PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Not informed

Banca de DEFESA: LARISSA ALVES DA SILVA

DISCENTE: LARISSA ALVES DA SILVA
DATA: 04/09/2024
LOCAL: Link da vídeoconferência: https://meet.google.com/coy-tuge-umf
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE CEPAS CLÍNICAS DE Sporothix spp ISOLADOS DA PARAÍBA E POTENCIAL ANTIFÚNGICA DO (-) – MIRTENOL COMO ALTERNATIVA TERAPÊUTICA
PALAVRAS-CHAVES: Esporotricose, Molecular, Identificação, Monoterpeno, Fitoconstituinte, Atividade antimicrobiana
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A esporotricose é uma micose subcutânea, de curso subagudo ou crônico, capaz de acometer tanto os humanos quanto os animais. Essa infecção é causada pelo fungo pertencente ao gênero Sporothrix, de distribuição geográfica cosmopolita. Segundo o boletim epidemiológico da secretaria de saúde do estado da Paraíba, o número de casos notificados da doença foi crescente nos últimos anos, logo faz-se necessário compreender a distribuição populacional das espécies isoladas no estado. Além disso, o aumento de resistência antifúngica, custo do tratamento com antifúngicos atuais e seu limitado arsenal disponíveis, tem impulsionado a busca por novas substâncias com atividade antifúngica, e as plantas medicinais e seus fitoconstituintes vem sendo amplamente investigadas. Em vista disso, o objetivo desse estudo foi analisar a diversidade genética, a distribuição do tipo acasalamento e avaliar a atividade antifúngica do (-) - mirtenol em isolados clínicos de esporotricose humana na Paraíba-Brasil. Para isso, um total de 36 culturas de Sporothrix spp., de casos confirmados de esporotricose, previamente isolados de pacientes atendidos no Hospital Universitário Lauro Wanderley foram utilizados e seus dados clínicos e demográficos coletados. Foi realizada a identificação das espécies utilizando a técnica de PCR espécie – específica com marcadores direcionados ao gene da calmodulina. O idiomorfo do tipo acasalamento das espécies foi identificado por PCR utilizando primers visando a MAT1-1 e MAT1-2 loci. AFLP foram utilizadas para genotipagem dos isolados. Para análise da atividade antifúngica do (-) – mirtenol frente as espécies ensaiadas foram realizadas a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM); Concentração Fungicida Mínima (CFM), a formação de biofilme e atuação desse monoterpeno sobre o biofilme na fase de adesão e maduro, além de avaliar a citotoxicidade do (-) – mirtenol em células de queratinócitos humano (HaCaT). Como resultado, a distribuição da doença identificou que os casos ocorreram na capital de João Pessoa e região metropolitana. Entre os 36 isolados de Sporothrix, 75% acometeram o sexo feminino, com ocorrência de 69% na forma linfocutânea, e 98% da transmissão foi pela via zoonótica. Todos isolados foram identificados pelos métodos moleculares como S. brasiliensis e detectado a presença de um único idiomorfo sexual, MAT1-2, provável que esta espécie seja originária do genótipo de espécies do Rio de Janeiro. Os resultados do AFLP indicam a possibilidade de circulação de um ou dois grupos genéticos em João Pessoa e na região metropolitana. O (-) - mirtenol apresentou forte atividade antifúngica sobre todas as cepas de S. brasiliensis testadas, com 84% das cepas testado com CIM em 128 µg/mL e CFM de 256 µg/mL, exibindo ação fungicida, também foi capaz de reduzir significativamente a formação do biofilme e inibição do biofilme maduro. Na citotoxicidade, o monoterpeno não reduziu a viabilidade celular de forma significativa na CIM (128 µg/mL). Diante dos resultados expostos, nossos dados caracterizaram geneticamente pela primeira vez isolados da Paraíba, observando uma baixa variação intragenotípica. Os achados desta pesquisa sugerem que (-) - mirtenol representa uma nova e promissora alternativa terapêutica no tratamento de infecções fúngicas causadas por Sporothrix spp.
Externo ao Programa - 3042848 - ELOIZA HELENA CAMPANA
Presidente - 1335891 - FELIPE QUEIROGA SARMENTO GUERRA