PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA (PPGO)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
3216-7797

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA MENDES SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA MENDES SOARES
DATA: 30/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Plataforma Google meet https://meet.google.com/ekd-uedb-iyx
TÍTULO: Avaliação de ação do mirtenol sobre os fatores de virulência em candida albicans isolada da mucosa oral: um estudo in vitro
PALAVRAS-CHAVES: Candida albicans; Candidíase oral; Virulência; Bioativos; Mirtenol. Keywords: Candida albicans; Oral Candidiasis; Virulence; Bioactives; Mirtenol.
PÁGINAS: 50
RESUMO: Candida albicans é uma levedura polimórfica encontrada na cavidade bucal, trato gastrointestinal e mucosa vaginal. Esta espécie é a mais virulenta e mais prevalente em diversos quadros de candidíase, como a candidíase oral. Entretando, em condições que levam o indivíduo a um estado de falhas no sistema imunológico associados aos fatores de virulência da espécie corroboram para o estabelecimento e manutenção da infecção. Existem diversos estudos voltados à obtenção de compostos bioativos com ação antifúngica, porém poucos avaliando estes no contexto dos fatores de virulência. O presente estudo tem como objetivo avaliar a ação do mirtenol, um terpenóide com ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana e antifúngica em fatores de virulência de Candida albicans. Foram utilizadas 14 cepas de Candida albicans, sendo 13 coletadas da mucosa oral de pacientes com candidíase bucal e 1 cepa de referência (ATCC 90028). Os fatores de virulência investigados foram aderência à células epiteliais, morfogênese, produção de lipase e formação de biofilme. Todos os ensaios foram realizados na ausência e na presença do mirtenol. Em todas as condições avaliadas foi observado a ação do composto, interferindo na expressão dos fatores de virulência: redução da capacidade de adesão, atraso no processo formação de tubos germinativos, redução da capacidade de filamentação, bem como na formação de biofilme. O mirtenol também impediu a produção e secreção de lipases. Os fatores de virulência expressos por Candida albicans contribuem para maior taxa de infecções e consequentemente morbidade e mortalidade. Associado a isso, o crescente quadro do surgimento de cepas apresentando resistência antifúngica revela uma necessidade de busca por novos recursos terapêuticos que possam inibir o crescimento desse microrganismo e atenuar os mecanismos de virulência. Uma vez que as opções terapêuticas para o tratamento de infecções fúngicas são mais restritas, mirtenol apresenta-se como um composto com forte com potencial de atuação no tratamento da candidíase.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDJA MARIA MELO DE BRITO COSTA
Presidente - 1335891 - FELIPE QUEIROGA SARMENTO GUERRA
Interno - 3089435 - WALLACE FELIPE BLOHEM PESSOA