PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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Banca de DEFESA: IRECER PORTELA FIGUEIREDO SANTOS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRECER PORTELA FIGUEIREDO SANTOS
DATA: 31/08/2023
HORA: 08:30
LOCAL: Meet
TÍTULO: EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA INCLUSIVA: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES
SOBRE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CEGOS EM JOÃO PESSOA
PALAVRAS-CHAVES: professores de geografia; deficiência visual; mediação; inclusão.
PÁGINAS: 203
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
RESUMO: Nesta pesquisa apresentamos uma análise sobre a percepção que os professores
de Geografia têm sobre suas práticas pedagógicas inclusivas e seus reflexos na
aprendizagem dos estudantes cegos no município de João Pessoa/PB. Alguns
questionamentos foram levantados e nortearam essa pesquisa, sendo elas: é
frequente a presença de estudantes cegos nas salas regulares de ensino? Há
dificuldades para os professores na condução da aprendizagem de estudantes
cegos? Como os professores se sentem quando o estudante cego chega à sala de
aula? Como desenvolvem as atividades pedagógicas na educação geográfica?
Participaram desta pesquisa 35 professores de Geografia, 5 estudantes cegos e 1
Diretor administrativo do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. O recorte
temporal para análise das experiências que os professores tiveram foi de 2015 a
2019. O referencial teórico foi baseado em autores que discutem sobre inclusão,
políticas educacionais, educação geográfica e mediação da aprendizagem, em
especial para pessoas com Deficiência Visual, cegas. Utilizamos também
documentos educacionais, dados estatísticos empreendidos pelo Instituto Nacional
de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e os microdados do Censo
Escolar da Educação Básica (MEC/INEP). Fizemos a opção por uma pesquisa de
abordagem qualitativa, complementada com dados quantitativos. Utilizamos para a
coleta de dados, diferentes instrumentos, sendo assim, foram divididas em três
etapas, com diferentes instrumentos e estratégias de forma adequada a cada um.
Primeiro aplicamos um questionário via plataforma Google Forms em que
participaram 31 professores de forma aleatória, para fazer um levantamento da
frequência com que se recebe estudantes cegos na escola regular. Segundo
entrevistamos de forma semiestruturada quatro professores que declararam ter
trabalhado com estudantes cegos e 5 cinco estudantes cegos. E terceiro
encaminhamos um questionário por via e-mail para ser respondido por um
representante do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. Para o tratamento
dos dados, utilizamos categorias da análise de conteúdo, agrupando-os por dados
semelhantes. Os resultados percebidos durante a análise é de que há uma
sazonalidade na frequência das matrículas dos estudantes cegos na rede regular de
ensino e isso reflete na pouca experiência dos professores de Geografia na
condução da aprendizagem desses estudantes, o que não tornam claras as práticas
pedagógicas mais eficientes e que possam ser evidenciadas. Isso indica que mais
importante do que querer fazer a inclusão do estudante cego, é o professor ser
inclusivo, pois assim ambos vão se construindo como aprendiz e se constituindo
como cidadãos de direito.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1753482 - ALINE BARBOZA DE LIMA
Interno - 1451441 - ANTONIO CARLOS PINHEIRO
Presidente - 338016 - CARLOS AUGUSTO DE AMORIM CARDOSO
Externo à Instituição - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Interno - 1008185 - LENILTON FRANCISCO DE ASSIS