-
MARCOS CEZAR LIMA CORDEIRO
-
AVALIAÇÃO TERMODINÂMICA, EXERGOECONÔMICA E EXERGOAMBIENTAL DE UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO DE DUPLO EFEITO EM SÉRIE UTILIZANDO O PAR ÁGUA-BROMETO DE LÍTIO
-
Data: 28/09/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O estudo desenvolvido trata de uma modelagem termodinâmica, exergoeconômica e exergoambiental de um de refrigerador por absorção de duplo efeito em série utilizando par água brometo de lítio como fluido de trabalho e que utiliza gás natural como fonte energética para o gerador de vapor, visando a simulação de cogeração de rejeitos térmicos. Tal estudo serve como suporte e parâmetro de otimização do protótipo deste sistema, que vem sendo desenvolvido e constantemente aperfeiçoado nos Laboratórios de Energia Sustentável (LABES), presentes no prédio da Rede Cooperativa de Pesquisa Norte/Nordeste do Gás Natural RECOGÁS-N/NE, no Instituto de Energia Sustentável (IES) da Universidade Federal da Paraíba. No estudo termodinâmico apresentado são feitas análises de cunho energético e exergético (que visam apresentar de forma quantitativa e qualitativa as propriedades, irreversibilidades e eficiência dos componentes,), análise exergoeconômica pelo método SPECO Specific Exergy Costing (que atribui custos às taxas exergéticas, apontando quais os componentes com maior custo atrelado e, por consequência, quais os que devem ter enfoque no aprimoramento do desempenho econômico), e, subsequentemente, a análise exergoambiental (que tem por finalidade atrelar os fluxos exergéticos a impactos ambientais de cada produto, incorporando critérios de sustentabilidade aos processos de conversão de energia, determinando assim quais componentes e processos devem ser melhorados a fim de reduzir a degradação ambiental). Para efeito de validação dos resultados foi utilizado o software Engineering Equation Solver (EES) para a resolução das iterações no processo de modelamento matemático dos processos analisados, e o SIMAPRO ® que faz a Análise do Ciclo de Vida (ACV) necessária para a análise exergoambiental. As análises aplicadas mostram, respectivamente, gerador de alta temperatura, gerador de baixa e evaporador como os maiores destruidores de exergia; os mesmos 3 componentes como aqueles com maior custo atrelado e, por fim, gerador de alta, evaporador e gerador de baixa como aqueles que mais degradam ambientalmente a atmosfera.
|
-
MARCELLE BATISTA MARTINS DOS SANTOS
-
UM MODELO COMPUTACIONAL PARA A OTIMIZAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM
SISTEMA METROFERROVIÁRIO UTILIZANDO ALGORITMOS GENÉTICOS
-
Data: 31/08/2018
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Os motores eletricos dos trens e vagoes de um Sistema Metroferroviario sao
alimentados pela energia eletrica, necessitando de uma demanda elevada de energia. Alem
disso, este sistema de transporte sobre trilhos tem crescido cada dia mais e com isto,
atualmente buscam-se solucoes para otimizar o consumo da energia eletrica. Este trabalho
tem como objetivo apresentar uma analise da conducao manual dos TUEs (Trens Unidade
Eletricos) da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) - Recife, bem como
demostrar uma analise sobre a utilizacao da energia eletrica disponibilizada pelos motores
nos processos de aceleracao e frenagem. Para este fim sera proposto um modelo geral que
engloba a analise dos perfis de velocidade, onde chamamos aqui tambem de Modelo para a
Otimizacao de Speed Profile. Este modelo inclui simulacoes empiricas com os dados reais
colhidos atraves de sensores nas estacoes do METROREC e demonstracao do
desenvolvimento de um Algoritmo Genetico da Inteligencia Artificial apropriado para o
contexto. Assim, apos apresentacao deste modelo, o mesmo sera validado com o auxilio de
um software onde o modelo proposto foi implementado, utilizando a linguagem de
programacao Java. Atraves das simulacoes com os dados reais, pretende-se demonstrar
que controlando os perfis de velocidade dos trens, considerando alguns limites, restricoes e
parametros, ocorrera a reducao do consumo de energia na malha metroferroviaria, o que ira
favorecer um transporte mais sustentavel e uma reducao monetaria dos gastos. O modelo
pode ser adaptado para outras malhas metroferroviarias, como tambem pode servir de
prototipo para a academia e industria.
|
-
BRENO HENRIQUE DA SILVA ANDRADE
-
ESTUDO DA HISTERESE TÉRMICA DE LIGAS Cu-Al-Mn-Ti-B COM EFEITO MEMÓRIA DE FORMA
-
Data: 31/08/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Nos últimos anos, tem sido crescente o interesse pelas ligas com efeito memória de forma de baixa superelasticidade. O percentual de martensita induzida por tensão, não recuperada após a liberação do carregamento mecânico, tem sido convertido termicamente para concretizar aplicações industriais. Neste trabalho, avaliou-se a influência da velocidade de deformação e da temperatura na deformação residual de ligas Cu-Al-Mn, modificadas com a adição de Ti-B, passíveis do efeito memória de forma, visando sua utilização em dispositivos de união de baixo custo de processamento. As ligas foram elaboradas sem controle de atmosfera e caracterizadas microestruturalmente via microscopia óptica, calorimetria diferencial de varredura, microscopia eletrônica de varredura e difração de raios-X. As propriedades termomecânicas foram avaliadas através de ensaios de tração estáticos e cíclicos de carregamento/descarregamento. Os resultados
mostraram que a liga possui sua fase totalmente austenítica em temperatura ambiente, apresentando uma estrutura do tipo L21. Verificou-se que as tensões de transformação martensítica aumentaram com velocidades maiores de carregamento, assim como a deformação residual. O valor médio de deformação de ruptura foi de 13% aproximadamente. Com relação à variação do percentual de deformação imposto, a superelasticidade diminuiu conforme aumentou-se o percentual e a deformação residual aumentou. Os resultados apresentados indicam viabilidade da liga Cu-8,15Al-10,71Mn-0,43Ti-0,086B para aplicações que exigem ligas com elevada histerese térmica.
Palavras chave: deformação residual, histerese, superelasticidade, manganês.
|
-
RONELES DE SANTANA SILVA
-
INFLUÊNCIA DO HIDROGÊNIO NA TENACIDADE À FRATURA QUASE ESTÁTICA DE JUNTAS DISSIMILARES AMANTEIGADAS E SOLDADAS COM LIGAS DE NÍQUEL
-
Data: 31/08/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Uma sequência de falhas em juntas soldadas dissimilares em componentes de estruturas offshore submetidas a proteção catódica foi verificada nos últimos anos. As falhas ocorreram na interface do amanteigamento do flange de aços ARBL com a liga de níquel Inconel 625. Este fato tem gerado muitas pesquisas, que buscam as prováveis causas e soluções para o fenômeno. O presente trabalho tem como objetivo analisar a suscetibilidade das juntas soldadas dissimilares à fragilização pelo hidrogênio proveniente do sistema de proteção catódica através de ensaios de tenacidade à fratura quase-estática (CTOD), assim como o comportamento mecânico e microestrutural da interface dissimilar amanteigada do aço AISI 4130. O processo de soldagem MIG foi usado nas soldas de amanteigamento e fechamento da junta dissimilar. As variáveis de influência analisadas foram os modos de corrente convencional e pulsada, os tipos de metais de adição, o tratamento térmico de alivio de tensões (TTAT) e o hidrogênio proveniente do sistema de proteção catódica. As variáveis de respostas foram: a microestrutura e a microdureza na interface da solda de amanteigamento, a dureza da junta dissimilar e a tenacidade à fratura quase-estática da ZTA(Zona Termicamente Afetada) da junta amanteigada e soldada. Os resultados mostraram que o procedimento de soldagem é fundamental para o controle das Zonas Parcialmente Diluídas (ZPDs) na interface da solda de amanteigamento. Independentemente do modo de corrente e do metal de adição foi verificado que o TTAT tornou a interface mais frágil. Os resultados mostraram também que o tipo de metal de adição influenciou significativamente na resposta a tenacidade à fratura da junta dissimilar; os valores de CTOD mostraram que a tenacidade à fratura do aço AISI 4130 não foi influenciada pelo hidrogênio retido, porém mostraram que a ZTA do amanteigamento com o modo de corrente pulsada e Inconel 625 é mais susceptível a fragilização pelo hidrogênio.
|
-
FLAVIO ALVES DE ALBUQUERQUE
-
ESTUDO DA PROPAGAÇÃO DE CONTAMINANTE EM ATERROS SANITÁRIOS VIA GITT
-
Data: 30/08/2018
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Nos dias atuais é cada vez mais frequente a preocupação com a proteção ao meio ambiente e em particular com os recursos hídricos. Deste modo, a contaminação do solo e dos lençóis freáticos provenientes dos processos de difusão e convecção da concentração de contaminantes que se acumulam com o tempo sob os aterros sanitários representa um fator extremamente importante. O presente trabalho visa estudar a propagação da concentração de contaminantes presentes no solo, a partir do vazamento contínuo e uniforme de poluentes em uma célula de armazenamento de resíduos sólidos urbanos (RSU) num aterro sanitário. A técnica da transformada integrada generalizada (GITT) é empregada para resolver o problema de transporte da espécie no aterro através do campo de concentração. As análises focam a obtenção de parâmetros para uso na prevenção da contaminação do solo e do lençol freático sob um aterro sanitário. Apresenta-se uma solução híbrida, analítico-numérica, para a equação de transporte de massa num meio poroso saturado. A GITT é usada para resolver essas equações, em regime transiente, permitindo a manipulação matemática das equações e suas condições de contorno, mesmo que sejam não lineares, para produzir sistemas de equações diferenciais ordinárias para os potenciais transformados. O modelo proposto neste trabalho é o de Ogata (1970) e Bear (1972). Um código computacional foi desenvolvido para obtenção do campo de concentração a partir de parâmetros práticos e que auxiliam na implantação de novos aterros sanitários com maior grau de proteção.
|
-
Esdras Carvalho da Costa
-
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA CARGA DE HIDROGENAÇÃO NA TENACIDADE À FRATURA QUASE ESTÁTICA DE JUNTAS SOLDADAS DISSIMILARES
-
Data: 30/08/2018
-
Hora: 13:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho analisou a influencia do hidrogenio na tenacidade quase estatica de uma junta soldada dissimilar, constituida dos metais de base aco AISI 8630M e ASTM A-36, tendo como metal de adicao o arame AWS ERNiCrMo-3 (comercialmente conhecido como INCONEL 625). A referida junta, que e uma das mais utilizadas no setor petrolifero, vem apresentando fraturas frageis nas regioes da ZTA, em consequencia das transformacoes metalurgicas e tensoes residuais provocadas pelo aporte termico de soldagem. O parametro de tenacidade a fratura utilizada foi o de deslocamento de abertura da ponta da trinca, conhecido como CTOD (Crack Tip Open Displecement). Por se tratar de uma junta soldada os corpos-de-prova utilizados foram do tipo SE(B), submetidos a flexao em tres pontos e testados ao ar apos previa hidrogenacao. A hidrogenacao dos corpos de prova de CTOD foi realizada em solucao de NaCl sob cargas de 650 mV, - 850 mV e - 1100mV. Os testes eletroquimicos de permeacao utilizados na quantificacao do hidrogenio retido foram realizados tanto na ZTA quanto no MB em dois niveis de carga de -650 mV e -1100mV. Em termos do parametro CTOD, os resultados nao indicaram influencia do hidrogenio na fragilizacao da junta soldada, analisados nos tres niveis de pre cargas de hidrogenacao pre estabelecidos. Por sua vez, em termos de permeacao por hidrogenio, houve um aumento no numero de sitios intersticiais da ZTA em comparacao com o MB.
|
-
OTACILIO DE ARAUJO RAMOS NETO
-
UMA ABORDAGEM DISTRIBUÍDA PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE SLAM VISUAL BASEADOS EM RECONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA
-
Data: 30/08/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Os sistemas de SLAM Visual são componentes importantes para a navegação de veículos autônomos por simplificarem o problema do planejamento de trajetória, transformando-o na verificação de todos os espaços navegáveis para o local desejado. Atualmente, existem várias soluções para o problema do SLAM, como SLAM por EKF, SLAM por filtro de partículas e o Graph SLAM. O Graph SLAM usando câmeras como sensores é um mé- todo de SLAM Visual intensamente pesquisado nos últimos anos devido à disponibilidade de câmeras de baixo custo e à quantidade significativa de informações do ambiente que elas disponibilizam. Muitos dos sistemas de SLAM Visual empregam reconstrução geométrica baseados no paradigma de processamento paralelo desenvolvido no PTAM. Este tipo de sistema não é escalável para processadores com mais de dois núcleos. Os vários métodos de SLAM baseados no PTAM também não foram projetados para escalar para todos os núcleos de processadores modernos nem para executar como um sistema distribuído. Este trabalho propõe uma modificação na arquitetura deste tipo de método de SLAM para que possa escalar para todos os núcleos de um processador ou para os processadores de um sistema multiprocessador fracamente acoplado. O sistema modificado de acordo com a técnica proposta neste trabalho mostrou uma diminuição considerável no tempo necessário para estimar a posição da câmera e a posição dos pontos de referência. Esse desempenho aprimorado resultou da capacidade adicional de escalar para todos os núcleos de processador, bem como para o sistema de multiprocessadores fracamente acoplados.
|
-
JOSÉ JARBSON SALUSTIANO DOS PASSOS
-
UMA FORMULAÇÃO DO MÉTODO DOS ELEMENTOS DE CONTORNO DIRETO EM PROBLEMAS DE BARRAS REGIDOS POR EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE COEFICIENTES VARIÁVEIS
-
Data: 28/08/2018
-
Hora: 14:00
-
Mostrar Resumo
-
Neste trabalho, uma nova formulacao direta do Metodo dos Elementos de Contorno (MEC) para alguns problemas de engenharia governados por equacoes diferenciais lineares com coeficientes variaveis e estabelecida. Mais especificamente, os problemas de interesse estao associados a analise estatica e dinamica de vigas e arcos abatidos com dominios nao-prismaticos simetricos e/ou nao-simetricos. Todas as discussoes sobre a solucao proposta do MEC incorporando as teorias de Euler-Bernoulli e Timoshenko para vigas e arcos abatidos sao adequadamente abordadas em detalhe, tais como: a) deducao das equacoes integrais usando o Metodo dos Residuos Ponderados e/ou Teorema da Reciprocidade de Betti, b) deducao das formas explicitas de todas solucoes fundamentais e c) sistemas algebricos gerados de colocacoes de pontos-fontes no contorno e no dominio. Resultados numericos sao apresentados para diferentes casos de carregamentos e condicoes de contorno.
|
-
TASSIO ALESSANDRO BORGES DA SILVA
-
USO DE REDE NEURAL ARTIFICIAL COM FUNÇÃO DE BASE RADIAL PARA CONTROLE DA VELOCIDADE DO ROTOR EM TURBINA EÓLICA
-
Data: 23/08/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O crescente uso da energia eólica exige que as turbinas eólicas sejam mais confiáveis e
eficientes e possuam uma maior de vida útil. Os controladores das turbinas eólicas
possuem um papel importante na regulação de diversos parâmetros, porém controladores
tradicionais se limitam a controlar a velocidade do rotor, ignorando a dinâmica do
sistema. As técnicas de projeto de controladores modernos são aplicáveis apenas em
sistemas lineares, o que impossibilita sua aplicação direta nas no sistema não-linear de
turbinas eólicas. A linearização do sistema fornece uma equação linear que representa o
funcionamento do sistema em uma pequena faixa, de forma que quando a turbina opera
fora dessa faixa, o controlador não apresenta rendimento adequado. A técnica de Gain
Scheduling permite que o sistema seja controlado em uma larga região ao escolher os
ganhos adequados para o regime de operação em que se encontra. A utilização de uma
Rede Neural Artificial com Função de Base Radial como método para escolha dos ganhos
do controlador permite que o comportamento não-linear do sistema da turbina eólica seja
levado em consideração. A Rede Neural é treinada a partir dos dados de funcionamento
em estado estacionário e dos ganhos calculados a partir do sistema linearizado. O seu
rendimento apresenta uma melhora nas oscilações nos componentes da turbina, que por
sua vez, levam a uma atenuação das cargas. Tais cargas são avaliadas a partir do perfil de
vento turbulento e rajada de vento definidos na IEC 61400.
Palavras chaves Turbina Eólica, Redes Neurais, Controle do ângulo das pás,
Atenuação de Cargas.
|
-
SUZY KELLY DE OLIVEIRA GAMA
-
Ligas de alta entropia AlCuCrMgZn e AlCuCrCoZn processadas através de moagem de alta energia
-
Orientador : RODINEI MEDEIROS GOMES
-
Data: 31/07/2018
-
Hora: 16:00
-
Mostrar Resumo
-
Ligas de alta entropia, diferentemente das ligas convencionais que sao baseadas em um unico elemento principal, sao compostas por mais de cinco elementos em concentracoes aproximadamente equiatomicas. Nesta configuracao composicional o valor da entropia de mistura e da ordem de 1.5J/mol.K. Atraves da selecao adequada dos elementos quimicos pode-se obter uma solucao solida substitucional com uma estrutura inteiramente cubica, baseado nos criterios de Hume-Rothery. Neste trabalho, buscou-se obtencao de ligas de alta entropia usando moagem de alta energia e elementos quimicos de alta pressao de vapor tais como: Zn e Mg. Ligas compostas por estes elementos nao podem ser processadas atraves de fornos a arco, procedimento comumente usados na preparacao destas ligas. Foram selecionadas duas composicoes equiatomicas: 1) AlCuCrMgZn e 2) AlCuCrCoZn. Estes elementos foram processados usando um moinho planetario por diferentes tempos de moagem. A evolucao microestrutural foi monitorada usando as seguintes tecnicas: a) difratometria de raios-x combinado com refinamento microestrutural via Rietveld, b) microscopia eletronica de varredura e) analise termica diferencial de varredura. Os resultados mostraram que em ambos sistemas e possivel obter-se uma solucao solida cubica CCC e CFC para tempos de moagem de ate 40h. Os resultados indicam que Cu e Zn promovem a estabilizacao da fase CFC enquanto Cr, Co e Al sao estabilizadores fase CCC.
|
-
GUSTAVO ROQUE MARTORELLI
-
ANÁLISE NUMÉRICA DE UM LEITO POROSO APLICADO EM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ADSORÇÃO
-
Data: 31/07/2018
-
Hora: 14:12
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Esta dissertação tem como objetivo observar através de simulação utilizando ferramentas de
dinâmica dos fluidos computacional, com o auxílio do software Ansys CFX, o comportamento
da dinâmica de adsorção aplicada a um leito adsortivo que trabalha com o par carvão ativado e
etanol. As simulações foram preparadas no LABRADS/CEAR/UFPB, utilizando o software
gerenciador Ansys Workbench, no qual as geometrias foram desenhadas no componente
Design Modeler e a malha foi criada no Meshing. Em seguida, foi inserido no software CFXPre todas as condições de contorno de acordo com a referência usada para verificação.
Concluída esta etapa, ainda no CFX-Pre, foram aditados termos fontes a serem considerados
nas equações da continuidade e da conservação de energia. Tais termos foram construídos
através de expressões que consideravam funções geradas a partir de pontos extraídos de curvas
representativas da taxa de adsorção para os domínios estudados. Outro ponto que merece ser
destacado em tal estudo é que foram consideradas três geometrias diferentes (Domínios I, II e
II) com variações na altura e na largura, mantendo o mesmo volume, sendo para os três casos,
aplicadas as mesmas condições de contorno. Como resultados, foram encontrados para os
domínios I, II e III, quedas de pressão que demonstraram que a medida em que se tem domínios
mais altos e estreitos obtém-se um maior gradiente de pressão, assim como se verifica no
referencial. No que tange aos gradientes de temperaturas relativos aos mesmos domínios, foi
encontrada uma maior variação de temperaturas, para os domínios mais largos e baixos. Os
contornos representativos do gradiente de pressão e da difusão térmica, através das partículas
adsorventes, que foram obtidos para os diferentes domínios, apresentaram uma aproximação
compatível, em resultados e em comportamentos, com os respectivos dados usados para
verificação.
Palavras-chave: Dinâmica dos fluidos computacional. Fluxos em meios porosos. Adsorção.
|
-
JOSUÉ DA SILVA SOUZA
-
DESENVOLVIMENTO DE UMA GARRA ROBÓTICA UTILIZANDO MOLAS DE LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA
COMO ATUADOR
-
Data: 31/07/2018
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O avanço científico e tecnológico proporcionou uma revolução em diversas áreas,
entre elas encontra-se a engenharia de reabilitação, que se beneficiou dentre outras formas
com a fabricação de próteses mais funcionais e leves. Entretanto, o número de rejeição de
próteses por parte dos usuários para membros superiores é elevado. Os principais motivos
para essa baixa aceitação está ligado diretamente a falta de antropomorfismo, peso elevado,
existência de ruídos, baixa agilidade e alto custo de aquisição e manutenção. Neste
contexto, este trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma garra robótica utilizando
molas de liga com memória de forma (LMF). A estrutura mecânica da garra robótica é
constituída por dois dedos, o indicador com três graus de liberdade e um polegar estático
em posição oponível para realização do movimento de pinçamento. O protótipo foi
projetado em ambiente virtual CAD e fabricada em polímero ABS com características
antropomórficas. Para acionamento da garra foi projetado um atuador com quatro molas de
liga com memória de forma dispostas em paralelo fisicamente. O atuador precisou passar
por um processo de caracterização termomecânica, para melhor compreensão de
características como: corrente, temperatura, deslocamento, força, deformação e tempo.
Para monitorar os ângulos formados no movimento do protótipo foi utilizada uma câmera.
Palavras chaves Garra robótica, Molas de LMF, Caracterização termomecânica.
|
-
NAYARA FORMIGA RODRIGUES
-
DIAGNÓSTICO DE FALHA DE IGNIÇÃO EM VEÍCULOS AUTOMOTIVOS ATRAVÉS DE VIBRAÇÃO DE SMARTPHONE
-
Data: 31/07/2018
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Segundo dados do RENAVAM, o Brasil conta atualmente com uma frota de mais de 42 milhões de veículos automotivos. No ano de 2010 foram registrados 182.900 acidentes em vias públicas no Brasil, sendo 7.073 com vítimas fatais. Além das falhas que ocasionam acidentes, existem aquelas que fazem com que os carros percam a capacidade de locomoção, causando transtornos aos seus passageiros e submetendo-os aos perigos inerentes das estradas. Grande parte dos acidentes é causada por falhas mecânicas que podem acontecer em diferentes partes do automóvel e poderiam ser evitadas com um diagnóstico adequado. Atualmente os veículos automotivos não possuem capacidade detecção para a maioria das falhas mecânicas aos quais os mesmo estão susceptíveis. A detecção de falhas em pistões (misfire) é uma delas. Além de prejudicar o funcionamento do carro esse tipo de falha causa degradação do motor e aumenta a emissão de gases nocivos. O objetivo desse trabalho é a implementação de uma técnica de processamento para detecção de falhas em pistões de um motor automotivo, através da leitura da medição do sinal de vibração, realizada pelo sensor acelerômetro de um smartphone. Atualmente é possível programar sistemas completos para simulação de características técnicas que são encontradas em sistemas reais. No presente trabalho também foi validado o método em estudo através da análise do sinal medido através do MATLAB, utilizando como ferramentas a Transformada Rápida de Fourier e Análise Wavelet Multiresolução. Palavras-chave - acelerômetro de um smartphone, detecção, falhas, Fourier, Wavelet, pistão.
|
-
RÔMULO BORBA VICENTE
-
OTIMIZAÇÃO DE PARÂMETROS DE SOLDAGEM POR RESISTÊNCIA PARA REDUÇÃO DE RESPINGOS EM JUNTAS SOLDADAS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
-
Data: 31/07/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A Soldagem por Resistência é um processo que permite uma grande produtividade,
não utiliza material de adição e apresenta uma ótima qualidade nas uniões soldadas.
Devido as suas características, é amplamente utilizado na indústria automobilística. Com a
utilização de aços de alto desempenho e adesivos estruturais na união de chapas, surge um
maior desafio na parametrização da solda para garantir a ausência de expulsão (respingo de
solda) mantendo a qualidade da união soldada. Este trabalho tem como objetivo a
caracterização de uniões soldadas por solda a ponto e otimizar a redução de respingos de
solda, que afetam a segurança e qualidade do processo. A primeira etapa consiste na
apresentação da formação do núcleo de solda, respingos e os parâmetros associados como:
tempo, corrente, força, resistência e materiais. Como o tempo de solda é uma variável que
afeta diretamente a produtividade na indústria e o material é uma imposição do projeto,
este trabalho analisa as variáveis corrente e energia para avaliar os limites de formação das
expulsões em uniões soldadas sem utilização de adesivos estruturais e com a utilização dos
mesmos. A fim de avaliar os parâmetros, foram utilizados resultantes da energia de
soldagem do processo e aspecto visual dos pontos de solda para determinar uma melhor
configuração, mantendo o processo livre de expulsões e garantindo a resistência mecânica
necessária para as uniões soldadas. Os resultados mostraram que existe uma
parametrização capaz de reduzir a quantidade de respingos e que os adesivos estruturais
influenciam diretamente na parametrização dos pontos a fim de evitar a formação de
respingos.
Palavras chave - Soldagem por resistência, expulsão, adesivos estruturais, parâmetros de
soldagem
|
-
CAIO CEZAR RODRIGUES BRANDAO
-
ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA TENSÃO DE CISALHAMENTO DE FLEXÃO NA TENACIDADE À FRATURA DO AÇO AISI 8630
-
Data: 31/07/2018
-
Hora: 08:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A resposta de tenacidade depende dos modos de abertura da trinca. Metais apresentam
valores diferentes de tenacidade à fratura dependendo do tipo de carga que atua à frente da
ponta da trinca. Embora haja 3 tipos diferentes de carregamentos, mais os modos
combinados, apenas o modo I de carregamento (abertura por tração) é normalizado. Um dos
ensaios mais utilizados para a obtenção do CTOD é o ensaio de flexão em 3 pontos, que,
mesmo sendo considerado um ensaio de modo I, é na verdade um ensaio de modo misto I/II
visto que a configuração de ensaio em 3 pontos causa tanto tração quanto cisalhamento.
Vários estudos mostram que o aumento da componente de modo II em carregamentos de
modo misto, causa redução no valor da tenacidade em aços. Há um interesse mundial em se
desenvolver uma metodologia padronizada para a obtenção do CTOD em modo misto, já
que em condições de reais de operação os componentes mecânicos estão submetidos a
carregamentos que nem sempre correspondem àquelas utilizadas em testes de laboratório, se
fazendo necessária a definição de uma situação de carregamento que represente mais
fielmente às condições de serviço. Neste contexto, é importante entender e quantificar o
efeito do cisalhamento no ensaio de modo I já normalizado para o desenvolvimento de uma
metodologia para ensaio de modo misto. Para tanto, foi proposta a comparação entre os
resultados de CTOD obtidos via flexão simétrica em 3 e 4 pontos, visto que a última causa
apenas carregamento de tração na seção central do corpo de prova, sendo, portanto, um
ensaio de modo I puro. Os valores de tenacidade obtidos mostraram pouca diferença entre
os ensaios e as razões para tais resultados foram abordados.
|
-
ANNE KARYNE CUNHA MARTINS
-
CARACTERIZAÇÃO DA INTERFACE DA SOLDA DE AMANTEIGAMENTO DO AÇO SAE 8630M COM INCONEL 725 PELO PROCESSO DE SOLDAGEM MIG
-
Data: 30/07/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A caracterização microestrutural da interface de soldas dissimilares não é um requisito
analisado por normas que regem a aplicação de aços no setor de petróleo e gás. Devido ao
relato de falhas ocorridas nesses componentes e atribuídas à considerável influência da
microestrutura nas propriedades mecânicas do componente soldado, várias pesquisas vêm
sendo desenvolvidas para determinar o melhor procedimento de soldagem que resulte em
componentes com propriedades mecânicas apropriadas à aplicação em ambientes tão
agressivos mecânica e quimicamente. Em virtude disto, este trabalho tem como objetivo
analisar o comportamento mecânico e microestrutural da interface da solda de
amanteigamento utilizada em juntas dissimilares para aplicações em estruturas offshore
submetidas à proteção catódica. O processo de soldagem MIG foi utilizado no
amanteigamento do aço SAE 8630M com o consumível AWS ERNiCrMo-15 (Inconel 725).
Para proteção do arco e da poça de fusão foi utilizada a mistura 75% Ar + 25% He. As
variáveis de influência foram o tratamento térmico de alívio de tensões (com TTAT e sem
TTAT) e o modo de corrente (convencional e pulsada). As variáveis de resposta analisadas
são a microestrutura, a microdureza e a dureza. Como resultados obteve-se que o uso do
TTAT não se mostrou necessário às amostras, considerando que gerou nelas uma maior
frequência de zonas susceptíveis a trincas e não garantiu níveis de microdureza (HV0,025)
desejadas nessas zonas parcialmente diluídas (ZPDs).
Palavras-chave: soldagem, amanteigamento, ligas de níquel, microestrutura.
|
-
LUAN LOPES DA SILVA
-
ANÁLISE DE MISTURA DE BIOCOMBUSTÍVEIS ATRAVÉS DE SINAL SONORO
-
Data: 30/07/2018
-
Hora: 08:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
OOs biocombustíveis hoje em dia têm se tornado alternativas viáveis para a diminuição dos gases poluentes originados da queima de combustíveis fosseis, estudos vem sendo aprofundados a fim de encontrar misturas cada vez menos poluentes, em vista disso, fiscalizar as misturas com base nos padrões nacionais e mundiais tem se tornado cada vez mais difícil devido à demanda. No Brasil, por exemplo, desde 2005 a adição do biodiesel é obrigatória no diesel fóssil. Todas as técnicas atuais que envolvem análises de misturas de combustíveis possuem um grau de invasividade e, muitas vezes, é feita através de amostras obtidas nos locais de fiscalização. O presente trabalho propõe iniciar um estudo com vistas à determinação do percentual de biodiesel em uma mistura com diesel através do processamento do sinal sonoro produzido por um motor de combustão em funcionamento. Para isso, são utilizadas abordagens no domínio da frequência através da transformada de Fourier e análise wavelet multiresolução. Os testes experimentais foram realizados em um motor de S10 4.07 TCE de quatro tempos com velocidade controlável. O método proposto é totalmente não invasivo e pode ser aplicado com o motor em pleno funcionamento. Os resultados indicam que a determinação do percentual de biodiesel na mistura com diesel é factível pelo método proposto. Palavras-chave: Biodiesel, análise wavelet multiresolução, processamento de sinal sonoro.
|
-
RAMON LEONN VICTOR MEDEIROS
-
MÉTODO DE DETECÇÃO DE FALHAS EM MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA SEM ESCOVAS UTILIZANDO ANÁLISE DO CAOS
-
Data: 27/07/2018
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Este trabalho propõe um método de detecção de falhas em motores de corrente contínua
sem escovas, conhecidos como Brushless Direct Current (BLDC) Motor, que tem sido utilizado
em diversas aplicações devido à comutação eletrônica e suas características de ruído, torque e
custo. Uma das aplicações dadas aos motores BLDC são em Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, em inglês Remotely Piloted Aircrafts (RPA), popularmente conhecidos como
drones. Equipamentos que tem apresentado uma necessidade crescente de segurança e confiabilidade dada a grande variedade de usos e aplicações. Sendo assim, percebe-se que há uma demanda por desenvolver uma estratégia de diagnóstico em tempo real a ser embarcada em RPA.
Este trabalho apresenta um método para o diagnóstico de motores BLDC com base na análise
do comportamento caótico a partir do sinal da corrente elétrica no domínio do tempo, medido
através da contagem de densidade de máximos da função. Os resultados demonstraram que é
possível detectar quando o motor apresenta falhas em condição estacionária e não-estacionária,
abrindo a possibilidade de aprimoramento da técnica e desenvolvimento da solução embarcada
de diagnóstico de motores, que demande baixo recurso computacional e seja multiplataforma.
Palavras-chave: diagnóstico, falhas, síncrono, RPA, motores
|
-
VINICIUS MAFRA MELO
-
INFLUÊNCIA DA POTÊNCIA DO MOTOR DO GRUPO GERADOR NA LIMITAÇÃO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA DE UM SISTEMA FORMADO POR UM GASEIFICADOR/GRUPO GERADOR
-
Data: 27/07/2018
-
Hora: 10:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Ao longo de toda a era moderna, a humanidade vem usando combustíveis fósseis
para atender às suas necessidades. O carvão, o petróleo e o gás natural têm contribuído para
a iluminação e o funcionamento de máquinas, promovendo a qualidade de vida. O contínuo
uso desses recursos tem evidenciado, todavia, as suas limitadas disponibilidades.
Concomitantemente, tais fontes poluem, grandemente, o meio ambiente, estimulando a
busca por recursos mais ecológicos. Dentre os principais combustíveis não fósseis, a
biomassa, no Brasil, vem ganhando destaque, pelas grandes reservas disponíveis e sua
natural vocação para os biocombustíveis. A gaseificação da biomassa fornece um meio de
derivar formas mais diversas de energia a partir da conversão termoquímica, representando
um processo eficiente para a produção de energia e calor. Buscando-se melhorar a
produtividade dos gaseificadores de biomassa, o presente trabalho examina se a limitação da
produção de energia elétrica de um sistema formado por um gaseificador de biomassa e um
grupo gerador pode ser determinada pela escolha do motor do grupo gerador. O gaseificador
em questão é do tipo leito fixo, co-corrente, topo aberto, importado da Índia, do Indian of
Science/Combustion Gas Propulsion Laboratory, IISc/CGPL, com capacidade térmica de 80
kWt, que foi aqui adaptado para servir a motores a gás. Para a consolidação dos objetivos
foi feita a substituição do grupo gerador composto por um motor MWM 229-4 e gerador de
36 kVA, por outro formado pelo motor MWM 229-6 e gerador de 150 kVA. Em ambos os
casos os motores a diesel foram ottolizados para poderem funcionar com o gás pobre,
operando com sistema de ignição comandada. A realização dos testes ocorreu no Laboratório
de Inovação em Conversão Térmica da Universidade Federal da Paraíba-UFPB e comprovou
que a utilização de um grupo gerador com capacidade maior permitiu que a potência
anteriormente gerada de 29 kW passasse a 32 kW, embora a eficiência média térmica do
sistema, nas potências mais altas tenha se passado de 98% para 93,65%.
Palavras Chaves: Gaseificação, Biomassa, Energia Renovável, Motores de Combustão
Interna.
|
-
FRANCISCO EVERTON TAVARES DE LUNA
-
EFEITO DE UM RESERVATÓRIO DE GÁS (PULMÃO) NA MELHORIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM GASEIFICADOR DE BIOMASSA
-
Data: 27/07/2018
-
Hora: 08:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A gaseificação de biomassa, tem se destacado nos últimos anos como uma das
alternativas mais promissoras na geração de energia limpa, a qual transforma a biomassa em
um combustível capaz de gerar energia através de sua queima direta, ou de alimentar motores
de combustão interna, para geração de potência. Muito tem sido investido em pesquisas em
gaseificação, com a finalidade de torná-la mais prática e mais eficiente. Nesse sentido, o
presente trabalho tem por objetivo investigar o desempenho de um gaseificador de biomassa
ao qual foi incorporado um reservatório de gás (pulmão). Toda a experimentação foi realizada
no Laboratório de Inovação (LI) da Universidade Federal da Paraíba UFPB. Os aparatos
utilizados na realização dos testes foram um gaseificador de biomassa com capacidade para
80 kWt, um motor MWM 229/6 a diesel, de seis cilindros, convertido para gás, um gerador
Negrine, com potência nominal de 150 kVa, e potência ativa de 120 kW, um tanque de
armazenamento de gás pobre (pulmão), um simulador de carga e vários instrumentos de
medidas. Para se avaliar a importância do pulmão no funcionamento do sistema formado
pelo gaseificador/grupo gerador, vários experimentos foram levados a cabo, inicialmente
sem o pulmão, e em seguida incluindo-o. Verificou-se que o pulmão influenciou na
ampliação da potência elétrica gerada, e também, possibilitou a redução no tempo de partida
do sistema e na estabilização do motor, em todas as potências. Impediu, ainda, que a água
de lavagem do gás, fosse arrastada para o filtro de manga, e para o motor. Os resultados do
presente trabalho foram comparados com os de Rumão (2013) e de Bezerra (2016),
permitindo-se observar que no presente trabalho foi possível se atingir potências mais
elevadas, com altas eficiências. A potência máxima obtida nos testes foi de 32 kWe, tendo a
eficiência chegado a 93,65% para o gaseificador, e 19,75% para o grupo gerador.
Palavras chaves: Biomassa; Gaseificador de biomassa; Pulmão; Tempo de resposta;
Eficiência.
|
-
JULIO CESAR DA SILVA
-
SISTEMA TOTALMENTE NÃO-INVASIVO PARA DETERMINAÇÃO DA VELOCIDADE DE ROTAÇÃO DO EIXO, TORQUE E RENDIMENTO EM MOTORES DE INDUÇÃO EM OPERAÇÃO
-
Data: 26/07/2018
-
Hora: 15:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Os motores de indução trifásicos (MIT) são considerados a espinha dorsal da indústria
estando presentes em praticamente todos os processos de produção e respondendo por
dois terços do consumo de energia elétrica em ambiente industrial. Monitorar as
grandezas do motor de indução trifásico como: torque, velocidade e eficiência são
essenciais para manter um processo produtivo operante. Com um valor preciso da
velocidade é possível ter maior controle sobre o processo no qual o MIT está inserido,
já o monitoramento do torque possibilita evitar quebras de eixos e paradas na planta,
além de reduzir custos com manutenção, o monitoramento da eficiência por sua vez,
permite fazer um balanço energético do motor de indução trifásico, reduzindo o
desperdício de energia elétrica. Entretanto, os equipamentos utilizados para fazer tais
levantamentos são custosos e muitas vezes inviáveis devido às dificuldades de acoplá-
los ao eixo do MIT, o que confere grande invasão ao motor. No presente trabalho, um
novo sistema totalmente não invasivo baseado na análise do som emitido pelo MIT em
funcionamento foi desenvolvido, permitindo estimar a velocidade, torque e eficiência. O
torque no entreferro, devido seu baixo índice de invasão ao motor, foi utilizado como
método de comparação, onde se estimou o torque e a eficiência. Para validar o novo
método, foi utilizada uma bancada de torque controlável onde os valores de velocidade,
torque e eficiência poderam ser medidos diretamente a partir do eixo do MIT. Os
softwares Labview e Matlab foram utilizados para a aquisição dos sinais e para o
processamento dos dados, respectivamente. Após a análise dos dados coletados, foi
possível comparar os método implementados e validar o novo método proposto.
Palavras-chave: Motor de indução. Análise sonora. Velocidade. Torque. Eficiência.
|
-
RENNAN JACKSON FERREIRA MACEDO
-
ADAPTAÇÃO DE UM MOTOR DIESEL PARA ATUAR COMO BICOMBUSTÍVEL: DIESEL-GÁS NATURAL
-
Data: 25/07/2018
-
Hora: 14:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O Brasil está entre os países mais consumidores de energia elétrica do mundo,
sendo o terceiro do continente americano, superado apenas por Estados Unidos e Canadá.
O maior consumidor de energia elétrica no Brasil é o setor industrial, seguido do
residencial e do comercial, com 35,7%, 28,8% e 19,1%, respectivamente. Desta forma, o
setor industrial é o mais afetado por problemas de abastecimento de energia. Tendo em
vista a redução dos gastos e a garantia do fornecimento de energia elétrica em horários
cujas tarifas são mais caras, as indústrias costumam fazer uso de grupos geradores
acionados por motores a diesel. Esses motores, entretanto, contaminam o meio ambiente
devido à emissão de grandes quantidades de material particulado e compostos de enxofre
em seus gases de exaustão. Neste contexto, novos combustíveis vêm sendo estudados para
serem empregados em motores Diesel, como por exemplo, o gás natural. Neste sentido,
este trabalho tem como objetivo realizar a adaptação de um motor Diesel MWM, modelo
D229-4 para atuar de forma Dual com diesel e gás natural. Nesta adaptação, buscou-se,
principalmente, a redução nos custos de operação do motor, assim como, a diminuição da
emissão de particulados para o meio ambiente. Após a realização dos ensaios e
comparando os resultados do motor original com os do motor dual, foi possível constatar
uma redução no custo de operação de até 17,92 R$/h, tendo em vista que existe variação no
percentual de economia, que vai de 3,49% até 48,77%, a depender da carga aplicada. Outro
fator importante, foi a redução da opacidade da fumaça oriunda da combustão. Desta
forma, o conjunto de resultados obtidos, certifica que a conversão de motores Diesel para
funcionar de forma Dual (diesel/gás natural) é economicamente viável e proporciona uma
redução considerável na poluição do meio ambiente.
Palavras-Chave: Motor diesel, Motor dual, Gás natural.odelo D229-4 para atuar de forma Dual com diesel e
gas natural. Nesta adaptacao, buscou-se, principalmente, a reducao nos custos de operacao do
motor, assim como, a diminuicao da emissao de particulados para o meio ambiente. Apos a
realizacao dos ensaios e comparando os resultados do motor original com os do motor dual,
foi possivel constatar uma reducao no custo de operacao de ate 17,92 R$/h, tendo em vista
que existe variacao no percentual de economia, que vai de 3,49% ate 48,77%, a depender da
carga aplicada. Outro fator importante, foi a reducao da opacidade da fumaca oriunda da
combustao. Desta forma, o conjunto de resultados obtidos, certifica que a conversao de
motores Diesel para funcionar de forma Dual (diesel/gas natural) e economicamente viavel e
proporciona uma reducao consideravel na poluicao do meio ambiente.
|
-
JUANICE HELENA DE ANDRADE
-
ESTUDO TEÓRICO E COMPARAÇÃO EXPERIMENTAL DOS ESCOAMENTOS INTERNOS E EXTERNOS DESCENDENTES DA PELÍCULA DE SOLUÇÃO ÁGUA E BROMETO DE LÍTIO EM ABSORVEDORES DE TUBOS HORIZONTAIS E VERTICAIS
-
Data: 25/07/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Este trabalho apresenta uma solução híbrida analítica numérica para a transferência simultânea de calor e massa em absorvedores de tubos horizontais e verticais. A Técnica da Transformada Integral Generalizada é aplicada para resolver o sistema de equações diferenciais parciais, de energia e difusão de massa, em regime permanente, no escoamento da película descendente formada pela solução por cima do duto horizontal e no interior do duto vertical dos absorvedores. A técnica permite manipulações analíticas dos sistemas de equações diferenciais parciais e das condições de contorno, mesmo que sejam não lineares, para produzir sistemas de equações diferenciais ordinárias para os potenciais transformados. Os resultados numéricos encontrados com a utilização da subrotina DIVIPAG, do pacote IMSL Powerstation, da Microsoft, em linguagem Fortran, são comparados com resultados disponíveis na literatura obtidos com o uso do programa Mathematica para o absorvedor horizontal e com resultados experimentais do setup experimental existente no CREVER - Centro de Innovación Tecnológica em Revalorización Energética y Refrigeración, da Universitat Rovira i Virgili, na Espanha. Dados experimentais para uma situação de teste são utilizados para a parametrização e o estabelecimento da adimensionalização usada no problema resolvido. Resultados numérico-experimentais da simulação são utilizados para determinar os principais parâmetros de interesses práticos, tais como, temperatura média da película, concentração média, número de Nusselt e número de Sherwood para as condições do escoamento estabelecido experimentalmente. Observações finais são feitas a partir dos resultados, apresentados em tabelas e gráficos, e sugestões serão apontadas para o ajuste e a melhoria do modelo.
|
-
JOAB SOBREIRA DE ANDRADE
-
DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA A DETERMINAÇÃO E ANÁLISE DA
INCERTEZA DE UMA MÁQUINA DE MEDIÇÃO POR COORDENADAS COM SENSOR DE CÂMERA
-
Data: 24/07/2018
-
Hora: 14:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Os sistemas de medição desempenham um importante papel nos processos produtivos atuais,
principalmente nas indústrias que utilizam os processos de manufatura. O controle
metrológico satisfatório contribui para uma produção mais eficiente, economizando recursos
e tornando a empresa mais competitiva, todavia, as exigências atuais quanto ao tempo de
fabricação e a qualidade dos produtos necessitam de sistemas de medição mais confiáveis,
rápidos e seguros, o que motiva o estudo e desenvolvimento de sistemas de medição que
atendam essa crescente demanda. Neste contexto, a tese se aprofunda no estudo e pesquisa na
área de metrologia com máquina de medição por coordenadas (MMC) integrados com visão
de máquina ou sensor de câmera, explorando sua capacidade. Neste trabalho foi desenvolvida
uma metodologia para a determinação e análise da incerteza de medição relacionados a MMC
integrados com sistema de medição por imagem ou sensor de câmera seguindo as
recomendações da norma ISO 10360-7. As principais fontes de incerteza relacionados ao
processo de medição via processamento e análise de imagens são discutidas, tendo como
destaque as condições de iluminação e calibração de pixel. Testes para avaliar a influência da
iluminação foram realizados, obtendo-se o melhor par de iluminação ring-coaxial utilizando
a incerteza-padrão como fator avaliativo. Desenvolveu-se ainda um artefato utilizado para
avaliar a incerteza de medição a partir de esferas de alta exatidão de 1mm de diâmetro como
padrão de referência. Um sistema do tipo CAD foi utilizado para o projeto de um suporte para
a fixação de tais esferas. Por fim, desenvolveu-se um programa computacional que,
compondo a metodologia proposta, auxiliasse na avaliação dos resultados das incertezas
através de gráficos e equações que representam a incerteza expandida da máquina de medição
por coordenadas com sensor de câmera utilizada. A metodologia proposta foi confrontada
com a metodologia GUM, considerando as seguintes fontes de incerteza: a repetibilidade do
sistema de medição, iluminação e calibração de pixel. Os resultados mostraram que o sistema
proposto apresentou ótimo desempenho, exibindo com rapidez a expressão que caracteriza a
incerteza expandida da MMC com sensor de câmera.
|
-
JOÃO LUIZ DE MEDEIROS NETO
-
ANÁLISE COMPARATIVA DAS METODOLOGIAS DE ESTUDO EXERGOECONÔMICO PARA UM SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO POR ABSORÇÃO DE VAPOR DE DUPLO EFEITO
-
Data: 20/07/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo comparativo das metodologias exergoeconômicas: Teoria do Custo Exergético (TCE) e o Custo Exergético Específico (SPECO) aplicado na análise de um sistema de refrigeração por absorção de vapor de duplo efeito em série, com distribuição em torre, que trabalha com o par de fluidos, água (fluido refrigerante) e brometo de lítio (fluido absorvente), em desenvolvimento no Instituto de Energias Sustentáveis IES, no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba. A análise termodinâmica é feita levando em consideração as visões energéticas e exergéticas baseadas na primeira e segunda lei da termodinâmica, para obter informações que são usadas no estudo exergoeconômico. A aplicação do método TCE é baseada nas proposições desenvolvidas por Valero e Lozano, e o método
SPECO usa como suporte os princípios de combustível (F) e produto (P) difundido pelos autores Lazaretto e Tsatsaronis. O estudo exergoeconômico aloca os custos exergéticos e monetários associados aos fluxos exergéticos da unidade, como também permite a tomada de decisão acerca da otimização de equipamentos do sistema. A partir dos resultados obtidos, através dos dois métodos citados, foi feito uma análise das diferenças e peculiaridades de ambos. O chiller de absorção em estudo é composto por: dois geradores de vapor, sistema de condensação,
evaporador, absorvedor, válvulas de expansão, bomba de solução e um trocador de calor. O código computacional é desenvolvido, em plataforma EES (Solução de Equações de Engenharia), devido a facilidade de obtenção das propriedades dos fluidos de trabalho.
|
-
ADRIANO DA SILVA MARQUES
-
AVALIAÇÃO EXERGOECONÔMICA E AMBIENTAL DE UMA UNIDADE DE MICRO-TRIGERAÇÃO
-
Data: 16/07/2018
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho trata da avaliação exergoeconomica e exergoambiental de uma
unidade de micro-trigeração que utiliza gás natural como combustível de acionamento. A
unidade proposta é composta dos seguintes equipamentos: um grupo moto-gerador, um sistema
de refrigeração por absorção que utiliza água-amônia como fluido de trabalho, um recuperador
de calor para pré-aquecer óleo mineral de uma usina de biodiesel. Além da demanda de calor
de processo para a usina, a unidade é avaliada para atender as demandas de energia elétrica e
frio do edifício onde se localiza o laboratório de energias sustentáveis (LABES) da UFPB. As
análises são realizadas através da simulação em EES (Engineering Equation Solver),
inicialmente pela determinação dos parâmetros energéticos e exergéticos, com o uso da
primeira e segunda leis da termodinâmica. Em seguida, é feita a avaliação exergoeconômica
utilizando o método SPECO, que possibilita associar valores monetários aos valores dos fluxos
exergéticos. A simulação se encerra pela avaliação exergoambiental, que conta com a
metodologia de análise de ciclo de vida (ACV) em cada equipamento. Ao fim das avaliações,
será possível apontar os equipamentos da unidade que podem receber otimização no seu projeto,
em função das perdas e irreversibilidades demonstradas pela análise exergética, em função dos
custos por equipamento e em função dos impactos ambientais causados, desde os materiais de
fabricação, transporte, operação, manutenção e descarte.
|
-
DANIEL FERNANDES QUEIROGA LEITE
-
INTERAÇÃO DA TEORIA ASCENDANCY COM A TERMOECONOMIA: APLICAÇÃO A SISTEMAS INDUSTRIAIS
-
Data: 12/07/2018
-
Hora: 10:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho aborda a interação da teoria Ascendancy com a Termoeconomia. A
preocupação crescente pela economia de energia tem incentivado o desenvolvimento de
técnicas de avaliação e diagnóstico de sistemas, com base na Segunda Lei da
Termodinâmica e no conceito de exergia. Nesse contexto surgiu o conjunto de
metodologias denominado Termoeconomia, cujo objetivo é alocar os custos e otimizar de
forma econômica os sistemas térmicos, baseada em conceitos termodinâmicos da operação
do sistema. A Termoeconomia se utiliza da propriedade exergia, que pode ser definida
como a capacidade de se produzir um efeito útil. O crescimento e desenvolvimento dos
ecossistemas está sujeito a restrições e além da exergia, outras propriedades, como por
exemplo Ascendancy, podem ser descritas como uma função-objetivo que indica a saúde
(estado) de ecossistemas, sintetizando informações sobre os fluxos de energia e matéria em
relação a um estado teórico ideal. Esta proposta de dissertação de mestrado detalha a
função-objetivo Ascendancy, que geralmente se aplica a ecologia industrial, mostrando que
os sistemas vivos tendem a se auto-organizar aumentando seu Ascendancy. O Ascendancy
foi descrito matematicamente, e sua formulação foi estendida para sistemas energéticos
industriais, e aplicada a sistemas termodinâmicos simples. As informações proporcionadas
pelo Ascendancy foram comparadas áquelas fornecidas pela análise termoeconômica de
um Ciclo Rankine. Quatro configurações com diferentes graus de interconexão entre os
equipamentos foram estudadas, mantendo constante o produto final do sistema, e depois o
mesmo sistema foi estudado com considerações de diferentes rendimentos para a turbina,
ainda com produto final constante. Os resultados demonstraram que, ao comparar
configurações diferentes de igual grau de interconexão entre equipamentos e rendimentos
parecidos, a configuração com o maior valor do Ascendancy tem maior possibilidade de
otimização.
|
-
EUDISLEY GOMES DOS ANJOS
-
UTILIZAÇÃO DE ACELERÔMETROS EM UMA REDE DE SENSORES SEM FIOS DE ALTA QUALIDADE PARA MONITORAMENTO DE TRENS
-
Data: 20/06/2018
-
Hora: 14:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Atributos de qualidade como velocidade, confiabilidade, seguranca e conveniencia sao os fatores essenciais e decisivos para a atratividade dos servicos prestados nos trens urbanos. Atender estes criterios requer enfase em automacao ferroviaria e utilizacao otima dos recursos disponiveis. Para que a automacao seja realizada com sucesso, e necessario informacao em tempo real de todos os trens de forma a controla-los com eficiencia e seguranca. Este trabalho tem como objetivo a definicao de metodos e tecnicas de medicao de aceleracao de alta precisao e baixo custo atraves de acelerometros em uma rede ZigBee para trens urbanos e a avaliacao das informacoes destes dispositivos como forma de validar a possibilidade de criacao de modelos de classificacao. Essas tecnicas devem proporcionar uma melhoria e finalizacao do projeto RailBee. O RailBee consiste de uma RSSF baseada no padrao IEEE 802.15.4, composta de modulos remotos embutidos nos veiculos, roteadores fixos dispostos nas vias e modulos base para recepcao dos dados. A utilizacao de um acelerometro permite o acompanhamento e avaliacao de diversas medidas, entre elas: velocidade, aceleracao e posicao, alem de outras estimativas como: eficiencia energetica, perfis de maquinistas e outras tecnicas que auxiliam a manutencao preditiva. O monitoramento e realizado em tempo real atraves da Internet e abrange um grande conjunto de veiculos que circulam em vias permanentes, aumentando a eficacia e seguranca do trafego e diminuindo custos de operacao. A tecnologia utilizada garante que diversos atributos de qualidade sejam assegurados, tais como: alta disponibilidade, seguranca na transmissao de dados atraves de protocolos padronizados, modularidade da arquitetura e facilidade de manutencao. Alem disso, uma vez que este projeto apresenta uma maior autonomia, maior precisao e menor custo tanto de implantacao como de manutencao, ele surge como uma alternativa inovadora frente aos atuais metodos empregados no mundo para monitoramento de trens urbanos, geralmente baseados em GPS, transmissao por satelite ou por rede celular. Como meio de comprovacao das vantagens de tal tecnologia foram aplicadas tecnicas e algoritmos de IA para demonstrar a viabilidade de criacao de um modelo para classificacao de instancias de valores obtidos a partir do acelerometro e giroscopio.
|
-
RAIMUNDO QUINDERE CRUZ NETO
-
ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO PERFIL DE TENSÕES RESIDUAIS EM SOLDA MULTIPASSE DO AÇO API 5L X65
-
Data: 12/06/2018
-
Hora: 14:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O presente trabalho teve por objetivo analisar o perfil de tensoes residuais nas juntas soldadas do aco API 5L X65, nas direcoes transversais e longitudinais, identificando os pontos criticos. Para isso, as pecas foram soldadas com dois processos: passe de raiz efetuado com o processo SMAW Shield Metal Arc Welding e os passes quente, enchimento e acabamento com o processo GMAW Gas Metal Arc Welding. Apos a obtencao dos corpos de prova, as tensoes residuais foram analisadas pelo metodo da difracao de raios X. Foi observado, para a direcao transversal, uma inversao no perfil de tensoes residuais. O mesmo foi observado para a direcao longitudinal. No passe de raiz, tinha-se um perfil predominantemente trativo, com tensoes de ate 280 MPa, que foram revertidas para tensoes compressivas, na ordem de 165 MPa para a direcao transversal. Para a direcao longitudinal, tensoes de tracao da ordem de 400 MPa foram invertidas em tensoes de compressao da ordem de 125 MPa. Os pontos criticos estao predominantemente situados a uma distancia entre 4 e 8 mm da linha central de fusao.
|
-
DANIEL LIRA DA SILVA FIGUEIREDO
-
PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA VIA GASEIFICADOR/GRUPO GERADOR: ESTUDO DE UM CASO
-
Data: 10/05/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
E notorio que a biomassa se apresenta como uma extraordinaria opcao energetica, capaz de substituir, em muitas situacoes a energia do petroleo. Ha varias formas de se aproveitar a energia quimica dessa fonte renovavel, uma delas e atraves da gaseificacao. Por gaseificacao se deve entender a queima controlada de material solido, que pode ser a biomassa ou o carvao mineral, atraves da oxidacao parcial a elevadas temperaturas, isto e, entre 800 a 1100 °C. Tem-se como resultado, a formacao de um gas combustivel nao poluente, possibilitando sua aplicacao em motores de combustao interna. Buscou-se neste trabalho o estudo de um sistema composto por um gaseificador de biomassa, de 4 kWt e um motor de 18 hp, acoplado a um gerador de 2 kW, visando a producao de energia eletrica. Para isso, foi necessario fazer uma ampliacao no sistema de lavagem e refrigeracao do gas pobre, proceder ao aumento na taxa de compressao do motor, e introduzir um misturador ar/gas pobre antes do carburador. O gaseificador com eficiencia de 87,23 % foi testado com rejeitos de madeira em formato cubico de 2 cm de aresta, produzindo gas pobre com teor volumetrico de CO entre 14 e 22%. O gerador foi submetido a cargas que variaram entre 0,27 e 1,17 kW, com auxilio de um banco de resistencias eletricas. Destaca-se que a eficiencia do sistema (gaseificador/motor Otto/gerador) se eleva com o aumento da geracao da potencia eletrica. Na maxima potencia a eficiencia global do sistema (gaseificador/motor Otto/gerador) foi de 2,23%, enquanto o consumo de biomassa chegou a 10,5 kg/h.
|
-
RICHARD SENKO
-
ATENUAÇÃO PASSIVA DE UM SISTEMA ROTATIVO UTILIZANDO LÂMINAS DE LMF SUPERELÁSTICAS
-
Data: 26/04/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A aplicação de materiais inteligentes em sistemas rotativos para a redução das vibrações
vem sendo bastante estudado, pelo fato destes serem importantes para indústria. A aplicação mais comum é a de incorporar elementos ativos denominados Liga Memória de Forma (LMF), a qual altera suas características microestruturais com a mudança de temperatura ou de tensão mecânica. As LMFs possuem dois comportamentos característicos: o efeito memória de forma (ME), que altera sua fase devido à variação de temperatura, e a superelasticidade (SE), que modifica sua fase com a mudança de tensão mecânica. Atualmente a característica ME é mais aplicada, o qual necessita de um sistema de controle ativo para fins de aquecimento e resfriamento, e na maioria das vezes utilizando elementos na forma de molas helicoidais. Também nota-se que com a incorporação deste dispositivo, alteram-se as frequências naturais do sistema,
evidenciando que a redução dos níveis de vibração se deve à variação de rigidez do material. O objetivo deste trabalho é projetar e aplicar um dispositivo do tipo lâmina com material do tipo LMF SE que atue de forma passiva num sistema rotativo, mitigando as vibrações mecânicas devido à passagem pelas frequências naturais utilizando o amortecimento histerético do material. Para isso, foram idealizadas algumas concepções e realizadas simulações com variações de parâmetros do projeto, a fim de atenuar as vibrações do sistema rotativo. Após simulações foi selecionado um tipo de dispositivo para fabricação e realizado a caracterização do material. Por fim, este dispositivo foi incorporado num mancal de um sistema rotativo e a partir dos resultados obtidos,
comparou-se com um sistema utilizando um mancal com molas helicoidais de LMF ME.
Após as seleção da mola do Tipo lâmina de LMF SE, utilizando simulações, como resultado da aplicação da mola do tipo lâmina no sistema rotativo, obteve-se uma redução de até 66% em relação ao sistema utilizando molas helicoidais de LMF ME.
|
-
VITOR MENEGHETTI UGULINO DE ARAUJO
-
Uma Nova Abordagem Direta e Desacoplada de SLAM Visual
-
Data: 04/04/2018
-
Hora: 16:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
No SLAM (Simultaneous Localization and Mapping), um robô posicionado em uma
localização desconhecida de um ambiente qualquer deve ser capaz de construir uma perspectiva
deste ambiente (um mapa) e se localizar no mesmo simultaneamente, utilizando
apenas informações captadas pelos sensores do robô e sinais de controle conhecidos.
Recentemente, impulsionados pelo avanço computacional, trabalhos nessa área propuseram
usar câmera de vídeo como sensor principal e surgiu assim o SLAM Visual.
Podemos observar duas linhas de pesquisas principais em SLAM Visual: a abordagem
clássica, que utiliza características extraídas do ambiente e através das correspondências
das mesmas e de filtros estatísticos, estimam os parâmetros necessários e a abordagem
Direta, que não utiliza correspondência de características, porém é restrita à utilização de
segmentos de planos e possui um sistema totalmente acoplado de registro direto de imagem
e otimização, tornando difícil o acréscimo de outras formas geométricas e métodos
de otimização mais modernos.
Nesse trabalho propõe-se uma nova abordagem de SLAM Visual Direto desacoplado,
que utiliza métodos de otimização e registro direto de imagem independentes, tornando o
sistema flexível o bastante para aceitar outras formas geométricas mais complexas. Também
foi possível a utilização de diversos métodos de otimização afim de encontrar o mais
adequado.
|
-
ELVES SOUSA E SILVA
-
MODELAGEM E ACIONAMENTO DE UMA MÁQUINA DE INDUÇÃO DE SEIS FASES COM INJEÇÃO HARMÔNICA PARA GANHO DE TORQUE
-
Data: 09/03/2018
-
Hora: 08:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A grande maioria dos sistemas de geração de energia elétrica, produtos e processos industriais utilizam-se de máquinas com número de fases igual a três. A predominância do sistema trifásico conduziu ao uso mais frequente de máquinas trifásicas. Porém, com o avanço das chaves semicondutoras e o desenvolvimento de conversores, o número de fases deixa de ser um fator limitador no estudo e aplicação de máquinas polifásicas. Pode-se utilizar máquinas com um número de fases superior a três e obter diversas vantagens, tais como: menor sensibilidade ao desbalanceamento da tensão, redução da frequência de ripple, redução da tensão do barramento quando associada a conversores multiníveis, redução dos harmônicos de corrente no barramento CC, aumento do torque com injeção de corrente harmônica, dentre outras. Este trabalho apresenta a modelagem matemática de uma máquina assimétrica de seis fases (levando em consideração aspectos construtivos) e estudo do acionamento para ganho de torque cm injeção de terceiro harmônico. A partir do estudo, as equações foram implementadas em um DSP, que realiza o comando de um conversor acionando a máquina da forma desejada, os sinais de velocidade e formas de onda das correntes são apresentados e comparados com os resultados de simulação para validação da teoria.
|
-
KENNY ROGERS DA SILVA HENRIQUES
-
DIAGNÓSTICO HIDROENERGÉTICO E OTIMIZAÇÃO OPERACIONAL PELA APLICAÇÃO DE ALGORITMOS GENÉTICOS, DE UMA ESTAÇÃO ELEVATÓRIA DE ÁGUA
-
Data: 28/02/2018
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Sistemas de abastecimento de água com múltiplos reservatórios, múltiplos conjuntos
motobomba associados a variações de demanda ao longo de um dia de abastecimento tornam
muito mais complexas suas rotinas de operação e gerenciamento. Diante disso é possível
utilizar softwares de simulação e modelagem matemática e hidráulica para otimizar a
operação desses tipos de sistemas. Este trabalho teve como objetivo a realização de um
diagnóstico hidroenergético em um sistema de abastecimento real e aplicação de Algoritmos
Genéticos para otimizar suas rotinas operacionais de acionamento dos conjuntos motobomba
e gerenciamento níveis de água nos reservatórios visando a redução dos custos de
bombeamento. A metodologia apresentada neste trabalho propôs a análise hidroenergética do
sistema atual e mais dois cenários distintos, o primeiro com as rotinas operacionais otimizadas
pela aplicação de AGs e a segunda considerando além de rotinas de operação otimizadas,
intervenções estruturais como a substituição de dos conjuntos de propulsão, redução nas
perdas de água e redução do volume bombeado. O diagnóstico hidroenergético evidenciou
perdas substanciais de água e energia no sistema atual. Os resultados obtidos após
intervenções das rotinas operacionais pelo algoritmo genético, integradas também a redução
de perdas de água na rede de abastecimento, apresentaram bastante satisfatórios. A realização
de um diagnóstico hidroenergético associado à aplicação de algoritmos genéticos como
ferramenta para otimização das rotinas operacionais de sistemas de abastecimento de água
com múltiplos reservatórios e múltiplos bombeamentos se mostraram eficientes e aplicáveis
ao sistema real apresentado, resultando em reduções substanciais nos custos operacionais de
bombeamento.
|
-
RICARDO FRANCISCO ALVES
-
CARACTERIZAÇÃO TERMOMECÂNICA E MAGNÉTICA DE UMA LIGA Ni-Mn-In COM MEMÓRIA DE FORMA FERROMAGNÉTICA
-
Data: 23/02/2018
-
Hora: 09:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
As Ligas Com Memória de Forma Ferromagnética (LMFF) que podem ser controladas por campo magnético têm atraído consideravelmente o interesse para aplicações como atuadores magnéticos. As ligas do sistema Heusler NiMnGa apresentam uma grande deformação induzida por campo magnético, atingindo valores superiores a 10%. No entanto, existem alguns problemas na aplicação dessas LMFF, por exemplo, alto custo devido ao caro elemento constituinte Ga, bem como uma baixa temperatura de transformação martensítica (Ms) e uma temperatura Curie (Tc) abaixo de 100°C que são insuficientes para atuadores. Para contornar essa limitação, novos sistemas Heusler têm sido extensamente estudados nos últimos anos, dentre os quais podemos citar NiMnIn, NiMnSn e NiMnSb, entretanto, são extremamente frágeis, o que dificulta a quantificação do efeito memória de forma (EMF) e da superelasticidade (SE) para estas ligas pelos métodos ensaios mecânicos convencionais (tração e compressão). Uma alternativa para contornar essa dificuldade, seria o uso da nanoindentação instrumentada para obtenção das propriedades mecânicas (EMF, SE, módulo de elasticidade e dureza) destas ligas. Uma liga Ni50Mn34In16 foi produzida em um forno de indução sob atmosfera controlada. Após o processo de fundição a liga caracterizada microestruturalmente por fluorescência de raios-X, difração de raios-X, microscopia ótica, microscopia eletrônica de varredura, calorimetria diferencial de varredura (DSC) e magnetometria de amostra vibrante e mecanicamente através do ensaio ultramicrodureza com o penetrador Berkovich. Observou-se que a liga apresentou um desvio de composição com relação aos percentuais nominais. Através dos difratogramas de raios-X das amostras bruta de fusão e tratada termicamente, foi observado à presença das fases L21 e Mn3Ni2In. Foi observado através dos resultados do DSC mostraram que o grau de homogeneidade química afeta as temperaturas de transição de fase. A partir das curvas de histerese magnética identificou-
se que a amostrada bruta de fusão apresenta um comportamento ferromagnético, enquanto que a tratada termicamente apresentou tendência ao paramagnetismo (com resquícios de ferromagnetismo). Através dos ensaios de ultramicrodureza, observou-se que o tratamento térmico provocou uma diminuição no módulo de elasticidade e na dureza. Além disso, a liga tratada apresentou uma recuperação superelástica maior que a bruta de fusão.
|
-
Laís Pereira Regis
-
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SISTEMAS PRESSURIZADOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA COM O
USO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
-
Data: 09/02/2018
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Com o objetivo de desenvolver novas tecnologias para melhorar a operacao de sistemas de
abastecimento de agua, visando a reducao do desperdicio de agua e energia, foi realizado
nesta tese um estudo experimental utilizando automacao e controle via Redes Neurais
Artificiais (RNA) com arquitetura recorrente. A tecnica de controle escolhida foi aplicada
para controlar as pressoes de servico em uma bancada experimental que simula um sistema de
abastecimento capaz de fornecer agua para duas regioes com topografia diferenciadas. Com o
intuito de analisar o desempenho do sistema sob acao do controlador, foram realizados testes
experimentais simulando uma curva de consumo para as duas regioes abastecidas,
introduzindo perturbacoes externas e alterando o valor de referencia. Alem disso, tendo em
vista a utilizacao do sistema de controle para reduzir o consumo energetico dos sistemas de
impulsao da bancada, foi realizada a otimizacao operacional, a partir da reducao do Consumo
Especifico de Energia (CE), durante o controle das pressoes de servico. Dessa forma, foi
garantida a reducao do gasto energetico do sistema ao mesmo tempo em que foi realizado o
controle das pressoes.
|
-
ALINE KARLA BARBOSA DA SILVA
-
Estudo das Propriedades Tribomecânicas de Compósitos de Politetrafluoretileno com Quasicristal.
-
Data: 31/01/2018
-
Hora: 14:30
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
O desenvolvimento de novos materiais que possam contribuir para melhoria dos sistemas tribológicos tais como, diminuição de atrito e diminuição do desgaste, tem despertado interesse dos pesquisadores do mundo inteiro. O uso do PTFE como termoplástico de alto desempenho já se consagrou no mercado dadas suas excelentes características superficiais, baixo coeficiente de atrito, alta lubrificidade, associadas à alto desempenho sob impacto. Dentre as desvantagens no uso deste material cita-se a baixa resistência ao desgaste, bem como resistência mecânica limitada. Logo, o objetivo deste trabalho trata-se do desenvolvimento de compósito PTFE com carga de pó de ligas quasicristalina de maneira a obter um material com características superficiais de excelência, em decorrência das características da matriz bem como do pó metálico, associado a elevada resistência ao desgaste e mecânica do reforço quasicristalino. As ligas quasicristalinas foram obtidas via fusão dos elementos precursores, tratados termicamente e cominuídos em moinhos planetários de alta energia. Os compósitos foram desenvolvimentos via sinterização a quente de PTFE com adição de carga de pó de ligas icosaedral quasicristalina AlCuFe. À matriz de PTFE foram adicionados pós de reforço metálico em frações volumétricas variáveis de 1%-20%Vol. Foram realizados os ensaios de Pino sobre disco, Molhabilidade, Rugosidade, Dureza Shore D, Ultramicrodureza e análises morfológicas. Dentre os resultados mais importantes que os compósitos apresentaram pode-se citar a melhoria na resistência ao desgaste e ganho significativo em sua dureza, mantendo o baixo coeficiente de atrito, ganho de hidrofobicidade em relação à água salina. Os compósitos apresentaram boa densidade após sinterização além de pouca porosidade, atestando assim a viabilidade no desenvolvimento de compósitos PTFE/QC, com características de melhor desempenho mecânico/tribológico/superficiais, quando comparado aos elementos precursores e ao PTFE puro.
|
-
BRUNO CAMPOS TEIXEIRA DE CARVALHO
-
SÍNTESE E OTIMIZAÇÃO MULTIOBJETIVO DE UM SISTEMA DE FORNECIMENTO DE ENERGIA COM PAINÉIS FOTOVOLTAICOS
-
Data: 31/01/2018
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A geração de energia distribuída em edificações e cidades tem sido proposta como uma alternativa importante para ampliação da base tecnológica de países e diversificação de suas matrizes energéticas. No caso do Brasil, a possibilidade da incorporação da geração distribuída em edificações apresenta amparo legal por meio de recentes regulamentações do setor elétrico e das normas de melhoria da eficiência energética, tornando a visão da sustentabilidade ambiental um conceito fundamental na etapa de planejamento e otimização de sistemas energéticos. Este trabalho compreende a síntese e otimização de um sistema de fornecimento e conversão de energia. A partir da construção de uma superestrutura composta por diferentes tecnologias de conversão energética, adaptou-se um modelo matemático baseado em programação linear inteira mista (PLIM). O software Lingo foi utilizado para solução do modelo, que incorporou o método -restrição para abordar a otimização bicritério, considerando aspectos econômicos e ambientais simultaneamente. A informação ambiental foi gerada pela aplicação da metodologia da Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para os equipamentos e recursos energéticos da superestrutura. As necessidades energéticas analisadas para o centro consumidor (vapor, água quente, refrigeração e eletricidade) foram consideradas a partir das informações das demandas anuais requeridas. O modelo matemático contemplou a configuração do sistema (equipamentos a instalar) e sua operação ao longo de um ano. A solução puramente econômica baseou-se em caldeiras de biomassa, eletricidade comprada à rede elétrica e refrigeração mecânica. A solução ambiental incluiu um módulo de cogeração e refrigeração por absorção. Painéis solares fotovoltaicos foram instalados em ambas soluções, porém somente na solução ambiental houve exportação de eletricidade à rede elétrica (normativa legal).
|
-
KEROLAYNE SANTOS LEITE
-
Influência do Processo de Extração da Galactomanana de Prosopis juliflora nas Propriedades de Filmes Biodegradáveis Produzidos via Casting
-
Data: 31/01/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A indústria de alimentos produz grandes quantidades de resíduos agroindustriais com elevado potencial para aplicação em novos produtos. Além disso, o segmento faz uso de embalagens sintéticas que enfatizam a problemática acerca do meio ambiente. Neste contexto, a elaboração de filmes biodegradáveis a partir de resíduos agroindustriais tem se firmado como uma nova categoria para aplicação em embalagens de alimentos com redução de custos de processamento. O uso de polissacarídeos de reserva de parede celular, como as galactomananas, vêm ganhando força no mercado devido a sua capacidade de formar essas películas protetoras com adições, ou não, de outros componentes. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência do processo de extração da galactomanana de Prosopis juliflora nas propriedades de filmes biodegradáveis produzidos via casting. Para tanto, foram realizadas 04 (quatro) formulações com soluções de galactomanana liofilizada (GAL) e seca em estufa (GAS) 5% (m/v), obtidas do resíduo do processamento de vagens de algaroba, e CO 9% (m/v) adicionadas GLI numa proporção de 20% da mistura, sendo os filmes obtidos por casting. As propriedades dos materiais foram acessadas através da Difração de Raios-X (DRX), Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Espectrofotometria de Ultravioleta-Visível (UV-VIS), Análises térmicas por Termogravimetria e Calorimetria (TG e DSC), Resistência a Tração, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Rugosidade e Ângulo de Contato (CA), além de avaliar os filmes na conservação de maças minimamente processadas. Os resultados apresentaram que os resíduos do processamento de vagens de algaroba foram eficazes na elaboração de filmes biodegradáveis e que o método de extração influenciou significativamente as propriedades dos materiais. O método de secagem por liofilização não permitiu a retirada total da umidade do produto e interferiu nas propriedades dos filmes com notável diminuição de resistência a tensão. O uso do agente aditivo também alterou a estrutura dos materiais, pois a temperatura de solubilização do material desnaturou as proteínas e reduziu as propriedades, tornando os filmes menos rugosos e menos resistente para aplicações alimentares. Os filmes que apresentaram melhores propriedades foram os do polissacarídeo seco em estufa, com resultados compatíveis a outras fontes de filmes biodegradáveis, aumentando o tempo de conservação de maças minimamente processadas com potencial aplicação para embalagens de alimentos.
|
-
PETRONIO PAULO DE SOUZA NETO
-
PROJETO, CONSTRUÇÃO E TESTES DE UM TROCADOR DE CALOR VISANDO A REFRIGERAÇÃO DE UMA TURBINA DE UM MOTOR OTTOLIZADO PARA GÁS NATURAL
-
Data: 31/01/2018
-
Hora: 09:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
A utilização de energia elétrica tem se tornado cada vez mais onerosa para as
empresas, principalmente para as de grande porte, em horário de pico (18 às 21 h). Substituir
o uso de energia elétrica das concessionárias pela produção independente de energia elétrica,
com a utilização de grupos geradores, tem atraído a atenção dessas empresas. Atualmente, a
maior parte dos motores desses grupos geradores são movidos a diesel. No entanto, a
substituição do diesel por gás natural nesses motores constitui uma oportunidade interessante
para a redução de custos com combustível. O Laboratório de Inovação da Universidade
Federal da Paraíba desenvolveu uma técnica inovadora, totalmente reversível, capaz de
converter motores Diesel para operarem apenas com gás natural (ottolização). Um grande
problema causado pela utilização de gás natural é a elevada temperatura dos gases de
exaustão, principalmente em motores turboalimentados. Esses altos valores de temperatura
podem danificar permanentemente o turbocompressor. O objetivo deste trabalho foi o
projeto, construção e montagem de um trocador de calor para a refrigeração dos gases de
escape e a análise da influência dessa refrigeração no funcionamento do motor Perkins 1104-
44TAG2, turboalimentado. O tipo de trocador de calor construído foi o de tubos aletados.
Nos testes realizados, a potência máxima alcançada dentro do limite da temperatura dos
gases de exaustão na saída do turbocompressor, 600 ºC, foi de 80,9 kW (110 cv). Em 110
cv, o consumo de combustível foi reduzido em até 3,5 % em relação aos dados dos trabalhos
usados como referência. O rendimento térmico do motor, nessa mesma potência, foi de 42,76
% e a efetividade do trocador de calor foi de 49,2 %.
|
-
ANTONIO MARCOS VILA NOVA
-
INFLUÊNCIA DA CORRENTE DE SOLDAGEM E DA COMPOSIÇÃO DO METAL DE ADIÇÃO SOBRE O COMPORTAMENTO MECÂNICO DE JUNTAS SOLDADAS DISSIMILARES
-
Data: 26/01/2018
-
Hora: 14:00
-
Visualizar Dissertação/Tese
Mostrar Resumo
-
Falhas em juntas dissimilares de estruturas submarinas têm ocorrido. Várias pesquisas têm sido
desenvolvidas para determinar o melhor procedimento de soldagem que resulte numa junta
soldada com propriedades mecânicas apropriadas para aplicação em ambientes tão agressivos
mecânica e quimicamente. Este trabalho tem como principal objetivo avaliar a influência do
modo de corrente e do tipo de metal de adição sobre o comportamento mecânico de juntas
dissimilares do aço SAE 4130 previamente amanteigado com ligas de níquel e soldado ao aço
ASTM A36. As variáveis de influência foram o modo da corrente de soldagem (convencional
e pulsada) e o tipo de metais de adição, os arames AWS ERNiCrMo-3 (Inconel 625) e AWS
ERNiCrMo-15 (Inconel 725). Como variáveis de resposta foram analisadas a resistência
mecânica, a dureza e a tenacidade ao impacto na interface das juntas dissimilares, região
considerada crítica. Os resultados foram caracterizados por ensaios mecânicos e microscopia
(MO, MEV). Os resultados mostram que o comportamento mecânico da interface
amanteigamento-substrato é influenciado pela corrente de soldagem e pelo tipo de metal de
adição; os resultados mostraram também o procedimento de soldagem com o Inconel 625 e
corrente pulsada mostrou-se mais apropriados para as propriedades mecânicas estudadas.
Palavras-chave: soldagem, revestimento, ligas de níquel, propriedades mecânicas.
|