PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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News
Banca de DEFESA: ADRIANO SANTOS MEDEIROS
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO SANTOS MEDEIROS
DATA: 16/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/bzd-kxie-myc
TÍTULO: A GEOGRAFIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES SURDOS: em busca do desenvolvimento de um olhar geográfico
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Geografia. Estudante surdo. Ensino e aprendizagem. Ensino
Médio. Cultura surda.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia da População
RESUMO: A Geografia e o seu ensino, por conseguinte, ainda apresentam distanciamento teóricometodológico que se afasta de estudos no âmbito da surdez. A Geografia, enquanto ciência,
desenvolveu-se seguindo os preceitos de pessoas que se enquadram dentro de um padrão de
normalidade há muito instituído, e o seu ensino, por sua vez, também é limitado pelos padrões
que se reproduzem dentro das instituições formais de ensino. A escola, como lugar de
desenvolvimento de relações de ensino e aprendizagem, é permeada pelo encontro dessas
questões que envolvem diretamente o ensino de estudantes surdos. Cabe levar em
consideração que pessoas surdas tiveram sua trajetória direcionada por incursões educacionais
guiadas por métodos consoantes com as suas capacidades. Após um longo período proibidas
de desenvolverem suas habilidades, de acordo com as suas capacidades, as pessoas surdas são
incluídas em escolas comuns, as quais recebem algumas modificações estruturais e
pedagógicas para que o estudante surdo possa usufruir de condições de aprendizagem. Com
isso, o ensino de Geografia pode ser utilizado como importante ferramenta para
fortalecimento visuoespacial das pessoas surdas, se estiver entre os seus objetivos o
desenvolvimento de um olhar geográfico sobre o espaço. Nesse sentido, o presente estudo
dissertativo tem como objetivo principal analisar os processos educacionais envolvidos no
ensino de Geografia para estudantes surdos em uma escola de Ensino Médio da cidade de
Caicó/RN. Para alcançar esse objeto, foram traçados como objetivos específicos identificar se
a atuação dos docentes que participam do ensino de Geografia para surdos contribui para o
desenvolvimento do olhar geográfico desses estudantes; entender como se dá o
funcionamento dos espaços escolares para o ensino de surdos; e relacionar elementos do
conhecimento geográfico desenvolvido na escola à potencialidade visual dos estudantes
surdos enquanto sujeitos visuoespaciais. A pesquisa de natureza qualitativa se configura em
estudo de caso múltiplo incorporado proposto por Yin (2001). Como procedimento para a
produção e coleta dos dados, foram utilizados questionários, entrevistas e observações não
participante. A análise das informações, tendo como procedimento o estudo do enunciado na
análise do conteúdo proposto por Bardin (1977), evidencia que o espaço escolar limita o
desenvolvimento das capacidades surdas. O ensino de Geografia apresenta diferentes
possibilidades para a estruturação de um olhar geográfico sobre o espaço de vivência de
surdos. Porém, é necessário que professores saibam associar a atuação da intérprete da língua
de sinais como parte do processo de desenvolvimento potencial desses estudantes. Autores
como Callai (2013), Claval (1999, 2001), Gomes (2013, 2016, 2017), Doziart (2009), Sacks
(2010), Strobel (2018), Vygotsky (1990) e Tuan (2013) auxiliaram no entendimento de como
a Geografia pode se aproximar dos estudos surdos para que o ensino e aprendizagem de
estudantes com essa condição aconteça como processo constante nos espaços escolares. Com
isso, importa pensar que os espaços escolares podem não apresentar importância quando
surdos não são motivados à utilização desses. Torna-se ineficiente a inclusão apenas por meio
da sala AEE e intérprete, sendo que o processo de aprendizagem está ligado ao
desenvolvimento das capacidades visuais de surdos, com a estruturação de um olhar
geográfico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Interno - 2420250 - CHRISTIANNE MARIA DA SILVA
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Externo à Instituição - ELAINE REIS LAUREANO