PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Áreas de Concentración del Programa e Líneas de Búsqueda

Doctorado

Maestría

  • EL ÁREA DE CONCENTRACIÓN EN ENERGÍAS RENOVABLES, ENGLOBA TRABAJOS DIRIGIDOS A LA COMPRENSIÓN DE LOS FENÓMENOS Y SUS RELACIONES, COMPRENDIENDO LOS CAMBIOS ENERGÉTICOS QUE SE PRODUCEN EN EL MEDIO AMBIENTE Y EL DESARROLLO DE PROCESOS, MATERIALES, SISTEMAS Y EQUIPAMIENTO DESTINADOS AL APROVECHAMIENTO DE LOS DISTINTOS VECTORES ENERGÉTICOS DE FORMA SUSTENTABLE Y NO AGRESIVA PARA LOS ECOSISTEMAS.
    • Líneas de Búsqueda:
      • MATERIAIS APLICADOS ÀS ENERGIAS RENOVÁVEIS
      • Nesta linha se realizará pesquisa e desenvolvimento de materiais (cerâmicos, metálicos e poliméricos), sistemas estruturais, compósitos nanoestruturados, materiais funcionais, desenvolvimento de novos materiais que possam ser aplicados às tecnologias do uso da energia. Os estudos de novos materiais incluirão a avaliação das propriedades termofísicas e químicas, do desempenho termomecânico, da servicibilidade e do ciclo de vida em toda a cadeia produtiva no setor da energia. Também será estudado o aproveitamento e a incorporação produtiva de materiais residuais, através da sua caracterização e da simulação de aplicações sustentáveis em tecnologia de energia renovável.

      • MEIO AMBIENTE, ECONOMIA E APROVEITAMENTO ENERGÉTICO
      • Nesta linha será buscada uma melhor compreensão do meio ambiente e das trocas de energia, visando gerar conhecimentos para o uso sustentável dos recursos naturais. Serão desenvolvidas ferramentas de gestão ambiental e de compreensão das mudanças climáticas, suas consequências e possíveis medidas de adaptação. Os estudos também incluirão avaliações de impacto ambiental em projetos de energias renováveis. Serão realizados estudos de viabilidade econômica e social de projetos, e estudos de mercado e desigualdades regionais aplicados às energias renováveis. Esta linha também possui como objetivo vencer as barreiras que dificultam a consolidação de um uso mais eficiente e racional da energia, através da combinação de diferentes tecnologias e recursos energéticos, resultando num melhor aproveitamento dos recursos naturais.

      • SISTEMAS DE ENERGIAS RENOVÁVEIS
      • Nesta linha de pesquisa serão estudados sistemas e processos para conversão e uso racional de energia solar por via térmica, fotovoltaica, eólica e química. Aplicações em desenvolvimento de sistemas para refrigeração e climatização usando adsorção com regeneração por energia renovável. Desenvolvimento de sistemas de concentração solar para aplicação em motores Stirling e coletores concentradores lineares para processos de termoconversão. Na área de energia solar fotovoltaica serão estudados e otimizados sistemas convencionais de refrigeração por compressão com termoacumulação, assim como a engenharia de redes. Métodos numéricos e ferramentas computacionais serão usados como forma de caracterização e otimização dos sistemas estudados.