PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA (CCEN - PPGG)
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)
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News
Banca de DEFESA: EDILSON DOS SANTOS SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILSON DOS SANTOS SILVA
DATA: 26/03/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Google/meet
TÍTULO: PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO DO MAPA MENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO ESTADO DA PARAÍBA.
PALAVRAS-CHAVES: Educação geográfica, cartografia escolar, mapa mental, raciocínio
geográfico.
PÁGINAS: 223
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Humana
ESPECIALIDADE: Geografia Urbana
RESUMO: As práticas cartográficas na educação geográfica necessitam ir além da dimensão
unicamente geométrica de mapa, pois esta não é mais capaz de despertar o interesse dos
estudantes pelos conhecimentos cartográficos, nesse processo a consideração que
existem outras cartografias é um importante passo para a ressignificação da função dos
mapas na escola. É com base nessa problemática que procuramos investigar se a
utilização da metodologia dos mapas mentais integrada a educação geográfica,
possibilitará a construção e materialização do raciocínio geográfico e a ressignificação
do processo de ensino-aprendizagem da cartografia escolar. Fundamentada na
abordagem qualitativa, a presente pesquisa se refere a um estudo de caso com o objetivo
de analisar as representações do espaço vivido a partir da utilização do mapa mental de
forma integrada com uma ferramenta de mapeamento digital (Google Maps),
desenvolvida em turmas do 9º ano, na Escola Estadual de E.F. de Aplicação, Campina
Grande-PB e na Escola Municipal de E.F. Dom Manuel Palmeira da Rocha, Esperança-
PB. A integração do mapa mental com as funcionalidades do Google Mapas nos fez
avançar no conhecimento e comprovar sua relevância parar suscitar raciocínios
geográficos na sala de aula. Com base nos resultados constatamos que os mapas mentais
podem ser compreendidos não apenas como meio para propiciar a alfabetização
cartográfica e um ensino lúdico, mas como uma metodologia que auxilia os discentes a
construírem um pensamento geográfico e aos professores a compreender e analisar o
processo de aprendizagem das noções cartográficas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 122.895.168-30 - EMERSON RIBEIRO - URCA
Interno - 031.880.724-65 - LUIZ EUGÊNIO PEREIRA CARVALHO - UFCG
Externo à Instituição - JORN SEEMANN
Externo à Instituição - SERGIO CLAUDINO LOUREITO NUNES