PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA CAVALCANTE GAYOSO DE SOUSA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍVIA CAVALCANTE GAYOSO DE SOUSA
DATA: 20/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO: DA HETERONÍMIA PESSOANA ÀS TELAS DE CINEMA: O PERCURSO DE
RICARDO REIS
PALAVRAS-CHAVES: Ricardo Reis; percurso ficcional; personagem; adaptação fílmica.
PÁGINAS: 96
RESUMO: A partir da observação da categoria personagem, centrada na figura de Ricardo Reis,
heterônimo de Fernando Pessoa, que foi transmutado em personagem central do romance O
ano da morte de Ricardo Reis, de Saramago, e, posteriormente, adaptado para a linguagem
fílmica por meio de obra homônima de João Botelho, a presente investigação objetiva discutir
a trajetória ficcional de Reis, engendrada por três autores portugueses: o poeta das odes criado
por Pessoa, o personagem literário de Saramago e aquele transubstanciado para a linguagem
cinematográfica, pelo olhar de Botelho. Para isso, apoia-se analiticamente em conceitos como
personagem (CANDIDO, 2011; BRAIT, 1985) hipertextualidade (GENETTE, 2010),
adaptação (STAM, 2016; HUTCHEON, 2013), intermidialidade (RAJEWSKY, 2012),
dialogismo (BAKHTIN, 1997), dentre outros. Ricardo Reis, um dos três principais heterônimos
pessoanos, foi eleito por José Saramago para ter a sua biografia, descrita em detalhes por
Pessoa, continuada. O autor, então, valeu-se dos elementos constantes em cartas e demais
escritos do poeta fingidor, para construir um personagem de ficção baseado em outro ser
ficcional, que é uma das definições possíveis para a figura do heterônimo. Saindo, portanto, da
condição de poeta inventado para a de um personagem romanesco, temos um primeiro
deslocamento desse personagem. Com a adaptação cinematográfica da obra O ano da morte de
Ricardo Reis, percebe-se um segundo deslocamento, ainda mais produtivo, em termos
analíticos, uma vez que as estratégias utilizadas para a adaptação podem instrumentalizar a
produção e sobretudo a ampliação de sentidos da obra de arte. Espera-se, desse modo, contribuir
para a verticalização do estudo da categoria personagem, por meio da análise do percurso
ficcional de Ricardo Reis no âmbito de diferentes meios semióticos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6337291 - GENILDA ALVES DE AZEREDO
Presidente - 1356709 - LUIZ ANTONIO MOUSINHO MAGALHAES
Externo à Instituição - MARIA ANALICE PEREIRA DA SILVA