PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALYSSON VINICIUS PORTO FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALYSSON VINICIUS PORTO FERREIRA
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: Efeitos da imersão em cinamaldeído na rugosidade da superfície da liga de cromo-cobalto de próteses parciais removíveis: um período simulado de 5 anos
PALAVRAS-CHAVES: Prótese Parcial Removível, Plantas Medicinais, Ligas de Cromo, Higienizadores de Dentadura.
RESUMO: O objetivo desse estudo in vitro é avaliar o efeito do cinamaldeído na rugosidade superficial e composição química da liga de CoCr pelo período simulado de 5 anos. Quarenta e quatro espécimes em forma de disco (12,2×2mm) de liga de CoCr foram preparadas e imersas em quatro grupos (n=11) de soluções: água de torneira (controle), hipoclorito de sódio (0,5%), peróxido alcalino e cinamaldeído (27µg/ml). A rugosidade superficial dos espécimes foi avaliada antes da imersão no início do estudo (baseline, t=0) e serão avaliadas também em tempos (t) simulados de 1, 2, 3, 4 e 5 anos, por perfilômetro (Sa,μm e Ra,μm). O pH das soluções serão medidos ao inicio e final das imersões do período simulado. A topografia da superfície será analisada qualitativamente com microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os dados do início do estudo (t=0) foram analisados através de software estatístico (Jamovi. The jamovi Project,. Versão 2.3., 2022), bem como, serão nos períodos simulados. Os dados t=0 seguiram distribuição normal tendo (Shapiro Wilk p>0.05) e a análise de variância (ANOVA de fator 1) não identificou diferenças signitifcativas nas medidas Sa e Ra das amostras iniciais. A hipótese de pesquisa é a de que o cinamaldeído não promoverá alterações clinicamente relevantes na superfície da liga CoCr.
Externo à Instituição - ADRIANA DA FONTE PORTO CARREIRO
Interno - 3359058 - RENALLY BEZERRA WANDERLEY E LIMA