PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: LUCILA PRESTES DE SOUZA PIRES DE ANDRADE
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCILA PRESTES DE SOUZA PIRES DE ANDRADE
DATA: 24/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: VIDEO CONFERÊNCIA
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MÚSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: experiências de formação em uma comunidade online
PALAVRAS-CHAVES: educação musical; formação docente; pesquisa etnográfica online;
comunidade de prática online; desenvolvimento profissional do professor; educação
básica.
PÁGINAS: 241
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Nesta investigação, a formação é considerada no sentido de desenvolvimento
profissional do professor (Nóvoa, 1992; 2022; Marcelo, 2009), como um processo
que considera as experiências de ensino e aprendizagem antes e durante o
exercício da profissão e inclui as experiências vividas fora da escola, como no
contexto de uma comunidade online. O objetivo principal da pesquisa foi
compreender de que forma a participação na comunidade Musicalização Brasil
proporciona experiências de formação que contribuam para o desenvolvimento
profissional do professor de música da educação básica. E os objetivos secundários:
contextualizar as práticas de interação em uma comunidade online de professores
de música; investigar quais as percepções de professores de música a respeito de
suas experiências de desenvolvimento profissional em comunidade online; analisar
os processos de desenvolvimento profissional em relação à participação em
comunidade online; identificar quais as características do desenvolvimento
profissional do professor de música neste contexto. O referencial teórico
metodológico da pesquisa parte do entendimento de que o grupo onde o trabalho foi
desenvolvido constitui-se uma comunidade de prática (Wenger, 1998). O local da
pesquisa foi uma comunidade online criada no formato de grupo no aplicativo de
mensagens WhatsApp formada em sua maioria por professores de música que
atuam na educação básica. A metodologia, de abordagem qualitativa, no formato de
pesquisa etnográfica online (Kozinets, 2014), teve como meios de coleta de dados a
interação comunal, grupo focal online, entrevistas e notas de campo. As análises
procuraram apresentar as principais práticas de interação da comunidade, ao
registrar e compartilhar as aulas, nos repertórios de recursos e formas de ensinar e
na multiplicidade de saberes e vivências que caracterizam a docência. São
destacados como características do desenvolvimento profissional no contexto
estudado: a mobilidade, a colaboração, a coerência, ser uma rede de apoio, o foco
na prática, a motivação e autonomia da formação. Os resultados apontaram que o
desenvolvimento profissional dos participantes do grupo é influenciado por uma
variedade de ações e interações cotidianas a partir dos diversos espaços em que os
professores de música participam, sejam em iniciativas formais ou nas
oportunidades informais. No grupo Musicalização Brasil, esse processo é muito
particular a cada professor, a partir do uso que faz das suas experiências como
participante. O potencial de formação da comunidade online em estudo reside,
portanto, nos encontros: com o que os outros compartilham e com as próprias ideias
e experiências, sejam elas narradas neste e em outros espaços, como também
despertadas em cada professor a partir dessas interações.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÁUDIA RIBEIRO BELLOCHIO
Presidente - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Interno - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Interno - 1742360 - JUCIANE ARALDI BELTRAME
Externo à Instituição - SÉRGIO LUIZ FERREIRA DE FIGUEIREDO