PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

Teléfono/Extensión
3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: ZUILA KELLY DA COSTA COUTO FERNANDES DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZUILA KELLY DA COSTA COUTO FERNANDES DE ARAÚJO
DATA: 07/06/2024
LOCAL: sala do PPGL
TÍTULO: O PROJETO LITERÁRIO DECOLONIAL DE LINA MERUANE: A ESCRITA (META)AUTOFICCIONAL EM SANGUE NO OLHO E SEÑALES DE NOSOTROS.
PALAVRAS-CHAVES: Feminismo decolonial, Escritoras latino-americanas, Autoria feminina, Narrativas vivenciais, (meta)autoficção.
RESUMO: A pesquisa em desenvolvimento debruça-se sobre o estudo da obra da escritora chilena Lina Meruane, com foco para a discussão de como a autora entrelaça questões subjetivas de quem escreve com o processo de escrita, alargando a tradição ocidental moderna de sujeito. A tese, dividida em quatro capítulos, está estruturada em dois eixos principais: um teórico e outro analítico. Compõem o eixo de caráter teórico dois capítulos, no primeiro deles são discutidas as contribuições das diferentes vertentes do Feminismo, do Grupo Modernidade/Colonialidade, e da perspectiva feminista decolonial, do qual destacamos as ideias de Segato (2014), Lugones (2019), Minõso (2020). O segundo capítulo reflete sobre o processo de escrituração do texto literário, abordando as escritas de si, desde os estudos de Arfuch (2010), Klinger (2006) e Faedrich (2022), com ênfase para a perspectiva teórica desenvolvida por Telma Borges (2020) com o conceito de (meta)autoficção, e de Anzaldúa (2000) quanto à linguagem fronteiriça e a escrita orgânica. O segundo eixo, contará com a análise dos livros "Sangue no olho" (2018) e "Señales de nosotros" (2023). A seleção dessas obras se deu pela forma singular como tematizam a relação com o ato de escrever. A pesquisa, ainda em desenvolvimento, destaca a efervescência das novas publicações de Meruane nos últimos anos, corroborando a estreita ligação entre escrita e ativismo, permeados pela perspectiva decolonial.
Presidente - 2301171 - LUCIANA ELEONORA DE FREITAS CALADO DEPLAGNE
Interno - 1281549 - JOSE VERANILDO LOPES DA COSTA JUNIOR