PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Not informed

Banca de DEFESA: LUCILA PRESTES DE SOUZA PIRES DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCILA PRESTES DE SOUZA PIRES DE ANDRADE
DATA: 24/07/2024
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: experiências de formação em uma comunidade online
PALAVRAS-CHAVES: educação musical; formação docente; pesquisa etnográfica online; comunidade de prática online; desenvolvimento profissional do professor; educação básica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Nesta investigação, a formação é considerada no sentido de desenvolvimento profissional do professor (Nóvoa, 1992; 2022; Marcelo, 2009), como um processo que considera as experiências de ensino e aprendizagem antes e durante o exercício da profissão e inclui as experiências vividas fora da escola, como no contexto de uma comunidade online. O objetivo principal da pesquisa foi compreender de que forma a participação na comunidade Musicalização Brasil proporciona experiências de formação que contribuam para o desenvolvimento profissional do professor de música da educação básica. E os objetivos secundários: contextualizar as práticas de interação em uma comunidade online de professores de música; investigar quais as percepções de professores de música a respeito de suas experiências de desenvolvimento profissional em comunidade online; analisar os processos de desenvolvimento profissional em relação à participação em comunidade online; identificar quais as características do desenvolvimento profissional do professor de música neste contexto. O referencial teórico metodológico da pesquisa parte do entendimento de que o grupo onde o trabalho foi desenvolvido constitui-se uma comunidade de prática (Wenger, 1998). O local da pesquisa foi uma comunidade online criada no formato de grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp formada em sua maioria por professores de música que atuam na educação básica. A metodologia, de abordagem qualitativa, no formato de pesquisa etnográfica online (Kozinets, 2014), teve como meios de coleta de dados a interação comunal, grupo focal online, entrevistas e notas de campo. As análises procuraram apresentar as principais práticas de interação da comunidade, ao registrar e compartilhar as aulas, nos repertórios de recursos e formas de ensinar e na multiplicidade de saberes e vivências que caracterizam a docência. São destacados como características do desenvolvimento profissional no contexto estudado: a mobilidade, a colaboração, a coerência, ser uma rede de apoio, o foco na prática, a motivação e autonomia da formação. Os resultados apontaram que o desenvolvimento profissional dos participantes do grupo é influenciado por uma variedade de ações e interações cotidianas a partir dos diversos espaços em que os professores de música participam, sejam em iniciativas formais ou nas oportunidades informais. No grupo Musicalização Brasil, esse processo é muito particular a cada professor, a partir do uso que faz das suas experiências como participante. O potencial de formação da comunidade online em estudo reside, portanto, nos encontros: com o que os outros compartilham e com as próprias ideias e experiências, sejam elas narradas neste e em outros espaços, como também despertadas em cada professor a partir dessas interações.
Externo à Instituição - CLÁUDIA RIBEIRO BELLOCHIO
Presidente - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE