PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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News
Banca de QUALIFICAÇÃO: JUNIO SANTOS DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUNIO SANTOS DA SILVA
DATA: 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO DO CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO ASSENTAMENTO SANTA LÚCIA ARAÇAGI/PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação do/no Campo. Territorialidades camponesas. Ensino de Geografia.
Práticas Pedagógicas.
PÁGINAS: 78
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as práticas pedagógicas
executadas a partir do ensino de Geografia desenvolvido na Escola do
Assentamento de reforma agrária Santa Lúcia, município de Araçagi/PB. Os objetivos específicos visam: analisar os marcos legais que fundamentam a proposta de ensino para as escolas do/no campo, no contexto do Assentamento Santa Lúcia no município de Araçagi/PB; refletir o papel da escola na construção do território e de luta pela Terra no Assentamento
Santa Lúcia; sistematizar as práticas pedagógicas do ensino de Geografia
desenvolvidas na Escola que dialogam com a proposta da educação do/no campo.
Metodologicamente nos fundamentamos na dialética e na
fenomenologia na busca de desvendar as dinâmicas geradoras das desigualdades
sociais, pautadas a partir da análise de classe, mas também demonstrar dinâmicas
das vivências dos sujeitos, considerando os elementos do cotidiano e práticas
culturais camponesas. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, como
instrumentos de coleta de dados em busca de aprofundarmos a investigação. Nesse
contexto, utilizamos da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e trabalhos de
campo com a finalidade de obter informações que permitam analisar e
interpretar as práticas pedagógicas no ensino de geografia que fortalecem a
territorialidade camponesa no assentamento. Nos ancoramos em
autores como Freire (2013), Caldart (2004-2011), Arroyo (2011), Fernandes (2011),
Lorenzo (2013), Brandão (2009), Machado (2009), Copetti e Callai (2008),
Pontuschka (2013), Mazzini (2007), Raffestin (199), Haesbaert (2004) e nas
legislações que discutem educação do/no campo. Apresentamos parcialmente
considerações a respeito dos capítulos construídos a até o momento, considerando
que há um percurso da educação rural para a educação no/do campo, a partir da
concepção da educação popular. Embora do ponto de vista normativo, tenhamos
tido avanços para que haja a emancipação dos sujeitos do campo, pudemos refletir
que a educação do/no campo é uma disputa de percepções de mundo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1762569 - AMANDA CHRISTINNE NASCIMENTO MARQUES
Interno - 2047706 - JOSIAS DE CASTRO GALVAO
Externo à Instituição - MARIA DE FATIMA FERREIRA RODRIGUES