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DANILO ANGELUS PEREIRA DE LIMA
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DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS CÍVICAS SOB A PERSPECTIVA DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO
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Data: 16/12/2021
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Hora: 15:00
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A pesquisa teve como objetivo geral analisar as características da capacidade de absorção (CA)
no desenvolvimento das tecnologias cívicas. A investigação ocorreu em duas startups, sem fins
lucrativos, mediante estudo de caso e análise cruzada. Os resultados indicam que, no contexto
das tecnologias cívicas, a capacidade de absorção explora estratégias e determinantes
particulares, como o mapeamento da comunidade, o apoio da rede de colaboradores externos,
a coprodução e a avaliação de feedbacks dos usuários. Os resultados da presente pesquisa
contribuíram para o avanço da literatura na medida em que aprofundou o entendimento dos
fatores e estratégias que contribuem para o desenvolvimento da tecnologia cívica; ofereceu uma
oportunidade para compreender como as comunidades locais brasileiras estão se apropriando
da tecnologia cívica, indicando novas experiências e estratégias; e ao examinar as dimensões e
determinantes da capacidade de absorção no contexto inédito das tecnologias cívicas,
expandindo e atualizando as contribuições teóricas sobre esta temática.
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DANILO ANGELUS PEREIRA DE LIMA
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DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS CÍVICAS SOB A PERSPECTIVA DA CAPACIDADE DE ABSORÇÃO
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Data: 16/12/2021
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Hora: 15:00
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A pesquisa teve como objetivo geral analisar as características da capacidade de absorção (CA)
no desenvolvimento das tecnologias cívicas. A investigação ocorreu em duas startups, sem fins
lucrativos, mediante estudo de caso e análise cruzada. Os resultados indicam que, no contexto
das tecnologias cívicas, a capacidade de absorção explora estratégias e determinantes
particulares, como o mapeamento da comunidade, o apoio da rede de colaboradores externos,
a coprodução e a avaliação de feedbacks dos usuários. Os resultados da presente pesquisa
contribuíram para o avanço da literatura na medida em que aprofundou o entendimento dos
fatores e estratégias que contribuem para o desenvolvimento da tecnologia cívica; ofereceu uma
oportunidade para compreender como as comunidades locais brasileiras estão se apropriando
da tecnologia cívica, indicando novas experiências e estratégias; e ao examinar as dimensões e
determinantes da capacidade de absorção no contexto inédito das tecnologias cívicas,
expandindo e atualizando as contribuições teóricas sobre esta temática.
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ALLISSON SILVA DOS SANTOS
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PREVISÃO DE INSOLVÊNCIA CORPORATIVA: UMA ANÁLISE DE EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO POR MEIO DE APRENDIZADO DE MÁQUINA
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Data: 09/12/2021
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Hora: 14:30
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Este trabalho teve por objetivo analisar a efetividade de modelos de aprendizado de máquina na identificação do risco de insolvência corporativa, considerando o contexto do mercado acionário brasileiro, com dados do período de 2010 a 2020. Empresas de todos setores foram consideradas neste estudo e, de maneira particular, as instituições financeiras foram analisadas conjuntamente e separadamente, diante de suas especificidades. O risco de insolvência foi mensurado de duas formas: pelo modelo Z Score de Altman, Hartzel e Peck (1998) e pela utilização do modelo de aprendizado de máquina não supervisionado K-means. Os modelos de aprendizado supervisionado de máquina que foram testados são o random forest, naive bayes, logit, K-NN, SVM (linear, polinomial e de base radial), bagging e boosting. Para a análise efetuada com todas as empresas, o random forest apresentou os melhores resultados, com acurácia entre 90,94% e 95,44%. A partir do momento que a análise alcança apenas as instituições financeiras, o melhor modelo preditivo passou a ser o SVM polimonial, o logit ou o boosting, dependendo da métrica de desempenho. Se a métrica decisiva para escolha do melhor modelo for o AUC, o random forest demonstra diferenças marginais comparadas aos melhores modelos, sugerindo que pode ser utilizado em empresas financeiras sem perda de performance. Os resultados deste trabalho apoiam as decisões de investidores, executivos, pesquisadores e demais stakeholders, que utilizarão dos achados de acordo com a necessidade informacional.
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JOÃO MORAES SOBRINHO
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O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA PROFISSÃO DE ADMINISTRADOR E OS DESAFIOS PARA SUA LEGITIMAÇÃO NO CONTEXTO BRASILEIRO
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Data: 09/12/2021
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Hora: 13:30
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Esta tese sustenta o argumento de que a insuficiente legitimação da profissão de administrador no Brasil causa dificuldades para uma maior inserção e valorização deste profissional, e para um maior reconhecimento social da profissão. A contribuição deste trabalho, a partir do uso de uma perspectiva institucionalista, é demonstrar a relevância da legitimidade como elemento distintivo influente para a consolidação dos grupos profissionais, devendo ser encarada como um elemento de destaque para o processo de institucionalização da Administração. Isto posto, o objetivo deste estudo foi analisar como ocorre o processo de institucionalização da Administração como campo profissional, identificando os desafios atuais e futuros para sua maior legitimação no Brasil. O ineditismo e a originalidade decorrem da articulação entre o Institucionalismo Organizacional e a Sociologia das Profissões aplicados à análise dos fenômenos profissionais da Administração, com destaque para a legitimidade, revelado elemento que influencia a consolidação das profissões, afetando a inserção e a valorização do administrador no Brasil. Sob uma perspectiva ontológica
construcionista e epistemologia interpretativista, esta pesquisa apresenta natureza exploratória
e descritiva, de abordagem qualitativa. A apreensão do material empírico foi realizada por meio de entrevistas, cujos sujeitos representam diferentes grupos de atores relacionados ao campo da Administração profissional do Brasil, e pesquisa documental, com destaque para análise dos marcos regulatórios que se relacionam ao modelo de profissionalização da área administrativa no país ou que contribuíram para sua estruturação. Para análise do material empírico, foi utilizada a análise qualitativa de conteúdo complementada pela técnica interpretativa da hermenêutica jurídica. Os resultados apontaram que a Administração profissional no Brasil pauta seu processo de institucionalização tendo como modelo o formato das profissões em sentido estrito, com base na crença de que tal estrutura, reproduzida na Lei do Administrador, lhe possibilitará maior reconhecimento social, de forma a oferecer aos administradores melhores perspectivas de realizar seus projetos de mobilidade social. Contudo, tal percepção se traduz em um mito racional de ordem legal. Evidenciou-se que existem diversos fatores que afetam a legitimidade do campo da Administração no Brasil: a percepção de baixo reconhecimento e valorização do administrador, que afetam a inserção desses profissionais; a inadequação de sua legislação, que reproduz os pressupostos das profissões em sentido estrito e busca efetivar, prioritariamente, reserva de mercado e controle do campo pelos profissionais de Administração; a baixa efetividade das ações desenvolvidas pelas associações profissionais da Administração no Brasil; e, a configuração da atividade administrativa, que apresenta diferenças marcantes em relação às profissões em sentido
estrito, dentre elas a falta de um contato direto com o cliente e o caráter contingencial/contextual. Concluiu-se que há diversos desafios que trazem a necessidade de reavaliar e aperfeiçoar o modelo de profissionalização da Administração no Brasil, com destaque para a falta de maior articulação entre os diferentes atores pertinentes, a fragmentação do campo, o surgimento de novas atividades profissionais que podem incorporar atividades típicas da Administração, as mudanças de ordem política e econômica impulsionadas pela lógica de mercado, que pressionam por desregulamentação e flexibilização do modelo de profissões regulamentadas.
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ANDERSON DIAS BRITO
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SENTIMENTO DO INVESTIDOR E OS INCENTIVOS DE CATERING NA POLÍTICA DE DIVIDENDOS
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Data: 03/12/2021
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Hora: 14:30
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Esta dissertação tem como objetivo analisar como a teoria de catering e o sentimento do investidor influenciam a política de dividendos no Brasil. A amostra foi composta por 3051 observações de 144 empresas não financeiras listadas na B3, durante o período de 2010 a 2019. Para análise da propensão das firmas a pagarem dividendos, as estimações foram realizadas por meio do modelo logit, enquanto a análise do volume financeiro distribuído foi feita por meio do GMM-System. Os resultados evidenciam que o sentimento do investidor influencia positivamente na propensão, mas tem relação negativa com o volume financeiro distribuído. Na análise da propensão, o resultado é contrário à teoria de catering, mas que pode ser justificado devido à obrigatoriedade do pagamento de dividendos, a qual é prevista pelo ambiente institucional brasileiro. Os achados também são suportados pela hipótese de suavização dos dividendos e ratificada pela análise descritiva, uma vez que foi constatado que a maioria das empresas analisadas pagaram dividendos em todos os trimestres do período pesquisado. Ademais, a relação positiva entre o sentimento do investidor e a propensão a pagar também tem respaldo pela teoria da sinalização, uma vez que em períodos de otimismo, os investidores preferem ações em crescimento e as firmas terão maior propensão a pagarem proventos com o objetivo de sinalizar condições financeiras promissoras. No que tange a
análise do volume financeiro a ser distribuído, a relação negativa entre sentimento e o volume
de proventos é prevista pela literatura, dada a teoria de catering que afirma que os gestores ajustam a política de distribuição de acordo com as demandas heterogêneas dos investidores,
pagando dividendos quando os investidores colocam um prêmio nas ações das empresas pagadoras de proventos, e não pagando quando preferem as não pagadoras. A ênfase do sentimento na política de distribuição das firmas fornece aos investidores informações adicionais, na medida em que pode demonstrar melhores oportunidades de investimento e melhores retornos. Há contribuições para a literatura, a partir de uma abordagem comportamental que complementa os pressupostos das finanças tradicionais e sob a perspectiva de mercado emergente e com ambiente institucional distinto. Em relação aos gestores, auxilia na compreensão do impacto do sentimento dos investidores nas decisões, quando esses aplicadores (não) estão dispostos a desembolsar maiores quantias de recursos para adquirir ações de empresas que (não) são boas pagadoras de dividendos. Nesse sentido, os gestores devem considerar, além das características da firma, o sentimento do investidor ao formularem a política de proventos adequada para a empresa, de modo a maximizar o valor da firma.
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LAURO DE OLIVEIRA VIANA
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AGEÍSMO NA CARREIRA DOCENTE: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
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Data: 29/11/2021
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Hora: 14:00
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O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial, diante da redução da taxa de natalidade e do aumento da expectativa de vida. O envelhecimento no trabalho também é tendência, inclusive na Universidade. A ampliação do número de trabalhadores envelhecentes nos mais diversos locais faz emergir a questão: Como o ageísmo se manifesta na carreira docente na Universidade Federal do Piauí? Em locais competitivos, o ageísmo se amplia, o que leva a buscar o efeito do produtivismo acadêmico sobre ageísmo. O objetivo geral é: Analisar como o ageísmo se manifesta na carreira docente na Universidade Federal do Piauí. Para alcançar os objetivos foi feita análise de conteúdo sobre legislação relacionada à carreira docente, e sobre entrevistas com docentes, de diferentes faixas etárias, da Universidade Federal do Piauí. Na fase quantitativa do trabalho foi realizada Analise Fatorial Exploratória e regressão linear múltipla com base na Escala de Ageísmo no Contexto Organizacional EACO. Há predomínio do ageísmo negativo em relação ao ageísmo positivo na Instituição, principalmente em docentes com menor faixa etária. O ageísmo positivo é mais presente em docentes com maior faixa etária. Docentes vinculados a Programas de Pós-graduação possuem maior sensibilidade aos fatores positivos e negativos do ageísmo. O ageísmo existe ligado à produtividade acadêmica, mas em setores mais competitivos os conflitos intergeracionais são substituídos por conflitos de outra natureza.
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ALEXANDRE RODRIGUES SANTOS
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EFEITOS DO MODELO DE DISTRIBUIÇÃO ORÇAMENTÁRIA NO DESEMPENHO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
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Data: 05/11/2021
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Hora: 14:00
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Em razão do forte processo de expansão vivenciado pelas universidades federais brasileiras a
partir de 2008, por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das
Universidades Federais (REUNI), que oportunizava a ampliação do acesso e permanência no
ensino superior, ao tempo em que esse mesmo contexto de expansão criou novas
oportunidades, novos postos de trabalho, novos cursos, melhor qualificação do capital intelectual, novas pesquisas em novas áreas, criou também novos desafios, tais como o aumento do número de universidades, interiorização do ensino, aumento de número de
discentes e servidores, crescimento da infraestrutura e com ela suas necessidades inerentes ao
funcionamento, manutenção e desenvolvimento. Logo, tornou-se evidente a relevância da
temática a partir do momento em que questões sobre como avaliar a contribuição das
universidades para o desenvolvimento da sociedade nas dimensões econômica, social, cultural
e inovadora tem sido apresentada como objeto de interesse, discussão e pesquisa. Assim,
parte-se da perspectiva das relações estabelecidas entre a distribuição e alocação de recursos
orçamentários, estabelecidas pela matriz orçamentária do MEC, perscrutando o modelo de gestão, no que se refere às estruturas e decisões, balizado sob a perspectiva da Teoria da Agência, que tem como pressupostos básicos o conflito de interesses entre o agente e o principal, a assimetria informacional e o processo de gestão de controle e monitoramento a partir da governança, representada pelos conselhos universitários, e instrumentos postos de
avaliação de desempenho das universidades federais. Nesse ambiente, em que as estratégias
de decisões sobre a alocação dos recursos financeiros podem se revelar sob as mais diversas
orientações gerenciais, propõe-se a seguinte questão de pesquisa: Quais os efeitos do modelo
de alocação e distribuição orçamentária no desempenho das universidades federais brasileiras? Deste modo, foram investigados os efeitos do modelo de alocação e distribuição orçamentária no desempenho das universidades federais, com base no comportamento da aplicação do orçamento, dos indicadores de desempenho, e de suas relações existentes e dos efeitos da alocação do orçamento sobre o desempenho. Para tanto, utilizou-se uma abordagem quantitativa, em uma perspectiva longitudinal, analisando os dados de 2008 a 2018, de
cinquenta e quatro universidades federais, que corresponde a 78,26% do total de universidades atualmente, onde foram analisadas treze variáveis orçamentárias, dez variáveis de desempenho e mais quatro variáveis categóricas, totalizando vinte e sete variáveis e 594
observações. Com o objetivo de responder à questão de pesquisa, foram aplicados os testes de
Normalidade Shapiro-Wilk, e em seguida o de homogeneidade de variâncias, Teste de Levene, realizou-se a análise de correlação de Spearman, análise fatorial, e, por fim, a técnica de análise envoltória de dados (DEA) para aferir os efeitos. Posteriormente, os resultados apontaram que não há proporcionalidade entre a alocação do orçamento e o desempenho; não
há relações entre a maioria das variáveis orçamentárias e as de desempenho, na sua maioria, e
que os efeitos da alocação não foram eficientes. Tem-se, portanto, que a principal conclusão que a alocação do orçamento, dado o atual modelo de distribuição, não gera resultados proporcionais nem satisfatórios, ao tempo em que também não se percebe que os atuais
indicadores de desempenho refletem a realidade das diferentes universidades, dada a
complexidade e particularidade de cada uma. E que esses resultados podem ser afetados pela
autonomia na aplicação do orçamento discricionário que cada universidade traz.
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FRANCISCO TAVARES DE MIRANDA FILHO
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FORMAÇÃO E ATITUDES DE DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO A MÉTODOS QUANTITATIVOS: MENSURAÇÃO E ANÁLISE DE EFEITOS
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Data: 03/11/2021
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Hora: 14:00
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O objetivo geral desta tese foi o de desenvolver uma métrica capaz de mensurar atitudes para
aferir sobre formação quantitativa nas modalidades de ensino presencial e EaD de discentes de Administração da UFPI. Esta pesquisa estrutura-se em dois estudos, ambos de natureza teórico-metodológica. O primeiro deles tem como objetivo principal desenvolver um instrumento de mensuração que chamamos de Escala de Atitudes de Estudantes de Administração em Relação às Disciplinas de Métodos Quantitativos Escala ATEMQ. A escala de múltiplos itens foi finalizada com um total de 15 indicadores, sendo 4 para dificuldade percebida, 6 para entusiasmo pessoal e 5 para importância percebida. O estudo inovou ao apresentar duas opções de métrica, uma para avaliação mais detalhada e uma para avaliação mais breve. O objetivo principal do segundo estudo foi o de analisar e comparar os construtos de atitudes em relação a métodos quantitativos e a formação quantitativa nas modalidades EaD e presencial dos estudantes de Administração e Administração Pública da UFPI. Em termos metodológicos, tratou-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa. Os dados foram analisados por medidas descritivas e por meio de técnicas de análise da qualidade psicométrica. Os resultados evidenciaram não haver diferenças significativas entre as modalidades de ensino no que se refere às atitudes e ao desempenho geral (medido pelo índice de rendimento acadêmico), mas houve quanto às competências declaradas, observando-se, em geral, que os estudantes da modalidade presencial declaram maior domínio de competências em Matemática e Estatística.
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CELINA MARIA DE SOUZA OLIVINDO
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FAROFA SOCIAL: A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DO COMPLEXO TURÍSTICO EM BARRA GRANDE-PI À
LUZ DOS AFETOS DA PRÁTICA DA GOURMETIZAÇÃO
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Data: 28/10/2021
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Hora: 14:00
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Para além das contradições e dicotomias presentes nas relações estabelecidas entre sociedade e organizações, este é um trabalho transversal do ponto de vista de resgatar e interpretar histórias, oportunizando ao leitor refletir sobre questões sociais, econômicas, ambientais e administrativas. Por meio da análise do fenômeno da gourmetização junto ao complexo turístico em Barra Grande-PI, objetivou-se descortinar as relações sociomateriais presentes no campo das organizações gastronômicas. Para tanto, foi necessário: descrever os agentes sociomateriais presentes na prática da gourmetização in loco; explicitar a percepção dos agentes humanos sobre a prática em pauta e caracterizá-la. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nas Teorias da Prática, conduzida por meio da etnografia sensorial e
da abordagem sociomaterial, com o apoio da estética organizacional. Verificou-se que a gourmetização se constitui em campo sob três vieses: (i) a transversalidade, que consiste em resgatar, preservar, valorizar as histórias que envolvem a prática; (ii) a interdisciplinaridade, denominada interprática, que constitui a ligação entre as práticas; (iii) o ciclo de vida da prática, que representa o tempo de existência das atividades em campo. Como resultados, observou-se que a prática gourmet em pauta é elemento promotor de inclusão e exclusão de elementos humanos e não humanos. Ela é um elemento organizativo, a julgar pela sua potência de afetar lugares, apresentando-se como um viés a ser utilizado na superação e/ou
ressignificação de paradigmas e dicotomias. Conclui-se que a prática gourmet afeta a organização social local, uma vez que gera afetos (afecções) positivos e negativos, contribuindo para incluir e/ou excluir pessoas, objetos, culturas etc.
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LARISSA LIRA GUIMARÃES
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SUJEITOS DE DIREITOS COM PRIORIDADE ABSOLUTA? A INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS DE GESTÃO NOS ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM INSTITUIÇÕES DE ACOLHIMENTO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
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Data: 28/10/2021
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Hora: 09:30
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As instituições de acolhimento devem ofertar os cuidados básicos de alimentação, higiene, proteção. Além desses cuidados básicos, as instituições de acolhimento devem ter como objetivo auxiliar as crianças e adolescentes a lidarem com sua história de vida, contribuindo
para que eles adquiram consciência de si, fortaleçam sua identidade e construam seu lugar
social. Devem ainda estimular as crianças e adolescentes a se perceberem como uma pessoa
com potencial, ajudando-os a conquistarem a autoestima, autoconfiança, a autonomia e a
emancipação. Para atingir esses objetivos que vão além do mero acolhimento, as instituições
precisam se revestir de uma proposta educativa, que não se desenvolve exclusivamente no
ambiente escolar (educação formal), podendo acontecer fora do marco do sistema oficial
(educação não-formal). Partindo do pressuposto que o desenvolvimento de um espaço de
educação não-formal em instituições de acolhimento necessita de uma gestão que tenha uma
intencionalidade educativa e que valorize o papel de educador desempenhado pelos profissionais das instituições, o presente estudo tem como objetivo analisar a influência das
práticas de gestão na formação de um espaço de educação não-formal em instituições de
acolhimento na cidade de João Pessoa localizada no estado da Paraíba. Trata-se de um trabalho
de abordagem qualitativa, que busca a partir de dados exploratórios e descritivos, compreender
os fenômenos sociais estudados por meio da interação com o campo. O estudo foi realizado na
cidade de João Pessoa PB e os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Assim, realizou-se 14 entrevistas que envolveram profissionais das instituições de acolhimento e voluntários das organizações não governamentais e projetos sociais. Após a coleta dos dados, as entrevistas foram transcritas na íntegra, a partir das gravações, e aplicada a análise com base nos dados coletados por meio das narrativas. Ao analisar os dados, foi possível observar que os profissionais das instituições reconhecem o papel educativo que desempenham na vida dos acolhidos, porém relatam que a sobrecarga de trabalho impede que eles desempenhem suas funções educativas. Parte da sobrecarga relatada pelos educadores é proveniente das diversas dificuldades enfrentadas pelas instituições de acolhimento na gestão dos recursos financeiros, dos recursos humanos e na intersetorialidade com a rede. Essas questões afetam diretamente sob os processos educacionais, fazendo com que a educação seja mais um dos direitos das crianças e adolescentes que são negligenciados pelas instituições de acolhimento. Assim, nos resultados ficou demonstrado que não existe uma intencionalidade educativa por parte da gestão e nem uma valorização do papel de educador desempenhado pelos profissionais das instituições de acolhimento. É percebido a realização de processos educacionais visando desenvolver integralmente as crianças e adolescentes. Contudo eles não são desenvolvidos pelas instituições de acolhimento que acabam por contar com a ajuda das ONGs e projetos sociais para garantir que as crianças e adolescentes tenham uma educação integral.
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MARIANE GORETTI DE SÁ BEZERRA LEAL
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DE COCAL EM COCAL: A ATUAÇÃO DO BCD COCAIS PARA A PROMOÇÃO DA CIDADANIA EM SÃO JOÃO DO ARRAIAL NO PIAUÍ
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Data: 26/10/2021
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Hora: 08:00
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Os BCDs são empreendimentos econômicos solidários considerados de utilidade social por atuarem em territórios carentes que tem como meta principal promover o desenvolvimento local ao tempo em que ampliam e fortalecem a cidadania. Nesse ponto, o objetivo da pesquisa foi compreender a contribuição dos BCDs para a promoção da cidadania em São João do Arraial pela percepção de seus gestores e beneficiários. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, mediante a utilização de uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram adotadas as técnicas de levantamento documental, observação não-participante, bem como entrevistas semiestruturas que foram aplicadas a 02 gestores e 06 beneficiários do BCD Cocais. Na análise dos dados, utilizou-se a abordagem da análise de conteúdo realizada com o suporte do software ATLAS.ti para organização e codificação dos dados. Os resultados alcançados evidenciam que o BCD Cocais se configura como um empreendimento econômico solidário de efetiva utilidade social na medida em que suas ações estão voltadas para benefícios coletivos que favorecem, individual ou coletivamente, a comunidade e possibilitam o exercício de práticas de cidadania em São João do Arraial. Nesse sentido, através da matriz de associação entre as práticas de cidadania e as ações de utilidade social do BCD Cocais foi possível comprovar que diversas práticas de cidadania são exercidas a partir de diferentes ações de utilidade social. Desse modo, o estudo possibilitou a compreensão de que as ações de utilidade social do BCD Cocais nos âmbitos socioambiental, sociopolítica, sociocultural, socioeconômico e socioinstitucional junto aos beneficiários está associada ao exercício de direitos e deveres civis, políticos, sociais e ambientais que contribuem para a ampliação da cidadania em São João do Arraial. A matriz de associação proposta para analisar a relação existente entre a utilidade social dos BCDs e a promoção da cidadania pode ser considerada uma contribuição teórica da pesquisa, vindo a confirmar indícios apontados em estudos anteriores, bem como contribuindo para aprofundar os conhecimentos sobre o campo dos BCDs e a temática da cidadania. Em uma perspectiva prática, a pesquisa contribui para o aperfeiçoamento das ações de gestão dos BCDs no sentido de aperfeiçoar sua atuação dos territórios e, consequentemente, o desenvolvimento local e o fortalecimento da cidadania. Como contribuição social do estudo podemos destacar uma maior conscientização dos indivíduos sobre o exercício da cidadania no território por meio dos BCDs, o que poderá colaborar para um maior amadurecimento da comunidade com vistas ao alcance da cidadania e o fortalecimento do território.
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THAINA ROCHA BALBINO
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É PRECISO UMA ALDEIA INTEIRA PARA EDUCAR UMA CRIANÇA: UM ESTUDO SOBRE CAPITAL SOCIAL E ENGAJAMENTO CÍVICO NAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NA PARAÍBA
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Data: 14/10/2021
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Hora: 15:30
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Esta dissertação teve por intuito discutir a respeito do Engajamento Cívico e o Capital Social de Putnam (1994) no contexto das Escolas Cidadãs Integrais no Estado da Paraíba na análise da interação entre gestores escolares e a comunidade. O estudo desenvolveu a aplicação de um questionário entre os gestores das Escolas Cidadãs Integrais entre os meses de outubro e dezembro de 2020. Com o principal objetivo de analisar a relação do engajamento cívico e do capital social em torno das ECIs. O estudo possui uma abordagem quantitativa, com o interesse de fomentar a discussão e entendimentos sobre a necessidade da participação dos cidadãos em torno das atividades públicas que impactam diretamente na vida cotidiana das comunidades. Os dados foram analisados por meio do Software SPSS e mediante a realização de frequências, análises descritivas e análises de correlação. Após a realização da análise de dados, foi identificado que apesar do baixo engajamento cívico, em relação à participação dos grupos, os gestores respondentes apresentaram um forte potencial de desenvolvimento de capital social, que pode impulsionar as ações e atividades junto às Escolas Cidadãs Integrais. A principal contribuição deste estudo é o olhar voltado para as práticas que acontecem nas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba e como as ações podem ser impulsionadas através de mecanismos de capital social para o favorecimento de todos os mais de 77 mil estudantes vinculados à rede estadual. Como sugestão de estudos futuros, pauta-se principalmente na continuidade dos estudos pautados pela temática, no entendimento a respeito do olhar da comunidade para com o desenvolvimento do capital social por parte das Escolas.
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BRENDA CAMILA DE SOUZA MONTEIRO
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Teoria da cognição distribuída (TCD): Estudo sobre interações entre indivíduos, artefatos e aprendizagem colaborativa no contexto das limitações digitais dos beneficiários do Auxílio Emergencial
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Orientador : CARLO GABRIEL PORTO BELLINI
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Data: 06/10/2021
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Hora: 13:00
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Estudar a cognição sob uma perspectiva que amplia o cognitivo individual corresponde às concepções da Teoria da Cognição Distribuída (TCD), em que trata os processos cognitivos como uma construção colaborativa, considerando a relevância do ambiente, do indivíduo colaborativo e das ferramentas culturais. Tendo em consideração esses aspectos, acrescentou-se nesta pesquisa a abordagem ABC da Efetividade Digital, que trata o estado desejável de resultados positivos das interações entre indivíduos, informação e tecnologia com o caso do Auxílio Emergencial, em que os cidadãos visando mitigar limitações de acesso e cognitivas recorreram aos elementos externos, a interação com os sujeitos, artefatos e sua aprendizagem para suprimir as dificuldades vivenciadas para a obtenção do benefício. Esta pesquisa possui como objetivo geral investigar os aspectos presentes nas interações entre os indivíduos, artefatos e a aprendizagem colaborativa no contexto da Teoria da Cognição Distribuída (TCD) que podem contribuir com a mitigação das limitações digitais dos beneficiários do Auxílio Emergencial. Quanto aos objetivos específicos, esta pesquisa visa: Identificar as principais dificuldades vivenciadas pelos beneficiários do Auxílio Emergencial quanto às etapas de cadastro e saque; Compreender as vantagens das interações entre indivíduos, artefatos e a aprendizagem colaborativa no processo de obtenção do benefício e Identificar as limitações digitais de acesso e cognitivas no processo de obtenção do benefício. No tocante aos aspectos metodológicos, esta pesquisa foi classificada como qualitativa, exploratoria e descritiva. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e em profundidade por meio da técnica snowball sampling. As entrevistas foram classificadas em dois grupos, sendo o Grupo 1 composto pelos beneficiários e o Grupo 2 pelos auxiliadores, totalizando 15 sujeitos. A análise de dados deu-se por meio da análise de conteúdo, com base em cinco dimensões: Interação entre indivíduos, Artefatos, Aprendizagem Colaborativa, Limitação de Acesso e Limitação Cognitiva. Foram estudadas seis categorias: Relação entre indivíduos, Ferramentas, Aprendizagem, Acesso e Habilidades de uso. A partir da primeira dimensão, concluiu-se que a interação entre os indivíduos evidenciou como aspecto principal a presença do indivíduo colaborativo, que foi fundamental para que os beneficiários atenuassem as dificuldades quanto às etapas de cadastro e saque. Por conseguinte, os artefatos identificados, como por exemplo, celular, computador e internet foram relevantes para a mitigação das limitações digitais de acesso e cognitivas presentes nesses beneficiários, assim como para o desencadeamento da aprendizagem. Nessa conjuntura, ocorreu um processo de aprendizagem colaborativa, mesmo que pouco aparente nos beneficiários, visto que se percebeu o interesse deles principalmente em resolver suas pendências cadastrais, de acompanhamento e saque, sem de fato ocorrer o interesse expressivo em aprender a manusear. Os resultados encontrados demonstram a concepção da cognição distribuída de modo a ponderar a importância do ambiente, do indivíduo colaborativo e das ferramentas envolvidas visando mitigar as restrições de acesso de habilidades de uso dos beneficiários do Auxílio Emergencial. Assim, os processos cognitivos demonstram-se nesta pesquisa por meio de uma construção colaborativa e social, em que o aprendizado é uma síntese de toda uma interação dos sujeitos e dos artefatos, por isto a relevância de enxergar a cognição para além do indivíduo.
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LILIANE ARAUJO PINTO
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CONSUMO SLOW FASHION E BEM-ESTAR: INFLUÊNCIA DA ESPIRITUALIDADE, DA GRATIDÃO E DO MATERIALISMO
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Data: 06/10/2021
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Hora: 09:00
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Esta tese teve como objetivo principal analisar a influência da espiritualidade, da gratidão e do
materialismo sobre o bem-estar, a partir do consumo slow fashion, por meio das perspectivas
da psicologia positiva e da pesquisa transformativa do consumidor. Para isso, desenvolveu-se uma revisão sistemática de literatura, selecionando os principais construtos que pudessem vir a
influenciar o consumo slow fashion. A fundamentação teórica deu suporte para a construção de
um modelo teórico que foi testado adotando as técnicas de análise fatorial exploratória, análise
fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais. Teve-se como amostra 400 seguidores de perfis sobre slow fashion do Instagram. Os resultados mostram um modelo
estrutural satisfatório em termos de consistência e confiabilidade. O construto gratidão foi rejeitado da pesquisa. A espiritualidade confirmou influência positiva no consumo de produtos de slow fashion que possuam funcionalidade, exclusividade e sejam vendidos por empresas ou produtores locais. O construto materialismo apresentou influência positiva na dimensão centralidade em que diz respeito as posses adquiridas que tem representatividade para o final da vida do indivíduo, mas que não gera felicidade. Ao final do estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas e as limitações e sugestões para pesquisas futuras.
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MARIA DE LOURDES DE MELO SALMITO MENDES
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INSTITUIÇÕES, ORGANIZAÇÕES E EMPREENDEDORISMO: PRÁTICAS INOVATIVAS NO CAMPO DO TURISMO LOCAL/REGIONAL O CASO DA "ROTA DAS EMOÇÕES" (EIXO PIAUÍ)
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Data: 28/09/2021
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Hora: 14:00
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Esta tese sustenta o argumento de que a inovação, se institucionalmente trabalhada e/ou empreendida no turismo da "Rota das Emoções" (eixo Piauí), pode gerar impactos positivos na cultura local-regional. Nesse contexto, o empreendedorismo institucional emerge como uma resposta às questões ligadas ao nascimento de instituições em campos organizacionais relacionadas às mudanças na lógica institucional vigente e à legitimação de novas práticas e novos arranjos institucionais. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi compreender como questões de inovação são institucionalmente trabalhadas e/ou empreendidas no turismo da "Rota das Emoções" (eixo Piauí). Assim, partimos do pressuposto de que o turismo depende fortemente do empreendedorismo e não pode sobreviver se não for sustentável, proporcionando aos turistas atrações que sejam interessantes, mediante translado, alimentação, condições ambientais, atendimento e serviços, além das ações de diversos atores com objetivos comuns, sejam eles públicos ou privados. O ineditismo e a originalidade desse trabalho envolveram a ampliação dos estudos combinados acerca dessas temáticas e o objeto empírico, a "Rota das Emoções" (eixo Piauí), ao se considerarem aspectos organizacionais e do campo do Turismo, resultando em contribuições não apenas teóricas, mas também práticas e sociais. O posicionamento ontológico e epistemológico da investigação é de cunho construcionista e interpretativista, de natureza qualitativa, de caráter descritivo-exploratório, tendo como nível de análise o campo organizacional do turismo regional e, como unidade de análise, suas práticas inovativas, adotando-se o Institucionalismo Organizacional de base sociológica como lente teórica. Destarte, foi realizado um estudo de caso com material advindo de fontes primárias (entrevistas semiestruturadas, conversas informais e observação) e também secundárias (documentos), em que o material empírico foi analisado por meio de análise documental e de análise de conteúdo qualitativa. Tais procedimentos promoveram achados que evidenciaram a existência de diversos atores sociais e a relevância de suas ações no desenvolvimento da "Rota das Emoções" (eixo Piauí). Também, evidenciou-se a importância da cultura local-regional como um aspecto fortemente trabalhado nessa rota, tendo impacto considerável nas práticas inovativas. Outros achados evidenciaram a ação de empreendedores e do empreendedorismo institucional na região, buscando sempre práticas inovativas, além da existência de diversos tipos de trabalhos institucionais realizados pelos atores. Por fim, identificou-se uma transição temporal na evolução da rota, em que a cultura deixa de ser individual e passa a se basear na ação coletiva de caráter coopetitivo, ou seja, cooperação em ambiente de competição, dado que as políticas públicas ainda carecem de maiores avanços para atender às demandas dos diversos atores ali presentes. Dessa forma, pode-se concluir que a inovação, o empreendedorismo e o trabalho institucional promoveram o desenvolvimento da "Rota das Emoções" (eixo Piauí), refletido na permanência e na frequência turística na região, o que repercutiu diretamente no desenvolvimento local e regional.
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SEVERINO RANIELSON CUNHA DANTAS
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APRENDENDO A SER POLÍTICO: UMA ABORDAGEM EXPERIENCIAL
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Data: 31/08/2021
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Hora: 19:00
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Este estudo teve como objetivo compreender como indivíduos aprendem a ser políticos a partir de uma abordagem experiencial. A fundamentação teórica abordou teorias da liderança aprendizagem experiencial. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa, utilizou o método de narrativas. Participaram da pesquisa oito lideranças políticas eleitas em 2020. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise seguiu etapas da análise compreensiva interpretativa. Os resultados evidenciaram semelhanças contextuais entre as lideranças e inserção na política por meio de histórico familiar e participação em grupos políticos. Foram observados comportamentos de liderança dos entrevistados na infância, que os motivaram para o ingresso na política. Outras razões envolveram a continuação do legado familiar e a possibilidade de contribuir com o município que representam. Os principais significados de liderança política são: representação, influência, pensamento coletivo e profissão. Os atributos de uma liderança política são: saber se relacionar, se comunicar bem e ter capacidade de gestão. As experiências das lideranças políticas se originam de três campos: experiências profissionais, de educação formal e sociais. O processo de aprendizagem dos políticos ocorreu por meio da vivência de experiências em três níveis: a) experiências profissionais possibilitaram habilidades úteis em sua atuação política; b) educação formal, desenvolveu liderança pela participação em atividades complementares; c) experiências sociais, mediadas pelo contexto familiar com histórico político, participação em grupos religiosos e associações. Os resultados contribuíram para ampliar a concepção sobre como as lideranças políticas vivenciam e dão significados às suas experiências sobre a prática política.
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ELAINE DE LIMA ROCHA
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Sobrecarga cognitiva: desafio para a tomada de decisão colegiada de risco em momentos de crise
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Data: 30/08/2021
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Hora: 09:00
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A cognição humana é limitada, cada indivíduo possui níveis diferentes de sobrecarga de informação. Tal sobrecarga acontece quando o volume de informações ultrapassa o nível ótimo para processamento cognitivo eficiente do tomador de decisão. Quanto mais informações forem adicionadas, maior será a sobrecarga cognitiva. Este trabalho teve como objetivo investigar se mudanças abruptas do trabalho face a face para o teletrabalho aumentam a sobrecarga cognitiva do gestor e dificultam a tomada de decisão colegiada de risco em momentos de crise. Para alcança-lo, foi realizada uma pesquisa qualitativa, mediante observação, análise documental, entrevistas e vinhetas. Os sujeitos da pesquisa foram os tomadores de decisão arriscadas de um órgão colegiado de uma Universidade Federal Brasileira, por estarem incluídos no contexto de mudança repentina do trabalho presencial para o teletrabalho. O processo de análise foi realizado a partir da técnica de análise de conteúdo, com apoio do software ATLAS.ti. No que se refere aos resultados, foi possível inferir que a ocorrência de sobrecarga cognitiva nos tomadores de decisão do conselho estudado aumentou a partir da transição repentina do trabalho face a face para o teletrabalho, tornando a tomada de decisão de risco na pandemia de Covid-19 mais exaustiva. Apesar dos tomadores de decisão não perceberem, apresentam sinais de sobrecarga cognitiva em ações de tomada de decisão durante o período de crise, revelados a partir, principalmente, de sentimentos e emoções negativos. Confirma-se pesquisa de Kirsh (2000), que afirma que sobrecarga de informações, multitarefa, interrupções, distrações e infraestrutura inadequada do ambiente de trabalho, causam a sobrecarga cognitiva.
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PAULA PANTOJA LOUREIRO MARINHO
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COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO GESTOR ESCOLAR EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS DE ENSINO FRENTE À LIDERANÇA SUSTENTÁVEL EDUCATIVA
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Data: 30/08/2021
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Hora: 09:00
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A gestão escolar está intimamente ligada à prática educativa por manter um estreito compromisso com as transformações vivenciadas pela sociedade ao longo dos anos. Sendo assim, os gestores escolares necessitam buscar uma visão ampla dentro do ambiente educacional, essencialmente no que diz respeito ao desenvolvimento de uma liderança sustentável, em que se estabeleça um compromisso com a escola a longo prazo, baseado nos pilares econômico, ambiental e social. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento de competências gerenciais de gestores escolares de instituições privadas de ensino básico, em Campina Grande PB, a partir da perspectiva da liderança sustentável educativa. Trata-se de um trabalho de natureza aplicada, exploratória e descritiva, de caráter qualitativo, apoiada em um paradigma interpretativista. O estudo foi realizado na cidade de Campina Grande PB e os dados obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas. Assim, realizou-se 10 entrevistas com gestores(as) de 4 escolas particulares, que possuem mais de 500 alunos matriculados e, tomou-se o cuidado das instituições participantes terem um perfil semelhante, oferecendo desde Educação Infantil ao Ensino
Médio, bem como o nível socioeconômico do seu alunado. Após a coleta dos dados, as entrevistas foram transcritas na íntegra, a partir das gravações, e aplicada a análise de conteúdo temático-categorial, com categorias obtidas a priori, a partir da literatura, e a posteriori, com base nos dados coletados por meio das narrativas dos gestores. No auxílio do processo de análise dos dados, em busca de inferir conhecimentos relativos ao conteúdo das informações obtidas, foi utilizado Atlas.ti versão 9, um software de análise de dados qualitativos. Ao analisar os dados, foi possível observar que as experiências e vivências profissionais e pessoais dos gestores são fundamentais para o desenvolvimento das competências gerenciais nas dimensões técnica, social e comportamental. Competências estas, embasadas nos pilares democráticos da gestão participativa e pautada nos princípios da liderança sustentável. Apesar dos desafios diários enfrentados na gestão escolar, pôde-se constatar que os gestores possuem, como norte, uma gestão democrática e participativa para sua atuação como líderes ao buscarem promover o seu desenvolvimento e a melhoria de suas ações pedagógicas. Esse tipo de gestão é evidenciada como um dos melhores caminhos a serem seguidos em busca da escola ideal, já que abrange a articulação com corpo docente, colaboradores, alunos, família, comunidade e meio ambiente. Assim, nos resultados ficou demonstrado que os gestores se importam com a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, possuem confiança em sua equipe, buscam o desenvolvimento e fortalecimento da cidadania por meio de suas ações e almejam um estilo de liderança compartilhada. Desse modo, pode-se inferir, com o estudo, que as mudanças ao longo dos anos vêm transformando a gestão escolar e demonstrando a sua preocupação com o
desempenho escolar, com a qualidade do ensino, com a formação do cidadão e, consequentemente, a busca por uma sociedade mais justa, igualitária, inclusiva e com respeito à diversidade. E, o gestor, apesar de não ser o único responsável pelos resultados, é o principal articulador nesse processo, ao fomentar um ambiente colaborativo.
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RAYANNA MYKAELLE MACEDO DE ALMEIDA
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EFEITO DA DUPLA LISTAGEM SOBRE O VALUATION DAS EMPRESAS NO BRASIL EM PERÍODOS DE CRISE
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Data: 26/08/2021
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Hora: 16:00
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Períodos de crise têm sido recorrentes, sejam elas de cunho interno ou externo, seus impactos podem ser vistos além das economias epicentro, e entre os fatores que interligam essas economias e as tornam mais vulneráveis está a dupla listagem. A partir desta perspectiva, o presente estudo buscou analisar o efeito da dupla listagem nos mercados do Brasil e dos Estados Unidos sobre o distanciamento entre preço e valor das empresas listadas B3, em períodos de crise e de não-crise, considerando seus fundamentos financeiros. Para tanto o estudo compreendeu os trimestres entre 2006 e 2020, englobando os períodos da Crise do Subprime, Crise Europeia, Crise Interna Brasileira, Crise do Covid-19 e períodos de não-crise. Ao total foram 405 empresas e 24.400 observações, que se subdividiram entre empresas puramente domésticas, 21.314 observações, e duplamente listadas, 2.986 observações. Como proxy para o distanciamento entre preço e valor foi eleito o múltiplo de Market-to-Book abrangentemente utilizado por analistas de mercado e expresso pela razão entre valor de mercado (preço) e valor patrimonial (valor patrimonial por ação). Este múltiplo foi regredido a variáveis de liquidez financeira (FCO), rendimento (ROE) e endividamento (END). Inicialmente utilizou-se da amostra completa para realizar as inferências acerca do distanciamento preço-valor, com efeitos fixos para setor e trimestre, e na busca por maior robustez foi construída uma nova amostra por meio da técnica de Propensity Score Matching, que identificou empresas similares conforme as medidas de risco (BETA), fluxo de caixa (ML) e crescimento (CAGR), esta nova amostra foi composta por 5.188 observações de empresas puramente domésticas (controle) e 2.034 duplamente listadas (tratamento). Os resultados evidenciaram que a dupla listagem diminui a distância entre preço e valor, ao levar em consideração o período de crise e não-crise do estudo. Para períodos de crise interna, os resultados não puderam identificar maior ou menor impacto para as empresas duplamente listadas, enquanto para crises externas estas empresas se mostram mais afetadas negativamente ao serem comparadas com as empresas puramente domésticas.
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ELTON OLIVEIRA DE MOURA
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ESCOLAS COMO ORGANIZAÇÕES QUE APRENDEM: A AUTOAVALIAÇÃO COMO MODULADORA DA APRENDIZAGEM DA ESCOLA
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Data: 26/08/2021
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Hora: 14:00
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Meu objetivo nesta tese foi analisar como a prática de autoavaliação atua enquanto elemento modulador da aprendizagem da escola. Meu argumento nesta tese parte de dois pressupostos: (1) a escola, enquanto uma organização, aprende a partir das suas práticas cotidianas; (2) a autoavaliação pode ser compreendida como um caminho para o desenvolvimento da aprendizagem das escolas. Neste estudo empírico contei com uma primeira fase exploratória, em que foram entrevistados alguns especialistas e profissionais da área de gestão educacional. No segundo momento, conduzi uma pesquisa empírica em uma escola pública da cidade de João Pessoa-PB. Operacionalizei a coleta de dados a partir de entrevistas com atores da comunidade escolar, observações remotas e documentos. Devido ao fato de ter realizado a pesquisa durante a pandemia do Covid-19, mediei o processo de coleta de dados por tecnologias digitais como videoconferências e aplicativos de mensagem. O processo de análise de dados adotou o framework proposto por Bispo (2015). Os principais resultados da minha pesquisa indicam que a aprendizagem da escola ocorre a partir de três práticas: aprendizagem pelas (auto)avaliações; aprendizagem pelo engajamento; e aprendizagem pela tradução de políticas e do contexto. Para além disso, foi possível verificar que a autoavaliação atua como elemento modulador da aprendizagem da escola ao ponto que equilibra a relação entre conceito (o quê) e instrumento (como). A noção de autoavaliação como moduladora da aprendizagem parte da ideia de que a reflexão a partir das próprias práticas permite a escola direcionar ações mais adequadas às suas necessidades específicas.
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FLAVIANA SANTOS DA NOBREGA
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SIGNIFICADOS DO CONSUMO DE LAZER E O BEM-ESTAR SUBJETIVO DAS MULHERES LÉSBICAS
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Data: 26/08/2021
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Hora: 14:00
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Essa pesquisa possui como tema central o bem-estar subjetivo no consumo, em uma perspectiva mais abrangente, investiga o significado do e consumo e lazer. Nesse contexto, observa-se o consumo como hedônico, que é significativo para o bem-estar subjetivo dos indivíduos. A questão de como os indivíduos busca o bem-estar subjetivo é uma preocupação que norteia essa pesquisa, buscando analisa como o bem-estar subjetivo é afetado pelo consumo de lazer. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é: Compreender o significado de consumo de lazer para a busca do bem-estar subjetivo das mulheres lésbicas. Quanto ao percurso metodológico, a pesquisa possui abordagem qualitativa, exploratória, o método se deu pela história oral, sendo os sujeitos de pesquisas as mulheres lésbicas que consume algum lazer. Os dados foram coletados utilizando o instrumento de roteiro de entrevistas semiestruturadas e utilizou-se a análise da narrativa para compreender as respostas. Os resultados da pesquisa convergiram para significados gerais como socialização, qualidade de vida, hedonismo. Com aspectos positivos e negativos, do bem-estar subjetivo, quando associado ao consumo de lazer. Observa-se que o consumo de lazer esta além de uma fuga da rotina, de um momento de distração e quando associados a significados de consumo. No entanto, em termos de implicações teóricas, esse estudo aborda o bem-estar subjetivo em um contexto de significados do consumo de lazer. Assim, busca-se explorar a associação existe entre bem-estar subjetivo e significados do consumo de lazer pelas mulheres lésbicas, causando reflexãoões teórica. Assim ao juntar esses dois abranges campos, alcançou-se o objetivo de compreender a percepção dos significados do consumidos de lazer e suas associações com o bem-estar subjetivo, em um contexto inovador no consumo. Quanto às implicações sociais, este estudo pode contribuir para reforças programas de marketing social, que se dispõe a estudarem e pesquisarem significados do consumo de lazer de modo que propociona uma reflexão sobre os significados do consumo e sua associação com o bem-estar subjetivo.
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ANTONIO GOUVEIA JUNIOR
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RELAÇÕES ENTRE MOTIVAÇÕES E TIPOLOGIAS DE COPRODUÇÃO DO BEM PÚBLICO
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Data: 17/08/2021
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Hora: 13:30
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Esta pesquisa tem por objetivo geral propor um modelo de coprodução do bem público que relacione as motivações dos cidadãos e as tipologias de coprodução. Espera-se fornecer subsídios aos gestores na elaboração e implementação de políticas públicas a serem desenvolvidas em parceria com a sociedade. Busca-se responder a pergunta: qual a relação entre a motivação do indivíduo para coproduzir e o tipo de coprodução desejada? Pretende-se fornecer subsídios para que os gestores conheçam as motivações dos cidadãos para se envolverem em atividades coprodutivas e a forma de execução, de modo a ser algo interessante para ambas as partes. Assim, os objetivos específicos são: (I) aperfeiçoar a escala de motivações para coprodução de Bezerra (2020); (II) criar uma escala de tipologias de coprodução; e (III) criar um modelo de análise validado por meio da técnica estatística de modelagem de equações estruturais (MEE). O argumento de tese consiste na possibilidade de estímulo ao exercício da cidadania, por meio da coprodução. Os itens constituintes desta tese estão inter-relacionados e se referem a: cidadania, sociedade civil e coprodução. Com efeito, podem-se melhorar os níveis de cidadania com a promoção da coprodução, via organizações do terceiro setor ou pela atuação direta dos cidadãos. O primeiro objetivo específico foi alcançado por meio do aprimoramento da escala de motivações para coprodução proposta por Bezerra (2020). Foram revisados os procedimentos adotados naquela pesquisa, que propôs um modelo composto por doze itens divididos em quatro dimensões. Após a revisão, chegou-se a uma nova escala formada por onze itens com as mesmas dimensões. Na sequência, o segundo objetivo específico foi alcançado, por meio da criação e validação do instrumento de mensuração de tipologias de coprodução. Trata-se de uma escala inédita com grande potencial de contribuição para os estudos em coprodução, que predominantemente se vale de pesquisas qualitativas e estudos de caso. O terceiro objetivo específico foi alcançado por meio da testagem das hipóteses de pesquisa com o auxílio de técnicas estatísticas que ajudaram a compreender o quanto as variações das tipologias podem ser explicadas pelas variações das motivações. Assim, ao final desta pesquisa, chegou-se a conclusão de que os aspectos motivacionais funcionam como bons preditores para as tipologias de coprodução do bem público. Especificamente, as motivações de autoeficácia foram aquelas que apresentaram relações mais consistentes com os cinco tipos de coprodução propostos nesta pesquisa. Esta pesquisa também trouxe implicações teóricas ao preencher as lacunas apontadas por Brandsen e Honingh (2016), no que se refere à relação entre as
motivações e características pessoais com a natureza das atividades. E também aquela citada por Chaebo e Medeiros (2017), que relaciona dois ou mais dos conceitos apresentados, dentre os quais motivações e tipologias (níveis e formas). Assim, esta pesquisa poderá ser útil em estudos futuros sobre coprodução do bem público.
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BRUNA LOURENA DE LIMA DANTAS
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ATRAVESSANDO FRONTEIRAS: VULNERABILIDADE, RELAÇÕES DE CONSUMO E BEM-ESTAR DE REFUGIADOS SOB A ÓTICA DO MACROMARKETING
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Data: 21/07/2021
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Hora: 14:00
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A migração forçada e a chegada dos refugiados a diversas regiões do Brasil implica na necessidade da compreensão da questão do refúgio e ajustes sistêmicos por instituições e sociedade. Mediante esse contexto, parte-se da tese de que o bem-estar dos refugiados pode ser alcançado mediante ações de macromarketing promovidas por organizações e pela sociedade que resultem em uma integração eficaz, possibilitando o seu acesso ao consumo. Para o desenvolvimento da proposta, elaborou-se três questões norteadoras: Quais as principais vulnerabilidades e desafios enfrentados por refugiados venezuelanos em João Pessoa? Como o consumo contribui para a minimização das vulnerabilidades e promoção do bem-estar dos refugiados? Quais as atribuições das organizações e da sociedade para o acolhimento e integração dos refugiados? Sendo o objetivo geral, analisar como as ações de macromarketing promovidas por organizações e pela sociedade possibilitam o acesso ao consumo e, consequentemente, o bem-estar de refugiados venezuelanos residentes em João Pessoa Para responder às questões e ao objetivo, adotou-se a abordagem qualitativa investigando três atores, refugiados venezuelanos residentes em João Pessoa, colaboradores de ONGs e OSCs que
participam da mediação no processo de integração dos refugiados e empresários que empregaram refugiados na cidade. Assim, adotou-se a técnica de história oral com os refugiados e entrevistas semiestruturadas com mediadores e empresários. Realizou-se adicionalmente, a observação não participante nas ONGs e nos encontros das instituições com o poder público para debater a causa do refúgio. Assim, os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo com o suporte do software Atlas.ti. As categorias de resultados definidas à posteriori permitiram responder ao objetivo de pesquisa. Constatou-se que as principais vulnerabilidades dos refugiados na Venezuela são a pobreza, fome, ausência de medicamentos e perseguição política, no Brasil, somam-se a essas vulnerabilidades a dificuldade de comunicação, de conseguir documentações, a mendicância, xenofobia, assédio sexual e exploração social. Quanto ao bem-estar dos refugiados, a partir das perspectivas eudaimônica, hedônica e social, encontrou-se que por meio da integração, do acesso a habitação, alimentação e do consumo de bens de forma autônoma, os migrantes encontram satisfação com a vida, sendo que fatores como a preocupação com os familiares que ficaram na Venezuela podem ser impeditivos no alcance de bem-estar. No que diz respeito às organizações e empresas, os achados da pesquisa observaram uma atuação importante das igrejas católica e evangélica, bem como da ética cristã como elemento propulsor de acolhimento dos refugiados pelos paraibanos. Apesar da solidariedade como uma característica marcante dos nordestinos, encontrou-se a necessidade de conscientização e sensibilização da sociedade quanto aos direitos e costumes dos refugiados, assim como é necessária a expansão no acolhimento de diversos perfis de refugiados pelas ONGs. Dessa maneira acredita-se que a tese foi confirmada, pois da ordem das implicações teóricas e práticas, os resultados obtidos com esta pesquisa ajudam a compreender a
vulnerabilidade de refugiados, a elucidar o conceito de bem-estar e encontrar estratégias para
promovê-lo por meio da integração e do consumo, oferecendo observações para que as organizações e sociedade trabalhem sistematicamente com ações de macromarketing.
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GUSTAVO CORREIA XAVIER
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EXPECTED RETURNS: INSIGHTS FROM THE LIFE-CYCLE THEORY
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Data: 29/06/2021
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Hora: 10:30
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Esta tese tem como objetivo analisar como o expected investment growth (EIG), uma medida dos planos de investimento, se relaciona com os retornos futuros em diferentes estágios do ciclo de vida. Para facilitar o alcance desse objetivo, a pesquisa está dividida em três estudos. O primeiro estudo (Capítulo 1 da Parte II) propõe uma nova medida de planos de investimento no nível. Combinando o procedimento de Han et al. (2020) com a ideia de dicionário flexível de Lima, Godeiro
and Mohsin (2020), é testado uma nova medida de planos de investimento com base em dados de texto da MD&A contidos nos relatórios 10-K. Neste estudo, a amostra inclui todas as empresas americanas de capital aberto no período entre janeiro de 1995 e dezembro de 2019. Os dados são extraídos de diferentes bases, dados financeiros e contábeis anuais são extraídos da COMPUSTAT, os relatórios 10-K são extraídos da SEC EDGAR e os retornos mensais das ações dos EUA do Center for Research in Security Prices (CRSP). A principal conclusão do capítulo é que as palavras importam para prever os fundamentos da empresa, o no caso dos planos de investimento o método usado pode produzir previsões melhores com base apenas em informações públicas no momento da previsão, incluindo dados do MD&A. O segundo estudo (Capítulo 2 da Parte II) incorpora o conceito de ciclo de vida para contribuir para o nosso entendimento sobre a relação entre planos de investimento e retornos de ações. Os dados financeiros e contábeis são extraídos das bases CRSP
e COMPUSTAT. A amostra inclui ações ordinárias da NYSE, AMEX e NASDAQ. As empresas financeiras, empresas com patrimônio líquido negativo e empresas de utilidade pública foram excluídas da amostra deste estudo. O período é de 1962 a 2018. Os resultados empíricos não confirmam a H1a, que prevê que as empresas diminuirão seus planos de investimento à medida que amadurecem. De forma oposta, os resultados parecem levar a uma conclusão de que há uma extrapolação das expectativas dos gestores de empresas não-maduras, ampliando o que foi do cumentado por Gennaioli, Ma and Shleifer (2016). Apesar da evidência oposta em H1a, os resultados estão alinhados com as outras hipóteses, uma vez que as proxies para o ciclo de vida parecem melhorar a previsão fora da amostra de planos de investimento (H1b), o prêmio EIG de empresas em crescimento parece ser mais forte do que o prêmio EIG de empresas maduras (H2a), e uma parte do prêmio EIG tem boa parte explicada pelo sentimento do investidor (H2b). Finalmente, no terceiro estudo (Capítulo 3 da Parte II), examine o papel das ciclo de vida e do desenvolvimento do mercado acionário na relação entre os planos de investimento agregado e retorno do mercado, conduzindo uma pesquisa empírica que expande as evidências atuais para o mercado internacional. Neste estudo, realizo testes de séries temporais individuais para cada país, para analisar em quais países o efeito é mais provável de ocorrer. Os dados de estoque mensais internacionais são do Thomson Reuters Datastream e os dados contábeis são do banco de dados Worldscope. O período analisado varia de país para país e depende da disponibilidade de dados. Os principais resultados desta pesquisa é que a previsibilidade do crescimento esperado não é exclusiva do mercado dos EUA, e nos mercados emergentes parece ser mais forte, o que implica que a explicação racional do risco não é a maior parte do poder de previsibilidade do investimento de crescimento esperado agregado.
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DÁRIO XAVIER DE LIMA JÚNIOR
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COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DO GESTOR ESCOLAR MUNICIPAL: HISTÓRIAS, TRAJETÓRIAS E AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA LIDERANÇA EDUCATIVA
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Data: 31/05/2021
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Hora: 15:00
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No contexto das escolas públicas da educação básica, os cargos de gestão, a exemplo dos gestores escolares, são ocupados por profissionais do magistério, o que sugere que para ocupar tais cargos, esses profissionais, ao longo da sua trajetória, escolheram ou foram direcionados para a área da educação. Todavia, as atividades gerenciais demandam a esse profissional competências que visem facilitar as suas atuações frente as ações pedagógicas, administrativas, e de coletividade. Soma-se a isso, a ideia de que as escolas públicas municipais, objeto de estudo dessa pesquisa, são responsáveis pela formação inicial do indivíduo, ou seja, os instrumentos pedagógicos e de gestão devem estar alinhados para que essa formação seja sustentável. Pelo exposto, este estudo teve como objetivo geral compreender as competências gerenciais desenvolvidas pelos gestores escolares de escolas municipais de João Pessoa/PB a partir da perspectiva da liderança sustentável educativa. Dessa forma, o caminho traçado envolveu etapas de pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório, em que foi utilizado o método da história oral e aplicação de entrevistas com onze gestores escolares de escolas municipais de João Pessoa/PB. Os achados foram tratados e analisados a partir da análise narrativa, em que se conseguiu alcançar as dezesseis categorias de análise, sendo algumas previamente estabelecidas e outras que foram observadas ao longo observação dos dados, e, assim, verificar quais sejam os elementos impulsionadores para o desenvolvimento das competências gerenciais dos gestores escolares municipais. Os achados mostraram que os gestores escolares desenvolvem competências técnica, social, comportamental e ambiental, e que as suas experiências pessoais e profissionais são levadas em consideração quando das suas ações. Dessa maneira, foi evidenciado que os gestores se valem da melhoria do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvimento e fortalecimento da cidadania, confiança na equipe e um estilo de liderança compartilhada, promoção da integração entre família e escola, estabelecem
critérios para que as suas propostas de mudança sejam conservadas e perpétuas, ações que
promovam empatia pelas questões ambientais, sociais, éticas, de diversidade e de inclusão. Desse modo, o panorama apresentado permitiu concluir que as competências ambientais desenvolvidas estão diretamente atreladas ao atributo da liderança sustentável educativa, e que essa articulação promove uma sustentabilidade educacional.
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BRENDA CAMILA DE SOUZA MONTEIRO
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LIMITAÇÕES DIGITAIS: UM ESTUDO SOBRE COLABORAÇÃO COM BENEFICIÁRIOS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL
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Orientador : CARLO GABRIEL PORTO BELLINI
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Data: 31/05/2021
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Hora: 09:00
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O modelo de limitações digitais trata o indivíduo em seu nível particular e suas respectivas restrições, que se encontram contidas em três dimensões distintas: acesso, cognição e o comportamento. Essas limitações podem ser reforçadas por diversos fatores, como desemprego,
analfabetismo, bloqueio psicológico, dentre outros. Tratando-se do contexto atual, em 2020, com disseminação de uma nova doença, a denominada Covid-19, medidas de isolamento social e proteção social foram adotadas no Brasil visando ao enfrentamento da crise, como destaca-se benefício do Auxílio Emergencial. Por conseguinte, milhões de brasileiros apresentaram dificuldades quanto ao processo de cadastro, manuseio do aplicativo e site, além das adversidades para acompanhar o benefício. Assim, o público-alvo do Auxílio Emergencial recorreu a ajuda de outras pessoas para superar estas dificuldades. Esta pesquisa possui como objetivo geral investigar como a colaboração, no contexto da Teoria da Cognição Distribuída (TCD), contribuiu para a mitigação das limitações digitais dos beneficiários do Auxílio Emergencial. Quanto aos objetivos específicos, a pesquisa visa: Identificar as principais dificuldades presentes no Auxílio Emergencial quanto ao processo de cadastro e saque; Descrever formas pelas quais a população recorreu para obter ajuda, desde o cadastro até o saque do benefício; Compreender as vantagens da colaboração no processo de manuseio dos aplicativos e obtenção do benefício e Identificar as limitações digitais de acesso e cognitivas no processo de obtenção do Auxílio Emergencial. No tocante aos aspectos metodológicos, esta pesquisa foi clasificada como sendo qualitativa, exploratoria e descritiva. Foram realizadas
entrevistas semiestruturadas, em profundidade por meio da técnica snowball sampling. As entrevistas foram divididas em dois grupos, sendo o Grupo 1 composto pelos beneficiários e o Grupo 2 com base nas pessoas que ajudaram os beneficiários, totalizando 15 (quinze) sujeitos. A análise de dados deu-se por meio da análise de conteúdo, com base nas dimensões: Auxílio Emergencial, Colaboração, Limitação de Acesso e Limitação Cognitiva. Enquanto as categorias foram divididas em 7 (sete): Cadastro, Saque, Colaboração, Artefatos, Aprendizagem, Acesso e Habilidades de uso. Constatou-se que os beneficiários obtiveram dificuldades de cadastro e saque, apresentando óbices de leitura, manuseamento, por exemplo. Perante esse contexto, esses cidadãos procuraram ajuda, instaurando-se, desse modo, a colaboração. Nesse sentido, a colaboração contribuiu no processo de mitigação das limitações digitais de acesso e cognição presentes nos beneficiários do Auxílio Emergencial.
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AMANDA DE ALBUQUERQUE QUEIROGA FREIRE
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TECNOLOGIAS SOCIAIS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE DE AGROECOSSISTEMAS FAMILIARES E A GERAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
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Data: 16/04/2021
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Hora: 09:00
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As relações entre o desenvolvimento e a sustentabilidade suscitam uma série de debates e ações relacionadas às diversas áreas do conhecimento, despertando o desenvolvimento de modo conjunto, de novas iniciativas, pesquisas e tecnologias que proporcionem melhorias na qualidade de vida dos indivíduos. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva analisar as formas de contribuição oriundas da adoção de tecnologias sociais nas atividades, em pequenos empreendimentos agrícolas familiares, que visam a sustentabilidade e desenvolvimento regional. Foi desenvolvido um estudo de caso na Associação de Agricultores e Agricultoras Agroecológicos da Várzea Paraibana ECOVÁRZEA, formada por pequenos agricultores familiares, localizados na Zona da Mata Norte e Sul do Estado da Paraíba, com 30 propriedades vinculadas e 43 membros associados. O caminho metodológico desenvolvido nesta pesquisa foi de cunho quanti-qualitativo, de caráter exploratório e descritivo. Os elementos norteadores para condução desta investigação relacionados à mensuração da sustentabilidade foram baseados no método MESMIS, enquanto as análises acerca das experiências encontradas nas propriedades, foram realizadas a partir da Matriz TS e as dimensões de análise, proposta por Dagnino (2014). Os indicadores de sustentabilidade aplicados na ECOVÁRZEA evidenciaram uma situação regular, demonstrando transição para a sustentabilidade. Foram identificadas nove experiências de tecnologia social nos agroecossitemas associados à ECOVÁRZEA: PAIS, gadanho, biofertilizante caseiro, defensivo caseiro, minhocário, micro aspersor caseiro, fogão à lenha ecológico, kit de energia solar e cisternas.
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ANDERSON ROMÁRIO TORRES CARVALHO
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RELAÇÕES ENTRE VAIDADE, COMPARAÇÃO SOCIAL E CONSPICUIDADE: UMA ANÁLISE DA PREDISPOSIÇÃO AO CONSUMO DE VIAGENS DE TURISMO
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Data: 31/03/2021
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Hora: 10:00
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O presente estudo teve o objetivo de analisar a influência da vaidade e comparação social, levando em conta a inveja e o uso das redes sociais, sobre o consumo conspícuo de turismo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica fundamentando as relações teóricas e resultando na elaboração de 4 hipóteses a serem testadas no modelo proposto. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva realizada por meio de um levantamento survey, que envolveu a elaboração de um questionário estruturado composto por itens das escalas validadas dos construtos, que passaram por uma adaptação para o contexto do estudo. Os dados coletados foram analisados com base em uma análise exploratória descritiva inicial, seguida de uma análise fatorial exploratória (AFE), técnicas de análise multivariadas, processadas no software SPSS, e modelagem de equações estruturais (MEE) utilizando-se do software AMOS, no intuito de verificar as hipóteses do estudo. Como principais resultados tem-se que existe uma relação positiva entre a comparação social e a vaidade dos consumidores de viagens de turismo, a comparação social e a vaidade são preditoras do consumo conspícuo de viagens, sendo a vaidade o aspecto que possui maior influencia, principalmente quando relacionada à inveja e as comparações sociais on-line, e o consumo conspícuo desses consumidores influencia positivamente a predisposição ao consumo de viagens de turismo. Dessa forma, o estudo contribui para a compreensão do comportamento de consumo dos consumidores de viagens de turismo.
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JEAN SOARES DA SILVA
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INFLUÊNCIA DAS CAPACIDADES DINÂMICAS NO DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÃO ORIENTADA À SUSTENTABILIDADE EM CLUSTERS: PROPOSTA E ANÁLISE DE UM FRAMEWORK
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Data: 15/03/2021
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Hora: 10:00
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A inovação orientada à sustentabilidade (SOIs) é uma temática que cada vez mais se destaca nas discussões acadêmicas, corporativas e governamentais. Nesse contexto, as capacidades, especialmente as dinâmicas (CDs), podem contribuir no desenvolvimento de atividades de inovação, principalmente quando as organizações atuam em ambientes colaborativos que envolve diferentes atores. Recentemente, a literatura tem focado em CDs e sua importância para o desenvolvimento de inovações orientadas para a sustentabilidade. Entretanto, grande parte das pesquisas foca em capacidades dinâmicas específicas, em atividades de inovação segundo a perspectiva do triple bottom line, em organizações que atuam isoladamente (sem fortes relações interorganizacionais) ou em organizações que atuam em redes de colaboração do tipo cadeias de suprimentos. Dessa forma, utilizando como perspectiva teórica a teoria das capacidades dinâmicas bem como as atividades de inovação orientadas para a sustentabilidade (na perspectiva de otimização operacional, transformação organizacional e construção de sistemas propostas por Adams et. al (2016)) essa dissertação tem como principal objetivo propor um framework que relaciona a influência das capacidades dinâmicas no desenvolvimento de atividades de inovação orientadas à sustentabilidade no contexto de organizações que atuam em clusters. A análise da literatura permitiu identificar oito capacidades dinâmicas (e onze facilitadores associados à essas CDs) que influenciam no desenvolvimento de atividades de inovação orientadas à sustentabilidade. Foi proposto um framework conceitual que relaciona essas capacidades dinâmicas (e seus facilitadores) com as atividades de SOI nas perspectivas de otimização operacional, transformação organizacional e construção de sistemas Esse framework foi aplicado e refinado por meio de estudos de caso em quatro organizações inseridas em diferentes clusters. A coleta de dados aconteceu através de entrevistas semiestruturadas, e documentos referente as atividades da organização e seus clusters. Os dados coletados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo, com a utilização do software Atlas.ti, que permitiu organizar e categorizar os dados coletados na pesquisa. A partir das evidências empíricas, foi possível verificar quais CDs (e facilitadores) influenciam no desenvolvimento de atividades de SOI no contexto das organizações estudadas e como se dá essa relação de influência. As evidências empíricas permitiram elaborar 15 proposições de pesquisa. Como contribuições, destacam-se o desenvolvimento e o refinamento do framework; as proposições que emergiram da pesquisa empírica; e, o avanço da literatura na temática, uma vez que estudou, de maneira integrada, diferentes constructos.
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HERLANE CHAVES PAZ
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BEM-ESTAR ALIMENTAR E SUPLEMENTO ALIMENTAR: COMPORTAMENTO DE CONSUMO LIGADO À ATIVIDADE FÍSICA A LUZ DA TCR
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Data: 26/02/2021
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Hora: 16:00
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A finalidade desta pesquisa foi analisar o bem estar-alimentar dos indivíduos que consomem suplementos alimentares e praticam atividade física à luz da Pesquisa Transformativa do Consumidor - TCR, de forma a desenvolver iniciativas voltadas para amenizar consumo indevido de suplementos alimentares. O método utilizado foi o survey. Foi aplicado um questionário com escalas já validadas em outros estudos, apenas adaptadas para pesquisa. Com os dados disponíveis, realizaremos uma análise exploratória, análises descritivas, e por fim, complementando as analises, fizemos (ANOVA) de medidas repetidas de uma via e Test post hoc na escala de comportamento. Os dados foram coletados por questionário on line do Google Forms. Os resultados indicam que 28,9% dos praticantes de AF fazem atividade 5 vezes por semana e 68,7% consomem 1 vez por mês algum tipo de vitamina, 50% algum tipo de proteína, sendo os polivitaminícos e Whey protein a vitamina e a proteína mais consumida respectivamente. Quanto ao comportamento predomina o indicativo de alimentação determinada por fatores externos. Foi observada a ingestão restritiva no gênero feminino quando comparado aos mesmos valores no gênero masculino que predominou a ingestão externa. Como esperado a maçã e Whey protein apresentaram os maiores escores de médias para saúde física. A maçã recebeu os maiores escores de médias no item intelectual e espiritual. O bolo de chocolate recebeu os maiores escores de médias na dimensão emocional, exceto para me deixa triste que o Whey protein, recebeu o maior escore de média. No social, o bolo de chocolate recebeu o maiores escores de médias para compartilhar com a família e amigos. Conclui-se que os praticantes de AF fazem atividades consomem suplementos para práticas de AF, e são acompanhados por médicos.
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JÉSSICA MONTEIRO VALVERDE
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TRADUZINDO IDEIAS DE GESTÃO: A INFLUÊNCIA DAS CONSULTORIAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO DO CAMPO DA ADMINISTRAÇÃO
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Data: 26/02/2021
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Hora: 14:00
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As consultorias são organizações baseadas em conhecimento que ganharam espaço no mercado nos últimos anos. O crescimento das consultorias está ancorado na sua capacidade de fazer circular as ideias de gestão por entre organizações de diversos portes e segmentos, contribuindo para o desenvolvimento da indústria do Management e do fenômeno do gerencialismo na sociedade contemporânea. Utilizando da perspectiva do Institucionalismo Organizacional escandinavo e sua noção de tradução para explicar como ideias e conceitos abstratos conseguem ser aplicados em contextos locais, esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como a tradução e edição de conceitos de gestão realizadas por empresas de consultoria organizacionais contribuem para a profissionalização do campo da Administração, e foi operacionalizada mediante os seguintes objetivos específicos: (i) identificar quais as competências necessárias aos profissionais de consultoria; (ii) explicar o processo de socialização secundária de novos consultores; (iii) analisar como acontece a tradução e edição de conceitos de gestão pelos profissionais de consultoria; e, (iv) analisar quais as lógicas influentes no processo de tradução e edição de conceitos de gestão realizado pelos consultores e seus efeitos na profissionalização do campo da Administração. De base interpretativista, este estudo é de natureza qualitativa e de caráter exploratório-descritivo. O material empírico foi apreendido por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 16 consultores nas cidades paraibanas de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira. Como método de análise, foi realizada, inicialmente, uma análise de conteúdo qualitativa que serviu como base para uma análise retórica dos consultores. Os resultados indicam que os consultores adquirem as competências necessárias para sua atuação em processos de socialização secundária de formação educacional de nível superior e/ou em experiências profissionais que os colocam em contato com vocabulários próprios da gestão, como também símbolos e modos de fazer próprios da profissão da Administração. Desse modo, a pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos fornecem ao consultor a habilidade de traduzir os conhecimentos adquiridos que utilizam a retórica como ferramenta estratégica para construir significados compartilhados com os seus clientes, de maneira a obter e manter a sua legitimidade. O estudo também identificou que os consultores são regidos, majoritariamente, pela lógica profissional da Administração e, assim, durante sua atuação, despertam e promulgam práticas situadas nos seus modos de fazer que, ao serem replicadas em diversas organizações, contribuem para a profissionalização do campo, fazendo circular as ideias de gestão.
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CAMILA DE ARAUJO FERNANDES
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CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, DIVERSIDADE DE GÊNERO E MONITORAMENTO
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Data: 26/02/2021
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Hora: 10:00
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O objetivo desta pesquisa é investigar o impacto da diversidade de gênero na função de monitoramento realizada pelos conselhos de administração, observado a partir da remuneração dos executivos, qualidade das informações financeiras baseada na prática de gerenciamento de resultados e sensibilidade do turnover do CEO ao desempenho da firma. Com amostra de 158 empresas não financeiras listadas na B3 entre 2011 e 2018, optando-se pela estimação referente à remuneração dos executivos e ao gerenciamento de resultados por GMM-SYS e regressão logística de dados em painel com efeitos aleatórios para a análise do turnover do CEO. Da análise constatou-se um percentual médio de 8,47% de mulheres nos conselhos e que a diversidade de gênero no
conselho tem efeito negativo sobre a remuneração total e variável dos executivos, com maior efeito sobre a parcela variável, e que reduz a sensibilidade do turnover do CEO ao desempenho da empresa, sugerindo que a diversidade de gênero no conselho melhora essas funções de monitoramento. Não foi encontrada evidência de que a diversidade de gênero no conselho tenha efeito sobre o gerenciamento de resultados.
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DAYANE RENALY LOPES DE OLIVEIRA
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O FUTURO PRESENTE: INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA QUALIDADE DE VIDA DO CONSUMIDOR
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Data: 26/02/2021
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Hora: 10:00
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A Inteligência Artificial, que se encontra cada vez mais presente na atualidade, tem sido muito utilizada em diversas áreas e segmentos, podendo auxiliar a sociedade e as organizações em inúmeros aspectos. Profissionais de marketing têm utilizado a IA como forma de aplicar estratégias e melhorar o contato com o consumidor, principalmente através de dispositivos móveis. No entanto, faz-se relevante entender se essas estratégias são de fato eficazes e até que ponto conseguem influenciar positiva ou negativamente na qualidade de vida do mesmo. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho traz como questionamento geral: Qual a influência da Inteligência Artificial na qualidade de vida do consumidor advinda do consumo via mobile? Para responder ao questionamento proposto, o estudo classifica-se como qualitativo e a técnica de coleta de dados será através de entrevistas. Para a descrição dos dados optou-se pela análise de conteúdo. A partir dos resultados alcançados, foi possível identificar que há ainda uma grande parcela de indivíduos que não tem conhecimento sobre as técnicas de IA e que as estratégias mercadológicas a partir desse uso, via dispositivos móveis, têm apresentado sentimentos de incômodo, invasão, bombardeio perante os consumidores. Com isso, conclui-se que estratégias de IA via dispositivos móveis tem trazido consequências mais negativas do que positivas no bem-estar do consumidor e que faz-se necessária uma visão mais abrangente por parte das organizações com o intuito de entender a percepção do indivíduo sobre essas estratégias, bem como buscar desenvolver práticas mais eficazes e que levem em consideração a ética e a responsabilidade social em suas estratégias mercadológicas. Destarte, o estudo apresenta relevantes contribuições para a sociedade e organizações, tendo em vista o conhecimento despertado na sociedade acerca da IA e os resultados que servem como base para que as empresas desenvolvam estratégias melhores e mais eficientes.
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CLESSIA FERNANDES DE BRITO SANTIAGO
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DESENVOLVIMENTO DE UMA ESCALA MULTIDIMENSIONAL PARA ANÁLISE DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM
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Data: 26/02/2021
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Hora: 09:00
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Este estudo objetiva propor uma escala de mensuração multidimensional para analisar a dinâmica do ambiente de aprendizagem dos cursos de administração no Brasil. Para a consecução deste propósito, foi necessário definir os construtos do ambiente de aprendizagem e suas implicações na formação profissional de estudantes de graduação em Administração de IES públicas do Brasil; desenvolver uma escala multidimensional de ambiente de aprendizagem; e identificar as relações entre as dimensões do ambiente para ratificar a sua multidimensionalidade. O embasamento teórico compreendeu três partes: a primeira abordou o significado de ambiente de aprendizagem, seus conceitos e perspectivas teóricas; a segunda apresentou as dimensões do ambiente de aprendizagem (física, psicológica, social, tecnológica e pedagógica) a partir de uma perspectiva multidimensional. A terceira parte envolveu a realização de uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de mapear os trabalhos publicados sobre o tema Ambiente de Aprendizagem e identificar os principais instrumentos de mensuração validados na literatura. O percurso metodológico seguiu uma abordagem quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, utilizando o método survey. A pesquisa foi realizada com docentes de Cursos de Graduação em Administração das Instituições Públicas de Ensino Superior do Brasil. O questionário foi disponibilizado aos docentes por meio da plataforma Survey Monkey e a amostra final da pesquisa foi de 571 participantes. Os dados foram analisados por meio do software SPSS, versão 22.0, que subsidiou a realização da análise de correlação, de confiabilidade e a análise fatorial exploratória, obtendo-se uma estrutura de mensuração válida e confiável, denominada Escala Multidimensional de Ambiente de Aprendizagem (EMAA) com cinco construtos: ambiente físico de aprendizagem, ambiente tecnológico de aprendizagem, ambiente socioemocional de aprendizagem, planejamento do ensino-aprendizagem e aprendizagem orientada ao estudante. Também foi realizada uma análise do ambiente de aprendizagem por associação de cluster e do teste de Mann-Whitney com variáveis que caracterizam o perfil dos docentes e o contexto de sua atuação profissional. Uma das implicações práticas do estudo envolve a utilização da EMMA na análise de ambientes de aprendizagem nos cursos de administração para ampliar a compreensão da cultura de ensino e aprendizagem na educação superior no Brasil, e auxiliar professores, coordenadores de curso e outros gestores na elaboração de estratégias para potencializar o planejamento e a ação docente, como também o processo de formação dos alunos.
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BRUNA CORDEIRO DE SOUSA
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UMA DOR COMPARTILHADA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DE VULNERABILIDADE ESTENDIDA NO BEM-ESTAR DOS FAMILIARES DE PESSOAS COM CÂNCER
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Data: 26/02/2021
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Hora: 08:00
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O câncer apresenta-se como uma das doenças com o maior número de diagnósticos nas últimas décadas. A maioria das dificuldades enfrentadas pelo indivíduo acometido pela doença origina-se da vulnerabilidade que emerge dessa experiência. Argumenta-se nesse trabalho que essa experiência de vulnerabilidade afeta, também, os familiares do portador da doença, os quais vivenciam o que os autores nomeiam de vulnerabilidade compartilhada. Ante o exposto, o objetivo deste trabalho é compreender como ocorre a experiência de vulnerabilidade estendida e como ela afeta o bem-estar dos familiares de pessoas com câncer. Para alcançá-lo, optou-se por uma metodologia de caráter qualitativo, utilizando a técnica de história oral para a coleta dos dados. As conversas foram realizadas por meio de plataforma de acesso remoto e aplicativo de mensagens, uma vez que os encontros presenciais estão temporariamente impossibilitados pelo distanciamento social da pandemia do COVID-19. Utilizando o paradigma interpretativista, os dados foram analisados e estruturados conforme Baker et al. (2007). A partir das falas dos participantes, foi possível compreender que a vulnerabilidade compartilhada dos familiares de pessoas com câncer caracteriza-se pelo estigma enraizado na doença, pela impotência sentida por estas pessoas e pela negligência de atores externos, além de provocar mudanças na vida dessas pessoas e fazer com que busquem meios para lidar com elas. Foi constatado também que essa experiência provoca alterações no bem-estar emocional e financeiro dessas pessoas, alterando seu comportamento de compra e trazendo consequências duradouras em suas vidas. Conclui-se, assim, que ter um paciente oncológico na família gera uma vulnerabilidade secundária nos familiares, influenciando no seu bem-estar financeiro e emocional, transformando suas percepções de mundo e causando impactos profundos em suas vidas. Este trabalho busca contribuir para a sociedade ao passo que oferece um direcionamento para a criação de planos que possam abranger todas as necessidades desses indivíduos, sendo o seu bem-estar uma medida a ser considerada na alocação de recursos em serviços de saúde pública e privada.
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GABRIELA QUEIROGA DANTAS
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EXPLORE, CUIDE E AME O LUGAR QUE EU MORO: uma análise da importância e desempenho de iniciativas de turismo sustentável e sua relação com a satisfação com o lugar em que vive e qualidade de vida do residente.
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Data: 25/02/2021
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Hora: 16:00
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Tendo em vista o estado atual da pesquisa sobre bem-estar do turismo sob as lentes da psicologia positiva. A proliferação de pesquisas em vários anos revelou uma miríade de relações entre o turismo e o conceito de bem-estar, assim como o aumento de pesquisas sobre qualidade de vida e bem-estar no turismo. Embora muitos estudos estejam focados no turista, está sendo solicitado ênfase na perspectiva de residentes em áreas de turismo. Considerando a perspectiva de moradores em áreas turísticas, o rumo da pesquisa levou à relação da satisfação com o lugar, na perspectiva de residentes poucas referências se encontram sobre o assunto. Indivíduos que residem em áreas de foco turístico tendem a sofrer com o impacto do turismo, o turismo por sua vez, se não realizado de forma consciente e planejada, pode causar danos ambientais significativos, pois é frequentemente desenvolvido em ambientes atraentes, mas frágeis. Considerando que o turismo tem grande potencial de prejudicar involuntariamente por ser insensível aos impactos ambientais que pode causar, tornou-se um tema e um conceito importante em relação ao planejamento e desenvolvimento do turismo. Logo, torna- se ainda mais evidente a preocupação com iniciativas para o desenvolvimento do turismo de forma adequada por parte de todas as partes envolvidas em um processo turístico, contando, para o presente estudo, será focado na perspectiva de residentes em áreas turísticas. O objetivo principal do estudo é examinar o impacto da qualidade de vida (QV) percebida por residentes em áreas turísticas, na satisfação com o lugar (SL) em que vive e analisar se existe impacto da QV e SL na percepção desses moradores sobre da importância do desenvolvimento turístico e o desempenho do município para engrandecimento do turismo local.
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GIBSON MEIRA OLIVEIRA
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DESENVOLVIMENTO E MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES GERENCIAIS DINÂMICAS NO PORTO DIGITAL
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Data: 25/02/2021
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Hora: 14:00
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Esta pesquisa objetiva analisar como o Núcleo de Gestão do Porto Digital colabora com o desenvolvimento e a mobilização das Capacidades Gerenciais Dinâmicas (CGD). Por meio de uma RSL, constatou-se a necessidade de desenvolvimento de pesquisas empíricas que abordem conjuntamente os atributos das CGD, assim como a ausência de estudos do construto em ambientes de cluster. O estudo possibilitou caracterizar os elementos constitutivos dos atributos da CGD e quais aspectos os influenciam, além de identificar mecanismos de Aprendizagem Interorganizacional formais, relacionados aos atributos social, humano e cognitivo; e informais, não relacionados ao Capital Gerencial Humano. Evidenciou-se a importância da gestão do cluster na mobilização das CGD e na mediação das relações com empresas, governo e universidades. Por meio dos achados foi possível desenvolver um framework integrativo que revela os vínculos entre as CGD, a Aprendizagem Interorganizacional e a Governança em cluster, demonstrando como eles influenciam uns aos outros a partir de duas perspectivas: outside in e inside out. Conclui-se que o Núcleo de Gestão do Porto Digital desenvolve as CGD e elas são consolidadas por meio da Aprendizagem Interorganizacional. De igual forma, materializam-nas através das ações da governança do cluster no uso de recursos internos e externos e nas relações empresa-governo-universidade, alinhando-se ao modelo da Tríplice Hélice. As interações entre profissionais em ambiente informais, em encontros casuais e em projetos formais fortalecem o cluster e estimulam a colaboração entre empresas na busca de soluções ad hoc, apresentando-se como elementos proeminentes para a aprendizagem e a competitividade do Porto Digital.
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ANA MARIA VICENTE DA SILVA
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GOVERNANÇA PÚBLICA COMO MECANISMO PARA AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA PARAÍBA
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Data: 25/02/2021
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Hora: 09:00
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No atual contexto político, econômico e social a relação estabelecida entre Estado e Sociedade tem sido analisada a partir da utilização dos conceitos e abordagens de governança, que se refere à capacidade do Estado de implementar políticas destinadas a atender às demandas da sociedade. Os municípios também assumem novo papel no desenvolvimento das políticas, isto inclui maior participação da população e interação com os agentes locais. Desta forma, se fazem necessários estudos que discutam sobre a estruturação de indicadores para avaliar essa governança. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as formas de contribuições da utilização de um índice sintético de governança para a melhoria do processo de formulação e implementação de políticas e gestão pública nos municípios do estado da Paraíba. Em termos metodológicos se trata de uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, em que realizou a constituição e aplicação do Índice de Avaliação da Governança Pública Municipal IGovP-M, por meio de aplicação de questionários com auditores do TCE e gestores municipais, e coleta, normalização, ponderação, classificação e análise dos dados estatísticos. Os principais resultados obtidos revelam os indicadores, Índice de Gini e Mortalidade Infantil como avaliados positivamente, já indicadores ligados a renda, participação social, prestação e investimento em serviços básicos como avaliados mais negativamente. Por fim, observa-se melhor desempenho do IGovP-M para a cidade de Várzea e menor desempenho para as cidades de Damião e Aroeiras. Em suma, a avaliação da governança aplicada nos municípios da Paraíba ainda é considerada como ineficiente e escassa de ações que podem gerar o desenvolvimento da região, sendo necessário maiores atuações do Estado e articulação com demais atores institucionais.
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DANIELLE FERNANDES RODRIGUES
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CONSUMO IMPULSIVO E JOVENS CONSUMIDORES: compras via aparelhos celulares
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Data: 25/02/2021
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Hora: 09:00
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A utilização de dispositivos móveis, com destaque para aparelhos celulares que possuem características de acessibilidade e mobilidade, por exemplo, proporcionaram mudanças significativas no consumo do tipo impulsivo em jovens consumidores que realizam compras on-line. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar como o consumo impulsivo pode ser influenciado pelo uso de aparelhos celulares por jovens consumidores. Foram tomadas como base, principalmente, as teorias clássicas de Stern (1962) e Wood (1998) acerca da definição e tipologias das compras impulsivas. O procedimento utilizado foi de caráter qualitativo via realização de entrevistas individuais on-line com 18 jovens com idade entre 18 e 25 anos. Na análise e interpretação dos dados, optou-se pela técnica da análise de conteúdo, seguindo orientações de Bardin (2011). Por meio de categorização teórica, esta pesquisa buscou interpretar os dados de 3 categorias: formas de uso, tipo de consumidor e elementos impulsionadores. Os resultados apontaram que quanto mais tempo utilizam aparelhos celulares, mais propensos estes consumidores estão a efetuarem compras planejadas ou por impulso. Os jovens atribuíram suas impulsividades nas compras, muitas vezes devido as empresas publicarem novidades, promoções e descontos nas redes sociais, com destaque para o Instagram. Como conclusão, os jovens consideram sugestões de amigos e influenciadores digitais, facilidade de pagamento e postagens constantes das lojas on-line como elementos geradores de impulsividade. Como contribuição, demonstra que o acesso via celular a um volume de informações e promoções aumentam a impulsividade nas compras e enaltece a importância de estudos dessa temática no campo do Marketing e sociedade.
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GILBERTO CRISTIANO DA SILVA JUNIOR
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A EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E OS VÍNCULOS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
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Data: 25/02/2021
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Hora: 09:00
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O debate a respeito da sustentabilidade vem crescendo devido ao aumento dos problemas ambientais e sociais nos últimos tempos. A educação é considerada uma ferramenta essencial para transformação dessa realidade por meio da disseminação dos princípios sustentáveis. E a inserção das temáticas associadas à sustentabilidade no contexto do ensino superior mostram-se presentes em diversas áreas e se vinculam a educação como aliada na conscientização e construção de indivíduos que transportarão esses ensinamentos para vida pessoal e profissional. Neste sentido, as Instituições de Ensino Superior apresentam um papel significativo em educar para a sustentabilidade. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo compreender os vínculos da Educação para a Sustentabilidade (EpS) na formação de estudantes em uma instituição de ensino superior. Para alcançar o objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevista fotográfica com 28 estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba, bem como levantamento documental. Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo segundo Bardin (2006). Os resultados obtidos indicam que todos os cursos do CCSA possuem ao menos uma disciplina que trate de assunto relacionado à sustentabilidade, além de considerar aspectos da sustentabilidade em seus PPCs no objetivo, nas competências e habilidades, no perfil do egresso e no campo de atuação profissional. Em relação à percepção dos discentes do CCSA sobre a sustentabilidade em seu contexto de formação, foram identificadas sete categorias, a saber: (a) Impacto na Sociedade; (b) Vida Saudável no Campus; (c) Inclusão e Acessibilidade; (d) Comunicação no Campus; (e) Administração de Resíduos e Reciclagem; (f) Gestão Administrativa; e (g) Infraestrutura. Os resultados apontam ainda que existem quatro vínculos da EpS na formação dos estudantes do CCSA da UFPB, que são: (i) Institucional, (ii) Curricular, (iii) Rotina no Campus e (iv) Áreas Verdes. Desse modo, apesar de ainda existir uma longa estrada em direção à sustentabilidade, a UFPB demonstra por meio dos desafios já superados e dos vínculos encontrados que ela caminha nessa direção.
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PEDRO IGOR DE SOUSA DAMASCENO
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RISCO DE INSOLVÊNCIA E SENTIMENTO TEXTUAL BANCÁRIO: UMA ANÁLISE DOS BANCOS DE CAPITAL ABERTO NO BRASIL
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Data: 24/02/2021
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Hora: 13:30
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Este estudo teve como objetivo analisar o risco de insolvência dos bancos de capital aberto no Brasil, com uma amostra composta por 17 empresas e 465 observações referentes ao período do quarto trimestre de 2012, até o quarto trimestre de 2019. A estratégia empírica adotada é dividida em três partes: a primeira consiste na utilização do algoritmo não supervisionado k-means para classificar os bancos de acordo com o seu risco de inadimplência, sendo elaborada uma nova medida de probabilidade de falência durante esse processo. Nessa etapa foi observado que 66 observações haviam sido classificadas como de alto risco e 399 de baixo risco, sendo assim uma métrica mais rigorosa que o Z-score, quanto a classificação de bancos com alto risco de insolvência. Em seguida, foram empregados os métodos supervisionados de aprendizagem de máquina naive bayes e random forest, e o modelo logit, para identificar qual dessas técnicas estatísticas é mais robusta para a predição da variável construída na etapa anterior. A partir da matriz de confusão e do critério de acurácia foi possível identificar que o modelo logístico apresentou o maior poder preditivo. Por fim, foi realizada a terceira etapa para avaliar se o sentimento textual, a variação percentual real do Produto Interno Bruto (PIB), a capitalização, lucratividade, liquidez e o tamanho dessas firmas explicam o risco de uma insolvência bancária futura. Os resultados demonstram que bancos com maior probabilidade de falência apresentam um sentimento textual mais otimista.
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MAURICIO MENDES BOAVISTA DE CASTRO
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A AMBIDESTRIA ORGANIZACIONAL EM MPES PIAUIENSES: UMA ANÁLISE DOS ANTECEDENTES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E COMPORTAMENTO ESTRATÉGICO
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Data: 24/02/2021
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Hora: 10:00
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O segmento das micro e pequenas empresas tem sido alvo para a implementação de ações direcionadas ao seu desenvolvimento e sustentabilidade, tendo como meta principal o surgimento e crescimento da inovação e a geração de valor. Nesse ponto, o objetivo da pesquisa foi analisar a influência do Planejamento Estratégico e do Comportamento Estratégico dos gestores de MPEs piauienses na Ambidestria Organizacional das empresas piauienses. Esse é um estudo exploratório, descritivo, mediante a utilização de uma abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, utilizou-se uma amostra não probabilística, por meio de uma Survey (levantamento), envolvendo a aplicação de questionários junto à 419 dirigentes ou profissionais da alta gestão das empresas selecionadas, uma vez que as empresas participantes foram contatadas dentre aquelas cadastradas no Programa ALI desenvolvido pelo SEBRAE/PI. Para a análise estatística dos dados, utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais pelos mínimos quadrados parciais (PLS-SEM). Foram obtidos indícios empíricos de que o Planejamento Estratégico exerceu um efeito positivo sobre a Ambidestria Organizacional e sobre o Comportamento Estratégico das MPEs analisadas e, em um menor nível, também constatou-se que o Comportamento Estratégico também exerceu efeito positivo sobre a Ambidestria Organizacional. Sendo assim, o Planejamento Estratégico pode representar uma orientação dos gestores para processos inovativos, ao mesmo tempo, apoia e orienta as empresas pesquisadas, para a execução de tarefas complexas e não estruturadas e diminui os riscos referentes aos trade-offs existentes na busca da ambidestria nas organizações analisadas. A proposição de um framework para analisar a Ambidestria Organizacional de MPEs, pode ser considerada uma contribuição metodológica e teórica da pesquisa, objetivando a validação de paradigmas teóricos, no intuito de contribuir e ampliar estudos para as teorias existentes sobre Ambidestria Organizacional. Em uma perspectiva prática, a pesquisa contribui para o aperfeiçoamento das ações de agências governamentais de fomento dos pequenos negócios e das próprias MPE's no sentido de aperfeiçoar o processo de elaboração e execução do Planejamento Estratégico e, consequentemente, no incremento da Ambidestria Organizacional.
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SOLANGE CRISTINA DO VALE
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RELIGIOSIDADE E ENGAJAMENTO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO
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Data: 23/02/2021
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Hora: 09:00
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O voluntariado é essencial para a prestação e a manutenção de serviços sociais, sendo impactado pela religiosidade. Nessa perspectiva, tem-se a tese que os aspectos da religiosidade se correlacionam positivamente com engajamento no trabalho voluntário. Assim, o objetivo desse estudo é analisar os aspectos da religiosidade que influenciam no engajamento de voluntários na Pastoral Juvenil. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa quantitativa por meio de surveys com três amostras (de 521, 746 e 525 sujeitos) e de estatística descritiva e inferencial e da modelagem de equações estruturais. Como principais resultados, tem-se: 1) o desenvolvimento de uma escala de religiosidade no trabalho voluntário validada e contextualizada nacionalmente, que mensura aspectos da religiosidade individual e coletiva: redes sociais religiosas, espiritualidade, oração, crença e relevância religiosa; 2) a confirmação da sobreposição de aspectos da religiosidade sobre não voluntários, apesar de no fator crença haver médias próximas nos dois grupos; e 3) a identificação dos aspectos redes sociais religiosas, espiritualidade, oração e relevância religiosa como principais indicadores explicativos para o engajamento no trabalho voluntário na Pastoral Juvenil.
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DOUGLAS OLIVEIRA BEZERRA
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MIDIATIZAÇÃO E PROFISSÃO: UM ESTUDO DE MÍDIAS SOCIAIS E MATERIAIS NOTICIOSOS NO CAMPO PROFISSIONAL DA ADMINISTRAÇÃO
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Data: 22/02/2021
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Hora: 13:00
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As mídias sociais e materiais noticiosos desenvolvem papel importante associadas ao surgimento das profissões, em campos profissionais, em particular, daqueles que consomem seus conteúdos. A pesquisa tem como objetivo geral investigar mecanismos operantes de mídias sociais e materiais noticiosos que influenciam o campo profissional da Administração. Assume, para tal, os seguintes objetivos específicos: (i) caracterizar mídias sociais e materiais noticiosos passíveis de influenciar o campo profissional da Administração; (ii) explicar o papel das mídias sociais e materiais noticiosos elencados; e (iii) compreender as relações existentes entre as mídias sociais e materiais noticiosos e a profissionalização do campo da Administração. De base interpretativista, o estudo tem natureza qualitativa e caráter descritivo-exploratório e, como lócus empírico, as mídias de blogs, fascículos e revistas, e o Facebook como respectiva rede social. Para a apreensão do material empírico, foi escolhida uma temática específica Responsabilidade Social Corporativa (RSC) a ser trabalhada de modo ilustrativo. A coleta se deu por meio de fontes secundárias e pesquisa documental fazendo uso do software ATLAS.ti para apoio na análise. Os resultados mostraram que há uma influência de fatores institucionais e das mídias de negócios no campo profissional da Administração, revelando assim a mútua influência existente entre a faceta institucional e seus atores sociais, principalmente daqueles que delas fazem uso. Como sugestões de pesquisas futuras, espera-se o aumento no número de repositórios, outros tipos de materiais noticiosos, a abordagem da comunicação organizacional de forma mais direta, bem como a linguagem e fatores simbólicos que podem estar presentes nesses veículos midiáticos.
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