, éticas, políticas e sociais. Ênfase nos estudos teórico-aplicados das culturas midiáticas audiovisuais em contextos regionais.