PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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News
Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA OLIVEIRA BARROS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTA OLIVEIRA BARROS
DATA: 16/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Geociências
TÍTULO: GEOGRAFIAS DE QUILOMBOS: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS ANCESTRAIS
DO MATÃO/PB NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
PALAVRAS-CHAVES: Memórias ancestrais. Educação Geográfica. Identidade Quilombola.
PÁGINAS: 173
RESUMO: Historicamente, as comunidades remanescentes quilombolas no Brasil enfrentam diversos
obstáculos na garantia de direitos aos seus territórios ancestrais, bem como à manutenção
destes e à reafirmação da identidade territorial. Nesse contexto de lutas identitárias, torna-se
relevante discutir o ensino da Geografia em escolas quilombolas na perspectiva de
valorização e reconhecimento da identidade territorial a partir das memórias e autobiografias
das pessoas mais velhas do lugar. Para tanto a proposta de investigação para a elaboração de
tese de doutorado em Geografia, na linha de pesquisa Educação Geográfica, da Universidade
Federal da Paraíba, tem como objeto de estudo as memórias (auto) biográficas ancestrais da
comunidade do Matão, e suas repercussões para Educação Geográfica na perspectiva de
valorizar a identidade local. Procurando contribuir na construção de novas práticas
pedagógicas relativas a essa temática, estabeleci como objetivo desta pesquisa compreender
como as narrativas (auto) biográficas ancestrais quilombolas do Matão-PB podem contribuir
como base e referência para o fortalecimento da identidade local dos estudantes quilombolas,
no contexto da Educação Geográfica, a fim de (re)construir conhecimentos geográficos
significativos sobre o quilombo. A tese é desenvolvida sob a forma de pesquisa qualitativa
geográfica, ancorada nos princípios teórico-metodológicos da pesquisa (auto) biográfica,
inscrita e escrita a partir das memórias das pessoas mais velhas da comunidade remanescente
quilombola do Matão, localizada no município de Gurinhém, agreste paraibano. Os
colaboradores da pesquisa foram as (8) pessoas mais velhas da comunidade, e os professores
com maior tempo de serviço da Escola de Ensino Fundamental José Rufino, escola do Matão.
Foi utilizado como referenciais teóricos para discutir questões de quilombo, memória,
intergeração, identidade, currículo e Educação Geográfica os seguintes autores: Munanga
(1999); Souza (2008); Halbwachs (2006); Chauí (1994); Pollak (1989); Bosi (2012); Freire
(2000); Callai (2005), Pinheiro (2020), Portugal(2013) entre outros. Os resultados de tal
propositura podem implicar reflexões relevantes para o âmbito da Educação Geográfica em
escolas quilombolas, visto que a inclusão das memórias ancestrais quilombolas como fonte
e referência para o estudo da Geografia oportuniza aos alunos compreender os sabres
construídos no cotidiano, os quais são transmitidos (repassados) de geração a geração
através da oralidade, que, consequentemente, contribuirá com um ensino significativo da
Geografia de quilombo e com a valorização da identidade local dos estudantes. Portanto,
essa proposta de tese servirá como referência para o estudo da Geografia na comunidade em
estudo, bem como em outras comunidades quilombolas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Externo à Instituição - JUSSARA FRAGA PORTUGAL
Externo à Instituição - PATRICIA CRISTINA DE ARAGAO ARAUJO