PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYS MATIAS RIBEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYS MATIAS RIBEIRO
DATA: 29/05/2024
LOCAL: Auditório NEPBIO
TÍTULO: Estabilidade de fluoretos em enxaguatórios com produtos naturais: estudo in vitro
PALAVRAS-CHAVES: Flúor; Físico-química; Medicamento fitoterápico; Produtos com ação antimicrobiana; Estabilidade de medicamentos.
RESUMO: Produtos com atividade antimicribiana e remineralizadora, como enxaguatórios bucais, podem ser usados como adjuvantes nas medidas de higiene bucal devido à sua capacidade de controlar a formação de biofilme e a entrega de agentes ativos aos dentes e gengiva. Assim, o objetivo da pesquisa foi incorporar fluoreto (NaF) aos enxaguatórios da Empresa Água Rabelo® e em soluções de extratos naturais, monitorar estabilidade físico-química e o sequestro de flúor em tempos e condições de armazenamento pré-estabelecidos. Visando a possibilidade do desenvolvimento de materiais de uso odontológico com resultados promissores. Trata-se de estudo laboratorial experimental in vitro. Os ensaios físico químicos foram realizados no Laboratório de Biologia Bucal. As amostras da pesquisa do grupo Água Rabelo® foram adicionadas de fluoreto de sódio (NaF) para incorporação de flúor na mesma. Realizou-se o cálculo para que a amostra final obtivesse 10ppm de flúor livre. Assim, foi preparada uma solução, intitulada “solução mãe de flúor” contendo 200ppm de flúor. A partir dessa solução, foram preparadas as amostras que posteriormente foram analisadas sendo elas compostas por: 47,5ml de Água Rabelo® + 2,5ml da solução mãe de flúor, logo a amostra final apresentou 10ppm de flúor. Já a incorporação de fluoreto aos extratos foi realizada com a pesagem inicial de 1,5g do extrato para que ao final se obtivesse 3% deste na solução de 50ml. Portanto, em um tubo falcon de 50ml foi adicionado 42,5ml de água deionizada, mais 5% de tween 80 (2,5ml) e 5% DMSO (2,5ml) como diluentes do extrato e 2,5ml da solução mãe de flúor com 200ppmF, ou seja, obtento-se 10 ppm de flúor na concentração final. As análises de flúor nas amostras foram realizadas pelo método de leitura direta, utilizando o eletrodo Half Cell flúor-íon- específico (BN modelo 9409, Orion, Cambridge, MA, EUA) e um potenciômetro (Modelo 290 A+ Orion) foram usados para medições de flúor específico. As soluções padrões de 0,5 a 10 ppm F foram preparadas em água destilada e deionizada a partir de solução estoque-padrão por diluição seriada. Já as soluções padrões para análise dos extratos foram acrescidas dos diluentes tween 80 (5%) e DMSO (5%), contudo mantendo as mesmas concentrações. As amostras foram analisadas na proporção 1:1 com TISAB II (Total Ionic Strenght Adjustor Buffer), pipetando-se o volume de 500µL de cada padrão acrescido de 500µL de TISAB II. As amostras foram classificadas como adequadas quando as concentrações de fluoreto estiveram preservadas ou como sequestradoras do fluoreto quando não mantiveram a concentração. Realizou-se o processo de envelhecimento das amostras e as soluções foram analisadas segundo as temperaturas pré-estabelecidas: temperatura ambiente, 37°C e 45°C A solução do grupo Água Rabelo® com maior concentração foi a Tradicional em temperatura ambiente (9,38 ppm F) antes do envelhecimento da solução e a menor concentração de flúor foi o Citrus (2,15 ppm F) na temperatura de 45°C, após envelhecimento da solução. Em relação aos extratos, o que obteve maior concentração de flúor foi o de eucalipto (10,02 ppm F) à 45°C após envelhecimento da solução e a menor concentração foi o extrato de aroeira (3,94 ppm F) em temperatura ambiente após o envelhecimento da solução. O resultado das análises demonstraram que as soluções da Água Rabelo® se apresentaram com menor quantidade de fluoreto ao longo do tempo e em temperaturas mais elevadas, já as soluções com os extratos naturais incorporaram o fluoreto de forma gradual e constante nas condições de envelhecimento e conforme aumento de temperatura. No que diz respeito a avaliação do pH, o mesmo se manteve ácido e constante durante as semanas e às condições de temperatura. Portanto, torna-se necessário identificar os constituintes do sequestro de flúor presentes na Água Rabelo® e paralisar o processo, além de incorporar o fluoreto de forma planejada para que seja considerada ideal para remineralização dentária e utilização do paciente.
Presidente - 2114970 - ANDRESSA FEITOSA BEZERRA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - JOZINETE VIEIRA PEREIRA