PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

Teléfono/Extensión
3216-7335/7335

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANE LINHARES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANE LINHARES DA SILVA
DATA: 26/06/2024
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: POESIA EM LÍNGUA DE SINAIS AMERICANA (ASL): UM ESTUDO SEMIOTICO COM ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SURDOS BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Literatura Surda. Língua de Sinais Americana. Semiótica. Estética
RESUMO: A literatura está presente em nosso círculo de vivência, ela é manifestada e produzida pelo ser humano. Por meio da literatura, o povo surdo tem acesso a esta produção cultural, que usa como matéria prima a palavra/sinal. Este estudo caracterizado como uma pesquisa-ação, possui como objeto de estudo a poesia de autores surdos em Língua de Sinais Americana (ASL). Com o objetivo geral de investigar a compreensão do conteúdo de poesias em Língua de Sinais Americana (ASL) por um público de alunos universitários surdos brasileiros. E com desdobramento nos seguintes objetivos específicos: 1) Analisar como acontece a recepção dos textos poéticos em ASL para surdos brasileiros.; 2) Identificar nas respostas dos alunos surdos participantes da pesquisa quais elementos estéticos da literatura surda utilizada pelos poetas americanos favoreceram mais a compreensão do conteúdo das obras.; 3) Contribuir para a multiplicação do conhecimento sobre a linguagem estética literária em Língua de Sinais. O procedimento metodológico é de abordagem qualitativa, de natureza explicativa por Ludke e André (1986), e o instrumento para coleta de dados utilizados foi a entrevista semiestruturada. Os participantes da pesquisa são universitários, surdos, fluentes em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Ao final, do trabalho pretendemos contribuir com uma melhor compreensão sobre a construção semiótica da literatura surda, acerca das poesias em língua de sinais e a relação com os leitores surdos desses textos sinalizados.
Presidente - 1681243 - JANAINA AGUIAR PEIXOTO
Externo à Instituição - BETTY LOPES L''ASTORINA DE ANDRADE