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SILVANA CHAVES DA SILVA
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CANDOMBLÉ E WICCA:
DIÁLOGOS E INTERSECÇÕES A PARTIR DO SAGRADO FEMININO NUMA DIMENSÃO MÍTICA
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Data: 14/12/2015
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O pensamento dicotomico foi sendo culturalmente construido por um sistema de opostos, alicercando o modelo de supremacia de um sobre o outro, com isso, deixamos de contemplar uma grande pluralidade de conhecimentos que tem suas diferencas, mas tambem possuem em seus arcaboucos, semelhancas que nem sempre (re)conhecemos. Direcionando nosso olhar apenas para o religioso, encontramos a Wicca e o Candomble, que possuem semelhancas em seus modus operandi. Nossa proposta e apresentar uma amostra dessas semelhancas como forma de ratificar o entrelacamento existente nas mais variadas formas de crenca e praticas religiosas. Assim, a partir de um trabalho bibliografico, buscaremos perceber as interseccoes entre o Candomble e a Wicca, tomando como base a dimensao mitologica, particularmente as representacoes em torno do sagrado feminino. Num primeiro momento, discutimos de forma macrogeografica, a relocacao dessas religioes e sua implantacao em terras brasileiras; posteriormente, elencamos dentro do vasto universo religioso, simbolos que estao presentes na Wicca e Candomble e como sao utilizados no ambiente religioso de casa uma. Finalmente, no terceiro momento do trabalho, apresentamos e analisamos os mitos de suas respectivas geneses e como os mesmos sao apropriados dentro dessas manifestacoes religiosas.
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SILVANA CHAVES DA SILVA
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CANDOMBLÉ E WICCA:
DIÁLOGOS E INTERSECÇÕES A PARTIR DO SAGRADO FEMININO NUMA DIMENSÃO MÍTICA
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Data: 14/12/2015
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O pensamento dicotômico foi sendo culturalmente construído por um sistema de opostos, alicerçando o modelo de supremacia de um sobre o outro, com isso, deixamos de contemplar uma grande pluralidade de conhecimentos que tem suas diferenças, mas também possuem em seus arcabouços, semelhanças que nem sempre (re)conhecemos. Direcionando nosso olhar apenas para o religioso, encontramos a Wicca e o Candomblé, que possuem semelhanças em seus modus operandi. Nossa proposta é apresentar uma amostra dessas semelhanças como forma de ratificar o entrelaçamento existente nas mais variadas formas de crença e práticas religiosas. Assim, a partir de um trabalho bibliográfico, buscaremos perceber as intersecções entre o Candomblé e a Wicca, tomando como base a dimensão mitológica, particularmente as representações em torno do sagrado feminino. Num primeiro momento, discutimos de forma macrogeográfica, a relocação dessas religiões e sua implantação em terras brasileiras; posteriormente, elencamos dentro do vasto universo religioso, símbolos que estão presentes na Wicca e Candomblé e como são utilizados no ambiente religioso de casa uma. Finalmente, no terceiro momento do trabalho, apresentamos e analisamos os mitos de suas respectivas gêneses e como os mesmos são apropriados dentro dessas manifestações religiosas.
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ALDENIR TEOTONIO CLAUDIO
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ENSINO RELIGIOSO: ESTUDO SOBRE PROPOSTA CURRICULAR COM BASE NO FONAPER E BNCC
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Data: 11/12/2015
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Um dos fundamentos para a realização deste trabalho surgiu a partir da minha inquietação enquanto professora de Ensino Religioso, atuando desde a implantação da disciplina, no Município de João Pessoa em 2006, percebo a dificuldade que é ministrar a disciplina e compartilho com os demais professores tais limitações, uma vez que a disciplina é obrigatória para escola e facultativa para o educando, de acordo com o artigo 33 da LDB de 1996. Desenvolveremos neste trabalho, uma metodologia com a abordagem qualitativa e descritiva através de pesquisas bibliográficas em livros, artigos científicos, revistas, PCNER e da LDB, com isso recorro as minhas memórias pedagógicas e metodológicas caracterizando historicamente toda vivência ao longo desses anos nesse componente curricular, apresentamos no capítulo I o Histórico da Religião no Brasil como ensino confessional e seu desenvolvimento ao longo de sua trajetória dentro de um contexto Laíco não proselitista, adentramos no Capítulo II demo do geral sobre a Educação e a Religião esse entrelaço político educacional realizando um recorte do currículo do Ensino religioso trabalhado e o material desenvolvido atualmente e o Capitulo III é a construção da Utopia de uma grade de conteúdos unificados como qualquer outra disciplina. Nesta construção perceberemos no desenvolver dos capítulos que Ensino Religioso é um marco estruturado de leitura e interpretação da realidade, essencial para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma, para tal possui uma linguagem própria, favorecendo a compreensão do fenômeno religioso, enfrentar situações em seu cotidiano valorizando o pluralismo e a diversidade cultural e religiosa, presente na sociedade Brasileira, na sala de aula e no cotidiano, facilitando a compreensão daqueles que acreditam em um Transcendente no âmbito geral das diferentes culturas e manifestações socioculturais e daqueles que não acreditam ou que não possuem nenhum credo religioso.
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ALDENIR TEOTONIO CLAUDIO
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ENSINO RELIGIOSO: ESTUDO SOBRE PROPOSTA CURRICULAR COM BASE NO FONAPER E BNCC
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Data: 11/12/2015
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Um dos fundamentos para a realização deste trabalho surgiu a partir da minha inquietação enquanto professora de Ensino Religioso, atuando desde a implantação da disciplina, no Município de João Pessoa em 2006, percebo a dificuldade que é ministrar a disciplina e compartilho com os demais professores tais limitações, uma vez que a disciplina é obrigatória para escola e facultativa para o educando, de acordo com o artigo 33 da LDB de 1996. Desenvolveremos neste trabalho, uma metodologia com a abordagem qualitativa e descritiva através de pesquisas bibliográficas em livros, artigos científicos, revistas, PCNER e da LDB, com isso recorro as minhas memórias pedagógicas e metodológicas caracterizando historicamente toda vivência ao longo desses anos nesse componente curricular, apresentamos no capítulo I o Histórico da Religião no Brasil como ensino confessional e seu desenvolvimento ao longo de sua trajetória dentro de um contexto Laíco não proselitista, adentramos no Capítulo II demo do geral sobre a Educação e a Religião esse entrelaço político educacional realizando um recorte do currículo do Ensino religioso trabalhado e o material desenvolvido atualmente e o Capitulo III é a construção da Utopia de uma grade de conteúdos unificados como qualquer outra disciplina. Nesta construção perceberemos no desenvolver dos capítulos que Ensino Religioso é um marco estruturado de leitura e interpretação da realidade, essencial para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade de forma autônoma, para tal possui uma linguagem própria, favorecendo a compreensão do fenômeno religioso, enfrentar situações em seu cotidiano valorizando o pluralismo e a diversidade cultural e religiosa, presente na sociedade Brasileira, na sala de aula e no cotidiano, facilitando a compreensão daqueles que acreditam em um Transcendente no âmbito geral das diferentes culturas e manifestações socioculturais e daqueles que não acreditam ou que não possuem nenhum credo religioso.
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CLAUDIANA SOARES DA COSTA
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A sacralidade tecida nos contos. Uma análise de A NOITE ESCURA E MAIS EU de Lygya Fagundes Telles.
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Data: 09/12/2015
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Ainda não disponível
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CLAUDIANA SOARES DA COSTA
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A SACRALIDADE TECIDA NOS CONTOS: UMA ANÁLISE DE A NOITE ESCURA E MAIS EU DE LYGIA FAGUNDES TELLES
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Data: 09/12/2015
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Encontramos obras literárias não religiosas que falam de manifestações sagradas, de algo ou alguém diferente da nossa condição, a humana, em que ou em quem é encontrado um sentido de pertencimento a um Totalmente Outro ou a um totalmente Eu. Dentro do universo da literatura, os contos sempre fascinaram as pessoas de todos os tempos. Os contos nos convidam a enxergar nossas vidas cotidianas, mostrando que, por trás de cada coisa e de cada evento (relatado no conto), há um esforço para pensar a realidade a partir da exigência, naturalmente humana, de que a vida precisa fazer algum sentido. E num conto contemporâneo isto é possível? Na modalidade do contador de história de antigamente isto era oralmente configurado, ouvido e compartilhado comunitariamente, no modelo atual ocorre de modo solitário, seguido pelo gesto do olho em silêncio e a sós. É nesta perspectiva, portanto, que analisaremos os contos de Lygia Fagundes Telles, em sua obra: A noite escura e mais eu, sob o olhar da busca pelo sagrado de Mircea Eliade, por ser este quem norteará a nossa pesquisa, uma vez que o autor possui uma abordagem acerca do sagrado bastante ampliada e considera a experiência humana como o centro de referência. Logo, buscamos capturar na referida obra, a expressão do sagrado na literatura, pois, as experiências sagradas estão tecidas em todas as formas de linguagens expressões do humano - orais e escritas, confessionais e laicas. Realizamos nossa pesquisa por meio da hermenêutica simbólica e comparada de Mircea Eliade (1992) em O sagrado e o profano e de Joseph Campbell (1990) mediante a trajetória do herói na obra O herói de mil faces. A abordagem foi qualitativa de tipo descritiva e bibliográfica. Consideramos, portanto, que os contos são portadores de interconexões simbólicas com imagens primordiais de dinamismos que nos remetem ao sagrado, bem como, que a vida é transfigurada pela arte, pois, por meio da literatura, há possibilidades de compreender o humano em sua conexão com o sagrado para além das religiões.
Palavras
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MAIRA DE OLIVEIRA DIAS
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PROCESSOS DE PATRIMONIALIZAÇÃO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO: O CASO DO SANTO DAIME
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Data: 07/12/2015
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Esta pesquisa busca estabelecer um panorama dos processos de patrimonialização no campo religioso brasileiro, tendo como objeto as dinâmicas patrimoniais do Santo Daime. Para isso, observaremos a relação entre cultura, religião e patrimônio. Discutiremos os processos históricos de patrimonialização no campo religioso brasileiro, iniciando o trajeto pela Igreja Católica e o tombamento do seu patrimônio edificado. Examinaremos a prática protestante acerca da patrimonialização, e o marco do tombamento do primeiro terreiro de candomblé e a relação das religiões afro-brasileiras com o patrimônio imaterial. Finalizaremos este percurso com a análise das dinâmicas patrimoniais dos novos movimentos religiosos, principalmente as religiões ayahuasqueiras. E observaremos, por meio da análise documental, os processos patrimoniais do Santo Daime, considerando tombamentos, musealização e o pedido coletivo de registro do uso ritual da ayahuasca como patrimônio imaterial brasileiro, realizado em 2008. A compreensão da religião enquanto sistema cultural de Clifford Geertz, campo e habitus de Pierre Bourdieu, e transmissão religiosa e laicidade mediadora de Danièle Hervieu-Léger, contribuirão para a análise do fenômeno que propomos analisar.
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MAIRA DE OLIVEIRA DIAS
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PROCESSOS DE PATRIMONIALIZAÇÃO NO CAMPO RELIGIOSO BRASILEIRO: O CASO DO SANTO DAIME
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Data: 07/12/2015
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Esta pesquisa busca estabelecer um panorama dos processos de patrimonialização no campo religioso brasileiro, tendo como objeto as dinâmicas patrimoniais do Santo Daime. Para isso, observaremos a relação entre cultura, religião e patrimônio. Discutiremos os processos históricos de patrimonialização no campo religioso brasileiro, iniciando o trajeto pela Igreja Católica e o tombamento do seu patrimônio edificado. Examinaremos a prática protestante acerca da patrimonialização, e o marco do tombamento do primeiro terreiro de candomblé e a relação das religiões afro-brasileiras com o patrimônio imaterial. Finalizaremos este percurso com a análise das dinâmicas patrimoniais dos novos movimentos religiosos, principalmente as religiões ayahuasqueiras. E observaremos, por meio da análise documental, os processos patrimoniais do Santo Daime, considerando tombamentos, musealização e o pedido coletivo de registro do uso ritual da ayahuasca como patrimônio imaterial brasileiro, realizado em 2008. A compreensão da religião enquanto sistema cultural de Clifford Geertz, campo e habitus de Pierre Bourdieu, e transmissão religiosa e laicidade mediadora de Danièle Hervieu-Léger, contribuirão para a análise do fenômeno que propomos analisar.
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VIVIANNE MARIE VALENÇA DE LIMA ROSAL
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ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: UMA ANÁLISE NA ABORDAGEM DIDÁTICA E TERAPÊUTICA DOS DOCENTES DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Data: 04/12/2015
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Na concepção adotada neste trabalho, o cuidado integral da saúde significa considerar o ser humano constituído por várias dimensões, com especial atenção à dimensão espiritual, responsável por dar o sentido de vida. Isso se reforça sobremodo no trato com os pacientes, porquanto afeta inegavelmente a maneira de encarar sua atual condição de fragilidade e sua relação com a enfermidade. Afeta, de igual modo, o olhar do Fisioterapeuta sobre o paciente, redimensionando significativamente sua intervenção. A abordagem integral que trouxe historicamente fundamentos para a prática da fisioterapia, não serve somente para o aluno em processo de formação acadêmica, mas também deve servir de base para que o professor considere e fomente a dimensão da espiritualidade na sua didática e na sua intervenção clínica terapêutica. Este estudo tem como objetivo verificar como os docentes do curso de fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba abordam a espiritualidade na prática docente para a aplicabilidade no âmbito do atendimento fisioterapêutico.
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VIVIANNE MARIE VALENÇA DE LIMA ROSAL
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ESPIRITUALIDADE E SAÚDE: UMA ANÁLISE NA ABORDAGEM DIDÁTICA E TERAPÊUTICA DOS DOCENTES DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Data: 04/12/2015
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Na concepção adotada neste trabalho, o cuidado integral da saúde significa considerar o ser humano constituído por várias dimensões, com especial atenção à dimensão espiritual, responsável por dar o sentido de vida. Isso se reforça sobremodo no trato com os pacientes, porquanto afeta inegavelmente a maneira de encarar sua atual condição de fragilidade e sua relação com a enfermidade. Afeta, de igual modo, o olhar do Fisioterapeuta sobre o paciente, redimensionando significativamente sua intervenção. A abordagem integral que trouxe historicamente fundamentos para a prática da fisioterapia, não serve somente para o aluno em processo de formação acadêmica, mas também deve servir de base para que o professor considere e fomente a dimensão da espiritualidade na sua didática e na sua intervenção clínica terapêutica. Este estudo tem como objetivo verificar como os docentes do curso de fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba abordam a espiritualidade na prática docente para a aplicabilidade no âmbito do atendimento fisioterapêutico.
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EDUARDO AILSON DA CRUZ
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DO TERREIRO PARA A CENA: UMA ANÁLISE DA PEÇA NEGRO OLHAR
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Data: 30/11/2015
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Com o intuito de abordar a espetacularidade do candomblé para a cena teatral contemporânea, propusemo-nos com este trabalho analisar a dimensão espetacular do Candomblé e seus elementos simbólicos presentes nas composições cênicas, assim como entender o processo de transposição pelo qual tais elementos que compõem os rituais do Candomblé sofrem. Para atingir tal objetivo tomamos o espetáculo intitulado Negro Olhar, da Cia Teatral Carona, de Blumenau SC, para análise. Com base no conceito de espetacularidade, de Armindo Jorge de Carvalho Bião, estamos assumindo que os elementos presentes nos rituais das religiões afro-brasileiras criam um fenômeno espetacular que nasce de ritos que se interligam com diferentes áreas, como o folclore, a religião, antropologia, a dança, e o teatro, por exemplo. Dessa forma, vemos uma outra possibilidade de estudar a religião, saindo dos lugares mais comuns a ela, como os templos e igrejas, percebendo-a através de seu transbordamento, através da qual podemos fazer um diálogo entre teatro e religião a partir de sua dimensão espetacular.
Palavras-chave: Gesto. Cena. Religião. Candomblé. Dança.
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EDUARDO AILSON DA CRUZ
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DO TERREIRO PARA A CENA: UMA ANÁLISE DA PEÇA NEGRO OLHAR
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Data: 30/11/2015
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Com o intuito de abordar a espetacularidade do candomblé para a cena teatral contemporânea, propusemo-nos com este trabalho analisar a dimensão espetacular do Candomblé e seus elementos simbólicos presentes nas composições cênicas, assim como entender o processo de transposição pelo qual tais elementos que compõem os rituais do Candomblé sofrem. Para atingir tal objetivo tomamos o espetáculo intitulado Negro Olhar, da Cia Teatral Carona, de Blumenau SC, para análise. Com base no conceito de espetacularidade, de Armindo Jorge de Carvalho Bião, estamos assumindo que os elementos presentes nos rituais das religiões afro-brasileiras criam um fenômeno espetacular que nasce de ritos que se interligam com diferentes áreas, como o folclore, a religião, antropologia, a dança, e o teatro, por exemplo. Dessa forma, vemos uma outra possibilidade de estudar a religião, saindo dos lugares mais comuns a ela, como os templos e igrejas, percebendo-a através de seu transbordamento, através da qual podemos fazer um diálogo entre teatro e religião a partir de sua dimensão espetacular.
Palavras-chave: Gesto. Cena. Religião. Candomblé. Dança.
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CLACIR VIRMES JUNIOR
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HERMENÊUTICA FILOSÓFICA LITERÁRIA EM DIÁLOGO COM A TEOLOGIA: O PROBLEMA DO MAL NA TRILOGIA CÓSMICA DE C. S. LEWIS
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Data: 16/11/2015
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Esta dissertação tem como objetivo estudar o problema do mal através da literatura com o
auxílio da hermenêutica filosófica literária. Para desenvolver esse tema, em primeiro lugar,
buscamos localizar este estudo dentro das ciências das religiões. Propomos que a hermenêutica
pode ser uma mediadora entre filosofia, teologia, ciências das religiões e suas respectivas
abordagens à religião. Depois, apresentamos exemplarmente como as discussões da filosofia,
da teologia e das ciências das religiões ocorrem dentro da literatura. Mostramos também,
brevemente, como o problema do mal se coloca como tema de interesse para a filosofia e para
a teologia. No final da primeira parte, introduzimos C. S. Lewis, o autor cuja a obra Além do
planeta silencioso é o objeto do nosso estudo e expomos a metodologia dessa dissertação. No
segundo capítulo, discutimos panoramicamente o problema do mal na filosofia e na teologia.
Em seguida, apresentamos um painel com os principais estudos que examinam a interface entre
o problema do mal e as obras de C. S. Lewis. Ao final do capítulo, elencamos as principais
categorias/aspectos do problema do mal que são articuladas na abordagem apologética de Lewis
em O problema do sofrimento e que ecoam na narrativa ficcional do nosso objeto de estudo. As
principais categorias/aspectos do problema do mal que se relacionam com o primeiro volume
da Trilogia cósmica são: a onipotência divina, a queda do homem, o sofrimento humano e o
sofrimento animal. Para estudar o problema do mal na literatura, buscamos na hermenêutica
filosófica literária de Paul Ricoeur um modelo de análise. Abstraímos da obra Tempo e
narrativa a tríplice mimese ricoeuriana como roteiro para o estudo de Além do planeta
silencioso. Por fim, aplicamos o modelo resultante à análise do primeiro volume da Trilogia
cósmica de C. S. Lewis. Em mímesis I, estudamos a ambientação da ficção e os personagens da
história. Em mímesis II, localizamos o capítulo da obra onde a narrativa pode ser vista como
um todo. Então, descrevemos como as categorias/aspectos do problema do mal são articuladas
nessa parte de Além do planeta silencioso, verificamos como a narrativa compartilha elementos
do corpo literário da época em que foi produzida e como ela rompe com essa tradição. Em
mímesis III, abordamos os valores e as implicações éticas práticas que podem ser verificadas
na leitura do livro. C. S. Lewis propõe em sua narrativa uma teodiceia desde um ponto de vista
teísta cristão, utilizando-se da ficção para transmitir sua maneira de entender o problema do mal
e suas implicações.
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CLACIR VIRMES JUNIOR
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HERMENÊUTICA FILOSÓFICA LITERÁRIA EM DIÁLOGO COM A TEOLOGIA: O PROBLEMA DO MAL NA TRILOGIA CÓSMICA DE C. S. LEWIS
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Data: 16/11/2015
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Ao longo do tempo, duas abordagens se desenvolveram na busca por respostas às grandes inquietações humanas: a filosofia e a teologia, uma partindo da racionalização e indagação puras; a outra, especialmente desde a perspectiva cristã, partindo do texto sagrado. Por outro lado, a literatura não argumenta da mesma maneira que a filosofia e a teologia; ao contrário, simplesmente narra e descreve os fatos da vida. Conquanto que de uma maneira diferente, a literatura se engaja com as mesmas questões que afligem filósofos e teólogos. Ela o faz, contudo, não pela via da conceitualização, mas através da narrativa. Vários autores já buscaram descobrir na literatura os assuntos abordados pela filosofia e teologia. Um dos assuntos mais importantes para ambas as áreas é o problema do mal. Mesmo nos primeiros anos do século XXI, o debate em torno do tema ainda continua. A proposta deste trabalho é mostrar como a literatura discute o problema do mal num diálogo produtivo entre filosofia e teologia. Toma-se como objeto de estudo a Trilogia cósmica, série de ficção científica em três volumes escrita pelo apologista e filósofo cristão do século XX C. S. Lewis, especialmente o primeiro livro da série: Além do planeta silencioso. Como aporte teórico para essa abordagem da literatura em diálogo com a filosofia e teologia, este estudo se volta para a hermenêutica filosófica de Paul Ricoeur, de maneira específica, como ela é articulada em sua obra em três volumes Tempo e narrativa. Para o propósito desta pesquisa, dois aspectos cruciais de sua hermenêutica filosófica literária são discutidos: a tríplice mímesis, na qual Ricoeur propões os passos para a interpretação literária, e os aspectos convergentes e divergentes da narrativa ficcional em relação a narrativa histórica.
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ALEXANDRE MENDONÇA DA SILVA
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A SANTA CEIA NO IMAGINÁRIO CRISTÃO PROTESTANTE: RITO, SÍMBOLO E PRODUÇÃO SENTIDOS
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Data: 10/08/2015
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A forma como o homem relaciona-se com o sagrado é objeto de estudo de campos diferenciados nas ciências humanas. A compreensão acerca da forma como o intelecto humano processa as manifestações do fenômeno religioso na práxis dos adeptos das religiões se dá muitas vezes pela orquestração dos ritos. A relação entre o homo religiosus e o binômio sagrado/profano ocorre quanto a ambientes, objetos ou estados psicológicos e irá variar em acentuado nível de abstração na prática dos ritos. (GRESCHAT, 2005). Nosso estudo consiste em observar o rito da Santa Ceia, celebrado pelos protestantes históricos como um dos seus cerimoniais mais significativos, através da pesquisa descritiva, bibliográfica e de campo com ministros e adeptos do protestantismo histórico das denominações: Luterana, Anglicana, e Presbiteriana, buscando responder a seguinte questão problema: Qual a relação entre a produção de sentidos proporcionada pelo rito da Santa Ceia e as estruturas de sensibilidade sistematizadas na Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand, (2002)? O método de análise utilizado é o da Análise Textual Discursiva que dissecará os dados coletados por meio de entrevistas com os textos sociais participantes do rito. (MORAIS e GALIAZZI, 2001). Nossa pesquisa justifica-se no campo das Ciências das Religiões tendo e considera o fenômeno religioso entre os adeptos da religião protestante histórica pela participação de seus fiéis no seu mais importante rito, tornando-se uma âncora para os indivíduos desse segmento religioso que se percebem legitimados em sua relação com o sagrado ao praticá-lo. (VILHENA, 2005). Entendemos que ao olhar para prática milenar do rito da Santa Ceia compreendendo suas implicações tanto teológicas quanto antropológicas, e sua relação com o imaginário no presente, nos permitirá compreender um pouco de nós mesmos, conforme conceitua Vilhena (2005), e contribuir como afirma Eliade (1991), para avançar o conhecimento geral do homem.
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SARA MOREIRA GOMES
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PANCA MAHABHUTA E SAMKHYA: OS FUNDAMENTOS DO AYURVEDA
UM ESTUDO DAS INTERFACES ENTRE A FILOSOFIA SAMKHYA E O
PRINCÍPIO DE PANCA MAHABHUTA, DO AYURVEDA
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Data: 27/07/2015
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Esta pesquisa estuda as interfaces ou relações existentes entre a filosofia Samkhya e o Ayurveda. Ayurveda é um conjunto de conhecimentos que constitui um sistema para manutenção e recuperação da saúde, bem como para prevenção contra doenças. O Ayurveda é fundamentado em princípios filosóficos que transcendem o conhecimento sobre o corpo humano e seu funcionamento e compreendem também o conhecimento do espírito, ou, melhor dizendo, aceitam essa dimensão da existência como parte fundamental e inseparável da matéria e consideram essa dimensão como imprescindível para a cura e manutenção da saúde. O Ayurveda é um sistema de medicina naturopático, ou seja, que se assenta na ideia de que a maior parte das doenças podem ser evitadas ou tratadas pela dietética à base de produtos naturais e por outros meios naturais como massagens e fitoterapia. O Samkhya é um darsana que traz uma enumeração das categorias ou elementos constituintes da natureza. É nos tratados do Samkhya que vemos desenvolvida a ideia de que a natureza e toda a existência surge e se perpetua a partir de elementos sutis muito puros e dotados de uma inteligência suprema até a criação dos elementos mais densos, que formam o que entendemos por matéria, aquilo que podemos captar através dos sentidos, inclusive a matéria que forma o corpo humano, dotado dos cinco sentidos. É aqui que está desenvolvida a ideia de que a matéria é formada dos panca mahabhuta, e essa é a importância de se estudar as relações entre o Samkhya e o Ayurveda.
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KELLY THAYSY LOPES NASCIMENTO
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O ARQUÉTIPO DA SERPENTE NOS TEXTOS SEMÍTICOS: A INTELECÇÃO INTERPRETATIVA NO CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL EGÍPCIO, MESOPOTÂMICO E HEBRAICO
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Data: 16/07/2015
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Reconhecemos nas tradições antigas a origem das narrativas míticas. Neste período a relação com o sagrado estava intrinsecamente presente no cotidiano, não havia distinção entre o sagrado e o profano, pois suas atividades se condicionavam ao divino de tal modo que nos primórdios a relação da criação das plantas, tudo o que surgia da terra para a sobrevivência era representada pela Mãe quando a associavam ao poder fecundante. Deste modo encontramos a Mãe como representação divina, assim como também há uma identificação dos animais quando são reverenciados pela sua força e também quando são o alimento. O seu sacrifício indicava uma sacralidade e este episódio se dava ritualmente. Nosso objetivo foi analisar a serpente mítica em quatro textos semíticos: o hino a Ptah, a Epopeia de Gilgamesh, o Enuma Elish e o Mito hebraico da criação. Portanto contextualizamos historicamente as tradições semitas, especificamente o Egito, a Mesopotâmia (Suméria, Babilônia) e Israel. Por sequência pesquisamos a serpente mítica nestas tradições e por fim descobrimos o arquétipo da serpente nas tradições que destacamos. Os mitos de origem nos dão respaldo para compreensão arquetípica da serpente, pois vemos que a sua representação simbólica indica as polaridades assim como uma jornada cíclica. Para tanto aplicamos a instrumentação analítica junguiana quando desenvolve o conceito de arquétipo, principalmente na obra: Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Metodologicamente utilizamos da hermenêutica simbólica e comparada de Mircea Eliade principalmente em suas obras: O sagrado e o profano e O mito do eterno retorno e buscamos entrelaçar a visão indiciária conforme Carlo Ginsburg com a intelecção interpretativa da hermenêutica crítica, ou seja, através das pistas interpretamos os textos.
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KARLA MUNIZ BARRETO OTON
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AS IMAGENS DO SAGRADO PARA OS DEPENDENTES QUIMICOS
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Data: 30/06/2015
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No decorrer dos tempos às substâncias psicoativas eram usadas no tratamento de algumas doenças, assim também como estimulantes e na devoção ao sagrado, porém, nos dias atuais o uso pela dependência de pelo menos uma droga tem sido intensificada na sociedade brasileira que aponta para o fenômeno religioso como fator que contribui de forma relevante na prevenção e recuperação da dependência química. O objetivo desta pesquisa é identificar os aspectos que contribuem para elucidar o processo de recuperação dos dependentes químicos da Instituição Manassés. Como suporte teórico abordou a imaginação simbólica, o fenômeno religioso e a teologia pública, que fundamentou a reflexão crítica e as possíveis contribuições na esfera social do nosso objeto de estudo. A metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa e para coleta dos dados utilizamos o arquétipo teste dos nove elementos, AT-9. Como primeiro resultado do estudo foi possível identificar no grupo dos dez jovens internos na instituição Manassés, as imagens do sagrado, o discurso acerca de Deus, e as crenças correspondentes para o espaço público.
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KARLA MUNIZ BARRETO OTON
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AS IMAGENS DO SAGRADO PARA OS DEPENDENTES QUIMICOS
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Data: 30/06/2015
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No decorrer dos tempos às substâncias psicoativas eram usadas no tratamento de algumas doenças, assim também como estimulantes e na devoção ao sagrado, porém, nos dias atuais o uso pela dependência de pelo menos uma droga tem sido intensificada na sociedade brasileira que aponta para o fenômeno religioso como fator que contribui de forma relevante na prevenção e recuperação da dependência química. O objetivo desta pesquisa é identificar os aspectos que contribuem para elucidar o processo de recuperação dos dependentes químicos da Instituição Manassés. Como suporte teórico abordou a imaginação simbólica, o fenômeno religioso e a teologia pública, que fundamentou a reflexão crítica e as possíveis contribuições na esfera social do nosso objeto de estudo. A metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa e para coleta dos dados utilizamos o arquétipo teste dos nove elementos, AT-9. Como primeiro resultado do estudo foi possível identificar no grupo dos dez jovens internos na instituição Manassés, as imagens do sagrado, o discurso acerca de Deus, e as crenças correspondentes para o espaço público.
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KARLA MUNIZ BARRETO OTON
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AS IMAGENS DO SAGRADO PARA OS DEPENDENTES QUIMICOS
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Data: 30/06/2015
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No decorrer dos tempos às substâncias psicoativas eram usadas no tratamento de algumas doenças, assim também como estimulantes e na devoção ao sagrado, porém, nos dias atuais o uso pela dependência de pelo menos uma droga tem sido intensificada na sociedade brasileira que aponta para o fenômeno religioso como fator que contribui de forma relevante na prevenção e recuperação da dependência química. O objetivo desta pesquisa é identificar os aspectos que contribuem para elucidar o processo de recuperação dos dependentes químicos da Instituição Manassés. Como suporte teórico abordou a imaginação simbólica, o fenômeno religioso e a teologia pública, que fundamentou a reflexão crítica e as possíveis contribuições na esfera social do nosso objeto de estudo. A metodologia utilizada foi à pesquisa descritiva, de campo, com abordagem qualitativa e para coleta dos dados utilizamos o arquétipo teste dos nove elementos, AT-9. Como primeiro resultado do estudo foi possível identificar no grupo dos dez jovens internos na instituição Manassés, as imagens do sagrado, o discurso acerca de Deus, e as crenças correspondentes para o espaço público.
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HUGO LEONARDO CAVALCANTI DA SILVA
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A Crítica de Nietzsche à formação do Cristianismo em O Anticristo
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Data: 30/06/2015
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Esta dissertação busca analisar as interpretações mais correntes do conceito nietzschiano do anticristo, elencando a distinção da constituição da moralidade teológica cristã e da prática evangélica de Jesus. A filosofia do martelo de Nietzsche se faz presente nesta perspectiva, visto que desconstrói séculos de dominação do rebanho impostas pela igreja cristã. Assim, desembocamos na leitura de O Anticristo enquanto obra fundamental de esclarecimento da verdadeira pretensão dos sacerdotes dogmáticos. A afirmação da vida neste mundo e não num outro é que torna o indivíduo autônomo. A capacidade intelectiva e o senso crítico moldam o homem livre, o homem de espírito livre.
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JOSE EUDES GOMES PINHEIRO JUNIOR
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Atitude religiosa, depressão e percepção da dor em pacientes com fibromialgia: um estudo à luz do sentido da vida
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Data: 30/06/2015
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É importante ampliar o conhecimento sobre as necessidades do corpo, da alma e do espírito das pessoas para chegarmos ao entendimento da vida do homem. Muitos indivíduos portadores de fibromialgia utilizam suas crenças religiosas para o enfrentamento da doença (copping religioso). Poucos estudos relacionam os portadores de fibromialgia à sua espiritualidade e atitude religiosa. Esse estudo tem como objetivo Avaliar os níveis de realização de sentido, religiosidade, depressão, qualidade de vida e suas relações com a percepção da dor em pacientes com fibromialgia. A pesquisa foi desenvolvida no Serviço de Fisioterapia e Reumatologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) com uma amostra de 100 pacientes de fibromialgia com idades entre 18 e 59 anos. Foi realizada confirmação diagnóstica de fibromialgia utilizando os critérios do Colégio Americano de Reumatologia de 2010 e 1990. Os participantes foram convidados a responder um questionário socioeconômico, a Escala de Atitude Religiosa (EAR 20), o Questionário de Sentido de Vida (QSV), o Questionário de Impacto da Fibromialgia (QIF) e o Inventário de Depressão de Beck II (BECK II). Foi realizada uma análise descritiva dos dados através de média e desvio padrão das variáveis do estudo, foi observada as correlações entre os instrumentos do estudo através do coeficiente de Pearson. Os resultados demonstraram que a amostra possuía idade média de 47,82 e desvio padrão de 6,24 e referiram na contagem de pontos dolorosos uma média de 15,01 e desvio padrão de 1,97. Sobre os critérios do Colégio Americano de Reumatologia (2010), o Índice de Dor Generalizada (IDG) e da Escala de Gravidade dos Sintomas (EGS) apresentaram uma média de 11,56 (dp= 2,76) e 9,32 (dp= 1,62), respectivamente. Sobre a opção religiosa, 47% se autodenominaram católicos e 46% evangélicos. Em relação à atitude religiosa, foi observada uma média de 23,14 (dp=6,38) no domínio conhecimento religioso. Foi possível observar que os pacientes apresentaram uma capacidade funcional média de 15,88 (dp= 5,64). Um total de 60% dos participantes apresentaram depressão moderada, a média geral obtida através do BECK II foi de 23,97 (dp=7,26). Quantos as correlações foi observado valores significativos (p<0,01) entre a capacidade funcional e corporeidade religiosa (r=-0,304), entre o Índice de Dor Generalizada e presença de sentido (r=-0,442), entre o BECK II e o Índice de Dor Generalizada (r= 0,271) e BECK II e a Escala de Gravidade dos Sintomas (r= -0,305). Além disso, foi testado um modelo teórico embasado na teoria da noopsicossomática de Viktor Frankl para a amostra em questão pelo programa AMOS (versão 7) e foi encontrado um modelo estatisticamente significativo com os índices: X2/gl= 1,10; GFI= 0,99; AGFI=0,94;CFI=0,99 e RMSEA=0,03 (IC90%=0,00-0,18), Pclose=0,45. No modelo encontrado, as saturações (λ) foram diferentes de zero. No modelo, o domínio corporeidade religiosa da Escala de Atitude Religiosa associou-se com a presença de sentido (λ=-0,06), com o Inventário de Depressão de Beck II (λ=-0,24) e com a busca de sentido (λ=0,18) que por sua vez se associou com o índice de Dor Generalizada IDG (-0,13). A presença de sentido associou-se com o Índice de Dor Generalizada do critério diagnóstico de Fibromialgia de 2010 (λ = -0,39) e o Inventário de Depressão de Beck II (λ=-0,21) que por sua vez se relaciona com também com o índice de dor Generalizada (λ=0,19). Contudo, o estudo apresentou evidência empíricas de um modelo teórico explicativo da teoria da noopsicossomática de Viktor Frankl em pacientes com fibromialgia e sobre a relevância do sentido de vida como também da religiosidade no processo saúde-doença dos portadores de fibromialgia.
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ANA CRISTINA DE ALMEIDA CAVALCANTI BASTOS
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A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ENSINO RELIGIOSO: Um novo olhar
sobre a inclusão de alunos com deficiência na escola
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Data: 30/06/2015
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O Ensino Religioso normatizado pela Lei 9.475/97, enquanto parte integrante da
formação básica do cidadão é um lócus privilegiado para pr omoção do reconhecimento e
assunção cultural das pessoas pertencentes às minorias, dentre elas, as pessoas com
deficiência que, por apresentarem algum impedimento de longo prazo de natureza física,
intelectual ou sensorial, são mais suscetíveis às situaçõe s de exclusão. Destarte, esta pesquisa
tem como objetivo geral investigar a importância da formação do professor do ensino
religioso em educação especial/inclusiva na perspectiva dos direitos humanos com vistas a
fortalecer o processo de inclusão de alunos com deficiência na escola. Como objetivos
específicos: Contextualizar o fenômeno da exclusão/inclusão da pessoa com deficiência no
tempo mítico e histórico e de como a exclusão se evidencia de forma mais visível ao longo do
tempo nos aspectos socioeconômicos, religiosos e educacionais dessas pessoas; apresentar
documentos norteadores voltados à educação inclusiva, ensino religioso e direitos humanos
em âmbito internacional e nacional, procurando dialogar com essas três áreas de
conhecimento com vistas à fundamentação da inclusão do aluno com deficiência na escola e
enunciar os saberes necessários para uma docência inclusiva na perspectiva dos direitos
humanos, apresentando um perfil do professor do Ensino Religioso fundamentado a partir da
Pedagogia da Autonomia. A dissertação foi estruturada contendo uma introdução - Através
das janelas da alma: ressignificando olhares! - três capítulos: Um olhar sobre o tempo: o
percurso entre a exclusão e a inclusão da pessoa com deficiência para se situar enquanto sujeito de direitos; um recorte no olhar para o ensino religioso: saindo da exclusão do proselitismo para a visibilização das minorias! A formação do professor do ensino religioso na perspectiva dos direitos humanos: ampliando o foco do olhar; e as considerações finais: um novo olhar sobre a inclusão do aluno com deficiência na escola . Este estudo foi realizado tendo como abordagem metodológica uma Pesquisa teórico-metodológica documental e bibliográfica sobre educação especial/inclusiva, ensino religioso e Dire itos Humanos, procurando sempre promover a interface entre os saberes, tendo a diversidade como eixo norteador Autores como Santiago (2011), Silva (2009), Freire (1996; 2002), Holmes (2010), Souza (2013), Escarião (2009; 2013), Frankl (1991), Martins (1997) Junqueira (2009; 2011) Passos (2007) Gonsalves (2012; 2015a; 2015b) e outros contribuíram com o aporte teórico.
Pelo fato do ER ter seus Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNER´s alicerçados nos
princípios de cidadania, respeito à diversidade, tolerância no entendimento do outro e na
relação do ser humano em sua busca pelo transcendente e dentro de uma visão epistemológica
e pedagógica se posicionar contra situações de preconceito e intolerância, torna -se um
componente curricular apropriado para trazer à tona questões pertinentes à educação
inclusiva, uma vez que esta também possui o respeito à diversidade como um dos seus
princípio norteadores. A relevância dessa pesquisa consiste em provocar reflexões sobre o
papel concreto que o professor do Ensino Religioso pode desempenhar enquanto facilitador
da educação inclusiva no tocante à inclusão de alunos com deficiência numa escola aberta e
plural, voltada para garantir não somente o acesso de todos os alunos, mas a permanência com
sucesso no ambiente escolar.
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WANDERLANYA CRISTINA SILVA DE MOURA
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CONSCIÊNCIA DA FINITUDE E VALORES HUMANOS: UM ESTUDO COM IDOSOS EM INSTITUIÇÕES DE LONGA PEMANÊNCIA
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Data: 29/06/2015
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Desde a antiguidade, crenças, práticas religiosas e experiências espirituais se constituem como temas consistentes que influencia nas diversas sociedades. Na atualidade pesquisas sugerem a importância da prática religiosa e espiritual, fazendo crescer significativamente o número de pesquisas nesta área. A religiosidade pode ajudar no processo de envelhecimento humano, visto que o cuidado ao ser que envelhece requer uma percepção a esta fase tão singular da vida. Nesta perspectiva esse estudo teve como objetivo geral: identificar o impacto da consciência da finitude na estrutura valorativa nos idosos. E como objetivos específicos: Averiguar a relação entre a percepção ontológica do tempo (passado, presente e futuro) e a atitude religiosa dos idosos; Examinar as relações entre o sentido na vida e a atitude religiosa dos idosos. Conhecer a influência dos valores humanos, das atitudes religiosas e da percepção do tempo na busca e presença de sentido. Participaram da pesquisa 50 idosos de Instituições de Longa permanência, os mesmos responderam a um conjunto de seis questionários: sócio demográfico; questionário dos valores básicos; questionário sentido de vida; questionário dos valores básicos II; escala de atitude religiosa; escala de percepção ontológica do tempo. Os resultados quanto ao impacto da consciência da finitude na estrutura valorativa nos idosos, sugeriu uma diferença significativa na estrutura valorativa quando perspectiva da morte é inserida. Destarte, de forma mais específica, constata-se que as médias dos tipos de orientação (pessoal, central e social) reduzem significativamente quando pensados retrospectivamente tendo em conta a própria mortalidade (p < 0,001). Em relação a percepção ontológica do tempo (passado, presente e futuro) e a atitude religiosa dos idosos, constatou-se que a percepção de sentido no presente se associou significativamente com o conhecimento (r= 0,42, p < 0,01), o comportamento (r = 0,43, p < 0,01), o sentimento (r = 0,38, p < 0,01) e a corporeidade religiosa (r = 0,43, p < 0,01). No que se refere ao passado, apenas o corporeidade se associou com essa variável (r = 0,31, p < 0,05) e, por fim, no que tange ao futuro, tanto o conhecimento religioso (r = 0,34, p < 0,05) quanto o comportamento religioso se correlacionaram com esse fator. As relações entre o sentido na vida e a atitude religiosa dos idosos os resultados sugerem que a presença de sentido se correlaciona com conhecimento (r = 0,44, p < 0,01), comportamento (r = 0,28, p < 0,05) e sentimento (r = 0,28, p < 0,05). Já a busca de sentido se associa diretamente com o conhecimento religiosos (r = 0,48, p < 0,01) e com a corporeidade religiosa (r = 0,30, p < 0,05). Quanto as contribuições significativas para explicar a presença de sentido foram as variáveis percepção do presente (β = 0,40) e a subfunção existência (β = 0,34) que juntas explicaram 37% da variância, se apresentou mais adequado. Já o modelo 2, que apresentou o índice de correlação múltipla de F (2) = 13,48; p< 0,001, indicou que tanto o conhecimento religioso (β = 0,40) quanto a subfunção suprapessoal (β = 0,38) contribuem juntas 34% da variância para explicar a busca de sentido. Desta forma, a pesquisa mostra evidências que a religiosidade e espiritualidade podem ser recursos mediadores na busca de sentido de vida.
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JOAO BERNARDINO DA SILVA
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ESPIRITUALIDADE NO CUIDADE EM SAÚDE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MEDICINA E DE ENFERMAGEM
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Data: 29/06/2015
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Nos dias atuais a relação entre espiritualidade e saúde vem se estreitando cada vez mais. Tendo em conta essa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi compreender os significados e a relação entre espiritualidade, saúde e cuidado, segundo as concepções de estudantes da área de saúde. Foram entrevistados 60 discentes, sendo metade do curso de Medicina e a outra metade do curso de Enfermagem, em uma universidade pública do município de João Pessoa PB, de ambos os sexos. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento composto por duas partes: a primeira consistiu em um questionário sociodemográfico com intuito de apreender a idade, sexo, estado civil, escolaridade, religião, prática religiosa e frequência religiosa dos participantes do estudo; a segunda parte continha quatro questões sobre a temática central do estudo: O que você entende por espiritualidade? Qual a importância da religião em sua vida? Em sua opinião, quais as relações entre espiritualidade e cuidado? Qual importância da espiritualidade do paciente em seu processo saúde-doença? Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Verificou-se que estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem atribuem o conceito de espiritualidade a religiosidade, evidenciando uma visão reducionista da dimensão espiritual do homem. No tocante a relação existente entre a espiritualidade e o cuidado profissional, a maioria dos estudantes de medicina correlacionou-a com a atenção profissional holística, uma vez que eles reconhecem a interferência da espiritualidade na recuperação do paciente. Por outro lado, grande parte dos acadêmicos de enfermagem associou essa relação com o cuidado humanizado, o qual repercute positivamente no prognóstico do ser cuidado. Em relação à interface entre espiritualidade e o processo saúde-doença, notou-se que os estudantes de ambos os cursos reconhecem a influência desses no processo de cura, enfrentamento da doença e aumento da adesão ao tratamento. Concluiu-se que grande parte dos estudantes de medicina quanto os de enfermagem reconhecem a importância da espiritualidade e de sua influência no processo saúde-doença, porém seus discursos evidenciam a carência de discernimento entre o que é espiritualidade, religião e religiosidade.
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JOAO BERNARDINO DA SILVA
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ESPIRITUALIDADE NO CUIDADE EM SAÚDE: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MEDICINA E DE ENFERMAGEM
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Data: 29/06/2015
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Nos dias atuais a relação entre espiritualidade e saúde vem se estreitando cada vez mais. Tendo em conta essa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi compreender os significados e a relação entre espiritualidade, saúde e cuidado, segundo as concepções de estudantes da área de saúde. Foram entrevistados 60 discentes, sendo metade do curso de Medicina e a outra metade do curso de Enfermagem, em uma universidade pública do município de João Pessoa PB, de ambos os sexos. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento composto por duas partes: a primeira consistiu em um questionário sociodemográfico com intuito de apreender a idade, sexo, estado civil, escolaridade, religião, prática religiosa e frequência religiosa dos participantes do estudo; a segunda parte continha quatro questões sobre a temática central do estudo: O que você entende por espiritualidade? Qual a importância da religião em sua vida? Em sua opinião, quais as relações entre espiritualidade e cuidado? Qual importância da espiritualidade do paciente em seu processo saúde-doença? Os dados foram analisados por meio de análise de conteúdo. Verificou-se que estudantes dos cursos de Medicina e de Enfermagem atribuem o conceito de espiritualidade a religiosidade, evidenciando uma visão reducionista da dimensão espiritual do homem. No tocante a relação existente entre a espiritualidade e o cuidado profissional, a maioria dos estudantes de medicina correlacionou-a com a atenção profissional holística, uma vez que eles reconhecem a interferência da espiritualidade na recuperação do paciente. Por outro lado, grande parte dos acadêmicos de enfermagem associou essa relação com o cuidado humanizado, o qual repercute positivamente no prognóstico do ser cuidado. Em relação à interface entre espiritualidade e o processo saúde-doença, notou-se que os estudantes de ambos os cursos reconhecem a influência desses no processo de cura, enfrentamento da doença e aumento da adesão ao tratamento. Concluiu-se que grande parte dos estudantes de medicina quanto os de enfermagem reconhecem a importância da espiritualidade e de sua influência no processo saúde-doença, porém seus discursos evidenciam a carência de discernimento entre o que é espiritualidade, religião e religiosidade.
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ROSÂNGELA MARTINS DO VALE
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REPRESENTAÇÃO SOCIAL SOBRE FÉ E RAZÃO NO ESPAÇO PÚBLICO EDUCACIONAL, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA.
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Data: 29/06/2015
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Este estudo, nas Ciências das Religiões, destaca a religião e a filosofia como possibilidade de
conhecimento das representações sociais sobre fé e razão. Nesta perspectiva, estudamos as representações sociais que surgem no espaço público educacional, da relação fé e razão na dinâmica da construção do conhecimento através das práticas pedagógicas dos ensinantes / aprendentes. Para isso, abordamos o diálogo filosófico, histórico e sociocultural, fundamentado nos teóricos Paul Tillich (1886 1965), cuja visão crítico-reflexiva é de extrema importância, René Descartes (1596 1650) com o Discurso do Método e Meditações, destacando a importância do método para o conhecimento científico e Emmanuel Kant (1724 1804) com as obras Crítica da Razão Pura e A Religião nos Limites da Simples Razão, uma vez que se relacionam com os conceitos investigados e contribui nesse diálogo numa posição que evita o dogmatismo e o fanatismo. As reflexões finais descrevem o estudo das representações sociais como frutífero para compreender as relações de fé/razão,
Religião/Ciência entre o pensamento do sujeito e o contexto de produção social dos espaços
públicos escolares, tendo em vista que a construção social neste espaço heterogêneo surge das
interações nas esferas subjetiva, intersubjetiva e transubjetiva. Neste sentido, a partir da
concepção do ser humano integral enquanto ser biopsicossocial e espiritual que vivencia e expressa sua fé ou sua espiritualidade na experiência total de sua vida, propomos que as religiões, com suas representações de fé e práticas religiosas, sejam compreendidas nos contextos de produções sociais dos espaços públicos escolares, na transdisciplinaridade da educação integral, com o objetivo de educar o ser humano para viver e conviver com o outro na sua diversidade.
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DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS
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A IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO RELIGIOSO
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Data: 26/06/2015
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Antes do surgimento da escrita, a imagem era um meio de comunicação que contribuía para expressar as relações sociais, a cultura e a ideologia da época. Com o desenvolvimento da civilização, ela perdeu seu caráter natural, o que levou à configuração de um novo sistema de símbolos, desde o ideograma até o surgimento do alfabeto, que acarretou o rompimento com as comunicações de natureza imagética. Todavia, o advento da pós-modernidade e o avanço da cultura midiática estabeleceram um novo conceito de sociedade, marcado pelo simbólico e pela proliferação da imagem. Devido à abrangência do tema imagem‟, nos vários campos do conhecimento, delimitamos nossa análise em torno do imaginário religioso nas imagens contidas nos livros didáticos de Ensino Religioso (LDER), a partir da hermenêutica simbólica de Gilberto Durand. Nesse sentido, a pesquisa concentrou-se, inicialmente, em explicitar alguns pressupostos teóricos que norteiam e dão sustentação à análise empreendida, fortalecer sua relevância sobre a
tríade imaginário religioso, imagem visual e livro didático‟ e consolidar e colaborar com o desenvolvimento de pesquisas sobre as representações simbólicas religiosas, tendo em vista refletir sobre a problemática da imagem visual no LDER, a fim de utilizá-la crítica e criativamente nos espaços educativos escolares e não escolares. Os achados de pesquisa apontaram para a presença garantida da imagem visual no LDER, sobretudo nos gêneros desenho, pintura fotografia e infoimagem, com a hegemonia da fotografia. Embora seja vislumbrado o tratamento da imagem como objeto de conhecimento, portanto, codificador de representações simbólicas religiosas, o uso pedagógico predominante é o ilustrativo. A configuração geral do LDER foi estruturada a partir de uma representação imaginária de viés místico-religioso, pautado numa concepção teológica e messiânica da religião.
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DAFIANA DO SOCORRO SOARES VICENTE CARLOS
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A IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO RELIGIOSO
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Data: 26/06/2015
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Antes do surgimento da escrita, a imagem era um meio de comunicação que contribuía para expressar as relações sociais, a cultura e a ideologia da época. Com o desenvolvimento da civilização, ela perdeu seu caráter natural, o que levou à configuração de um novo sistema de símbolos, desde o ideograma até o surgimento do alfabeto, que acarretou o rompimento com as comunicações de natureza imagética. Todavia, o advento da pós-modernidade e o avanço da cultura midiática estabeleceram um novo conceito de sociedade, marcado pelo simbólico e pela proliferação da imagem. Devido à abrangência do tema imagem‟, nos vários campos do conhecimento, delimitamos nossa análise em torno do imaginário religioso nas imagens contidas nos livros didáticos de Ensino Religioso (LDER), a partir da hermenêutica simbólica de Gilberto Durand. Nesse sentido, a pesquisa concentrou-se, inicialmente, em explicitar alguns pressupostos teóricos que norteiam e dão sustentação à análise empreendida, fortalecer sua relevância sobre a
tríade imaginário religioso, imagem visual e livro didático‟ e consolidar e colaborar com o desenvolvimento de pesquisas sobre as representações simbólicas religiosas, tendo em vista refletir sobre a problemática da imagem visual no LDER, a fim de utilizá-la crítica e criativamente nos espaços educativos escolares e não escolares. Os achados de pesquisa apontaram para a presença garantida da imagem visual no LDER, sobretudo nos gêneros desenho, pintura fotografia e infoimagem, com a hegemonia da fotografia. Embora seja vislumbrado o tratamento da imagem como objeto de conhecimento, portanto, codificador de representações simbólicas religiosas, o uso pedagógico predominante é o ilustrativo. A configuração geral do LDER foi estruturada a partir de uma representação imaginária de viés místico-religioso, pautado numa concepção teológica e messiânica da religião.
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WELLIDA KARLA BEZERRA ALVES
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A JUREMA SAGRADA E O DESAFIO NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data: 26/06/2015
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O presente trabalho traz o desafio da apresentação da Jurema Sagrada como temática
relacionada às matrizes afro-brasileiras e indígenas junto ao Ensino Religioso. Buscando
fazer um resgate histórico e cultural dos indígenas do Nordeste, e apresentando uma
proposta didática de como abordar a temática em sala de aula. O trabalho foi organizado
em três etapas, onde na parte introdutória é realizada toda a apresentação e fundamentação
teórica e metodológica da pesquisa, além de conceitos construídos a partir de vários
autores das Ciências das Religiões tais como: religião, magia, prática pedagógica e
educação. O trabalho de cunho bibliográfico também contou com ação antropológica em
campo empírico, onde se desenvolveu atividades de observação, entrevista semiestruturada e relatos de história oral. No segundo capítulo apresentamos uma síntese histórica do Ensino Religioso do Brasil, do período pré-cabraliano à contemporaneidade, atrelando-a a história da educação brasileira. No último capítulo apresentamos a Jurema Sagrada como religião afro-indígena oriunda em sua premissa dos indígenas do Nordeste.
Destaca os indígenas da Paraíba e o desenvolvimento da prática religiosa em nosso estado
a partir da pratica do Catimbó em Alhanda- PB. Busca situar a temática ao campo
educacional e organizar uma proposta didática de como abordá-la junto à comunidade
discente. A pesquisa contou com uma vasta bibliografia especializada ,tais: Roger Bastide
(1945), Figuereido (1976) , Darcy Ribeiro (1995) ,Neuhof (1942), Mello (2002), Gândavo
(2007), Léry (1961) e outros mais específicos da temática tais como Vanderzande ( 1975),
Assunção (2010), Salles (2010), Andrade (1983) , Mota (2007) ou ainda teóricos que
contribuíram com as Ciências das Religiões e o Ensino Religioso ligadas a outras áreas de
conhecimento como: Durkheim (1989), Greschat (2005), Tomas Keityn, Passos ( 2006),
Junqueira (2012); Eliade (2009), Agnolin (2013), Hanegraaff (1966), Lévy-Strauus
(1975), Guerriero (2010), Park (2010). Traz referências a excelência e a educação
significativa de Freire (1996), Libâneo (1992), entre outros. Bases legais como as leis
11.645, da LDBEN, o Art. 33 da mesma lei e a Declaração Sobre os Direitos das Pessoas
Pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas, aprovada pela
resolução 47/135 da Assembleia Geral da ONU de 18 de dezembro de 1992, auxiliaram no
embasamento de todo trabalho. Reflexões sobre a construção curricular e a história do
Ensino Religioso no Brasil e sua firmação como componente curricular também foram
destacados. Muitos resultados da pesquisa estão apresentados costurados ao corpo textual,
desde a coleta de informações junto à comunidade religiosa, até o posicionamento e
dificuldades apresentados pelo professores de Ensino Religioso na abordagem da temática
em sala de aula.
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MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS
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O ENSINO RELIGIOSO E O PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO: interfaces e
articulações no currículo
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Data: 19/06/2015
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Esse estudo tem como objetivo buscar interfaces na proposta curricular do Programa
Escola Zé Peão e suas possíveis articulações com o Ensino Religioso. Tendo em vista
que há uma necessidade de incluir o Ensino Religioso na proposta curricular desse
programa, uma vez que esse ensino é reconhecido pelas legislações da educação
brasileira global e local enquanto uma área de conhecimento. Essa argumentação se
fortalece pelo fato de que o Ensino Religioso passa ser uma especificidade da Educação
Popular, pois essa educação vislumbra seu olhar para a diversidade cultural. A
problemática que está sendo levantada foi apoiada, legitimada e concluída através das
legislações que rege o Ensino Religioso, entre elas a Constituição de 1988, a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação (LDB de n° 9394/96), Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Religioso (PCNER, 1997), além disso, foi feito interlocuções
bibliográficas com principais teóricos como: Freire (1980, 1981, 1983, 2004), Zotti
(2004), Passos (2007), Junqueira e Blanck (2013), Silva (2011), entre outros autores, e
também através dos procedimentos metodológicos qualitativos realizados nesse estudo,
o qual foi feito um Estado da Arte das bibliografias disponíveis pelo Programa de Pós
graduação em Educação (PPGE/UFPB), pela análise do material pedagógico
(planejamento e sistematização) do ano e atuação da autora no Programa Escola Zé
Peão (PEZP) e pelas análises dos discursos dos educadores, os coordenadores e
idealizador desse programa.
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SUNAMITA ARAÚJO PEREIRA DAMASCENO
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FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE DOCENTES DE ENSINO RELIGIOSO:
REFLEXOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES QUE LECIONAM
NO ENSINO FUNDAMENTAL
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Data: 19/06/2015
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Hoje, o Ensino Religioso é parte integrante das áreas do conhecimento, sendo previsto para a
composição do currículo do Ensino Fundamental brasileiro, conforme preconiza a Resolução
nº 2 da Câmara de Educação Básica, de 7 de abril de 1998. Tendo isso em vista, esse
componente deve pautar-se no processo de questionamento, investigação e de boa convivência,
de modo a garantir o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil. E ntendemos que, para
tal, é necessária formação docente específica na área das C iências das Religiões. Assim, nesta
dissertação, partimos das seguintes perguntas: como se configura a prática pedagógica de um
sujeito que possui formação inicial e continuada na área das Ciências das Religiões e de um que
advém de outra área? Tais professores possuem saberes que garantam os conhecimentos
necessários para uma prática docente coerente e de qualidade? Buscando conhecer esse
contexto, fizemos uso de pesquisa bibliográfica especializada e de pesquisa de campo.
Coletamos nossos dados mediante aplicação de um questionário com respostas abertas
(LAVILLE; DIONNE, 1999) e fizemos observação não -estruturada (LAVILLE; DIONNE,
1999) de aulas de Ensino Religioso em três escolas municipais da cidade do Natal/RN, contando
com a participação de quatro professores de Ensino Religioso dessa rede de ensino. Importa
salientar, ainda, que nossos objetivos são: observar como ocorrem as aulas de Ensino Religioso
dos professores colaboradores da pesquisa da rede municipal de ensino de Natal em contextos
e momentos diferentes; identificar, em tais aulas, a prática pedagógica do professor de Ensino
Religioso o que fazem e como fazem; e analisar se há pontos comuns na prática pedagógica
dos professores que têm formação específica frente aos que não possuem. Diante disso,
observamos que a formação dos sujeitos da pesquisa tem refletido na sua atuação como
professores de Ensino Religioso. Os docentes que não possuem formação inicial nessa área de
conhecimento apresenta inconsistência quanto ao que se é trabalhado e, por ora, não consegue
fazê-lo adequadamente. No entanto, percebemos que o professor que possui a formação também
aponta algumas dificuldades no quesito didático -pedagógico do Ensino Religioso. Assim, esta
dissertação é direcionada para professores de Ensino Religioso e a todos quantos se dedicam
aos estudos das Ciências das Religiões.
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SILVIA XAVIER DA COSTA MARTINS
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CICLOS EM DANÇA: O (re) encontro com a espiritualidade e a feminilidade no processo arteterapêutico
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Data: 18/06/2015
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Esta dissertação traz como objetivo principal a compreensão da relevância da espiritualidade na prática da Arteterapia de abordagem junguiana. Tendo a psicologia analítica junguiana como fundamentação teórica central, esta pesquisa, realizada no período de Junho a Setembro de 2014, apresenta um relato de experiência que envolve espiritualidade e dança do ventre no processo arteterapêutico. Participaram desta pesquisa dez mulheres usuárias do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde Equilíbrio do Ser, em João Pessoa PB, com faixa etária entre 37 e 62 anos de idade. Seguindo a metodologia para trabalhos em grupo de Arteterapia, a dança do ventre foi utilizada como recurso que possibilitou o desbloqueio do processo criativo, facilitando a expressão dos conteúdos internos. Este estudo, apoiado na metodologia da História Oral, buscou em entrevistas e caderno de campo registrar relatos sobre a importância deste processo para distintos aspectos das vidas das colaboras. A análise dos dados permitiu compreender a importância deste trabalho arteterapêutico, onde foi ressaltado o valor do despertar para a dimensão da espiritualidade, da busca do autoconhecimento, da redescoberta do feminino, do prazer de dançar, do cuidar de si e do outro, melhorando a saúde e a qualidade de vida das participantes. Os resultados dessa pesquisa apresentaram ainda a espiritualidade como um importante elemento para o processo arteterapêutico, ampliando a abrangência dessa modalidade terapêutica e enriquecendo os benefícios alcançados, criando, enfim, novas perspectivas diante dos desafios da existência.
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ROBERTO PEREIRA VERAS
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SCHOPENHAUER E OS UPANISHADS: Vontade e Representação na tradição indiana
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Data: 17/06/2015
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Esta pesquisa tenciona explicitar de maneira sintética um direcionamento filosófico sobre a
teoria de Arthur Schopenhauer (1788-1860) com a filosofia sagrada do hinduísmo. Para tanto, iremos analisar de forma hermenêutica-conceitual o tomo I e II de sua obra máxima O mundo como vontade e representação de 1819, assim como os Upanishads: Isha, Kena e Mundaka. Feito isso, estaremos percebendo quais os elementos e tendências que proporcionaram ao filósofo de Danzig o acesso autêntico da filosofia oriental, bem como a relação existente em seu pensamento que inexoravelmente estabelece uma analogia ainda na juventude como elemento edificante em sua tese máxima acerca da Vontade. Assim decorrendo, perceberemos que a Vontade atua em seus mais variados graus de objetivação estruturando a existência das coisas através de uma pluralidade de estados que resultam na univocidade da essência do ser enquanto coisa-em-si.
Palavras-Chave: Schopenhauer. Upanishads. Vontade.
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TATIANE RIBEIRO DE LIMA
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ANTROPOFAGIA E O SEU SABOR SAGRADO: RESSIGNIFICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE BRASILEIRA
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Data: 17/06/2015
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Pretendemos mostrar nesse trabalho os caminhos percorridos pela antropofagia no
Brasil, desde a chegada dos colonizadores, até a forma como hoje tratamos desse
assunto em nossa sociedade. Para tanto utilizaremos como parâmetro de estudo os
relatos etnográficos e as crônicas de história dos navegadores do século XIV e XV, onde
os desbravadores dos oceanos relatam com detalhes os rituais de antropofagia que
aconteciam no novo mundo. Entretanto, nesse trabalho nos ateremos às narrativas que
observam o comportamento específico dos Tupinambá do Brasil. A analise desses
relatos dos navegadores nos trará a forma primeira como à antropofagia foi vista e
retratada, na visão dos Europeus. No decorrer de nossa pesquisa pretendemos mostrar
como a antropofagia foi vivida pela população brasileira e onde essa tradição religiosa
indígena extinta encontrou espaço para poder sobreviver na cultura e no imaginário
do brasileiro. Da colonização até os nossos dias a antropofagia percorreu um longo e
difícil caminho, passando de uma absurda animalidade a Tabu cultural algo que se
prefere ignorar. Sempre mal vista e mal interpretada. Hoje ainda carregamos em nosso
inconsciente coletivo a mesma visão de canibalismo que tiveram os grandes
navegadores na época do descobrimento. Nesse trabalho pretendemos trazer uma nova
visão, mostrar o outro lado, a versão indígena da antropofagia não como um ato de
animalidade, mas como parte integrante e fundamental da vivência religiosa dos
índios, e como ponto crucial para a formação da identidade nacional. Para tanto
trataremos desse tema utilizando com métodos de análise a hermenêutica simbólica
Eliadiana e a Teoria Geral do Imaginário (TGI) de Gilbert Durand, como pilares de
apoio. Para que possamos demostramos onde se encontra o sagrado nos rituais de
antropofagia indígena bem como demostrar onde se encontra a antropofagia sagrada em
nossa sociedade, utilizamos como método pesquisas bibliográficas, documentais e
entrevistas, a compilação desse material nos possibilitou demostrar que a frase somos
todos canibais do antropólogo francês Levi Strauss encaixa -se perfeitamente no perfil
indenitário do Brasil principalmente por que a antropofagia ainda está presente na
vivencia dos brasileiros.
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TATIANE RIBEIRO DE LIMA
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ANTROPOFAGIA E O SEU SABOR SAGRADO: RESSIGNIFICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE BRASILEIRA
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Data: 17/06/2015
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Pretendemos mostrar nesse trabalho os caminhos percorridos pela antropofagia no Brasil, desde a chegada dos colonizadores, até a forma como hoje tratamos desse assunto em nossa sociedade. Para tanto utilizaremos como parâmetro de estudo os relatos etnográficos e as crônicas de história dos navegadores do século XIV e XV, onde os desbravadores dos oceanos relatam com detalhes os rituais de antropofagia que aconteciam no novo mundo. Entretanto, nesse trabalho nos ateremos às narrativas que observam o comportamento específico dos Tupinambá do Brasil. A analise desses relatos dos navegadores nos trará a forma primeira como à antropofagia foi vista e retratada, na visão dos Europeus. No decorrer de nossa pesquisa pretendemos mostrar como a antropofagia foi vivida pela população brasileira e onde essa tradição religiosa indígena extinta encontrou espaço para poder sobreviver na cultura e no imaginário do brasileiro. Da colonização até os nossos dias a antropofagia percorreu um longo e difícil caminho, passando de uma absurda animalidade a Tabu cultural algo que se prefere ignorar. Sempre mal vista e mal interpretada. Hoje ainda carregamos em nosso inconsciente coletivo a mesma visão de canibalismo que tiveram os grandes navegadores na época do descobrimento. Nesse trabalho pretendemos trazer uma nova visão, mostrar o outro lado, a versão indígena da antropofagia não como um ato de animalidade, mas como parte integrante e fundamental da vivência religiosa dos índios, e como ponto crucial para a formação da identidade nacional. Para tanto trataremos desse tema utilizando com métodos de análise a hermenêutica simbólica Eliadiana e a Teoria Geral do Imaginário (TGI) de Gilbert Durand, como pilares de apoio. Para que possamos demostramos onde se encontra o sagrado nos rituais de antropofagia indígena bem como demostrar onde se encontra a antropofagia sagrada em nossa sociedade, demostrando que a frase somos todos canibais do antropólogo francês Levi Strauss encaixa-se perfeitamente no perfil indenitário do Brasil principalmente por que a antropofagia ainda está presente na vivencia dos brasileiros.
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TATIANE RIBEIRO DE LIMA
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ANTROPOFAGIA E O SEU SABOR SAGRADO: RESSIGNIFICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE BRASILEIRA
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Data: 17/06/2015
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Pretendemos mostrar nesse trabalho os caminhos percorridos pela antropofagia no
Brasil, desde a chegada dos colonizadores, até a forma como hoje tratamos desse
assunto em nossa sociedade. Para tanto utilizaremos como parâmetro de estudo os
relatos etnográficos e as crônicas de história dos navegadores do século XIV e XV, onde
os desbravadores dos oceanos relatam com detalhes os rituais de antropofagia que
aconteciam no novo mundo. Entretanto, nesse trabalho nos ateremos às narrativas que
observam o comportamento específico dos Tupinambá do Brasil. A analise desses
relatos dos navegadores nos trará a forma primeira como à antropofagia foi vista e
retratada, na visão dos Europeus. No decorrer de nossa pesquisa pretendemos mostrar
como a antropofagia foi vivida pela população brasileira e onde essa tradição religiosa
indígena extinta encontrou espaço para poder sobreviver na cultura e no imaginário
do brasileiro. Da colonização até os nossos dias a antropofagia percorreu um longo e
difícil caminho, passando de uma absurda animalidade a Tabu cultural algo que se
prefere ignorar. Sempre mal vista e mal interpretada. Hoje ainda carregamos em nosso
inconsciente coletivo a mesma visão de canibalismo que tiveram os grandes
navegadores na época do descobrimento. Nesse trabalho pretendemos trazer uma nova
visão, mostrar o outro lado, a versão indígena da antropofagia não como um ato de
animalidade, mas como parte integrante e fundamental da vivência religiosa dos
índios, e como ponto crucial para a formação da identidade nacional. Para tanto
trataremos desse tema utilizando com métodos de análise a hermenêutica simbólica
Eliadiana e a Teoria Geral do Imaginário (TGI) de Gilbert Durand, como pilares de
apoio. Para que possamos demostramos onde se encontra o sagrado nos rituais de
antropofagia indígena bem como demostrar onde se encontra a antropofagia sagrada em
nossa sociedade, utilizamos como método pesquisas bibliográficas, documentais e
entrevistas, a compilação desse material nos possibilitou demostrar que a frase somos
todos canibais do antropólogo francês Levi Strauss encaixa -se perfeitamente no perfil
indenitário do Brasil principalmente por que a antropofagia ainda está presente na
vivencia dos brasileiros.
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LARISSA FERNANDES CALDAS SOUZA
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O FEMININO NO CANDOMBLÉ E AS IMAGENS ARQUETÍPICAS DA GUERREIRA, AMANTE E MÃE: MITO, HISTÓRIA E INDIVIDUAÇÃO
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Data: 12/06/2015
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Essa dissertação tem por objetivo abordar o feminino no candomblé segundo um resgate
arquetípico, como base para o estudo sobre individuação nas mulheres de terreiro.
Tomando como metodologia o trabalho de campo, foram entrevistadas nove mulheres
que têm como orixá de cabeça três orixás femininos: Iansã, Oxum e Iemanjá. Nas
entrevistas semi-estruturadas, busca-se abordar três aspectos chave: o mito, a história e a
individuação. Como fundamentação teórica, busca-se Jung e Eliade para dialogar com a
composição dos ritos no candomblé, o enredo dos mitos e influência das imagens
arquetípicas dos orixás estudados enquanto guerreiras, amantes e mães. Com o intuito
de perceber a importância dessas narrativas míticas e históricas para as mulheres
entrevistadas, os traços arquetípicos e o processo de individuação são analisados nos
discursos sobre a trajetória desde o momento da feitura até as próprias vivências diárias
das entrevistadas. Este estudo tem como relevância destacar essas deidades femininas
presentes no candomblé como figuras arquetípicas e integradoras que inspiram e
refletem as raízes da nossa própria sociedade brasileira, pois em sua religiosidade estas
mulheres encontram sua "deusa interior" em seu orixá de cabeça
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