PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: LUCAS DANTAS GAIAO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS DANTAS GAIAO
DATA: 31/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: SALA DE REUNIÕES CCTA/UFPB
TÍTULO: O Violão Brasileiro e seu ensino: uma visão a partir de uma instituição de ensino superior no nordeste brasileiro
PALAVRAS-CHAVES: violão; música brasileira; ensino de instrumento; ensino superior; violão brasileiro.
PÁGINAS: 106
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal compreender como o violão brasileiro se faz presente nos cursos de violão em uma instituição de ensino superior localizada no nordeste brasileiro. Para tal desenvolveu-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa baseada em entrevistas, os dados coletados por meio destas entrevistas de caráter semiestruturado foram postos em diálogo com outros dados, obtidos a partir de uma pesquisa bibliográfica - voltada para literatura da área - e uma análise documental - de ementas de curso, fluxograma, e outros documentos relativos ao ensino de violão na instituição. A base teórica foi desenvolvida a partir da discussão do conceito de música brasileira e violão brasileiro, de textos que discutem as faces do violão na música brasileira, de reflexões voltadas para a formação do violonista em nível superior e de considerações em torno de desafios e perspectivas para a formação musical no ensino superior contemporânea. A partir da triangulação dos dados obtidos das análises, com a literatura da área e a base teórica do trabalho, observou-se a manifestação do violão brasileiro de formas distintas, relacionadas às múltiplas faces do violão, nos levando a uma discussão em torno de como estas diferentes vertentes violonísticas se manifestam no ensino superior. Nas falas dos entrevistados pudemos enxergar concepções distintas em relação ao violão e sua relação com a música brasileira, assim como, diferentes entendimentos em torno do ensino do instrumento no nível superior. Baseado nos resultados obtidos por meio das análises presentes neste trabalho, pudemos enxergar perspectivas para a construção de um ensino de violão essencialmente brasileiro, tratando o repertório nacional a partir de uma concepção de ensino brasileira, evitando importações acríticas e a falsa impressão de que uma simples mudança no repertório trabalhado, representando uma mudança de paradigma. Além disso, ficou evidente a necessidade de mais trabalhos voltados para este tema que botem luz no violão brasileiro enquanto fenômeno musical e cultural, nas diferentes faces do violão na música brasileira e nas implicações que uma compreensão alargada e plural pode trazer para o ensino deste instrumento no Brasil, em busca de uma maior inserção deste repertório suas práticas conhecimentos e saberes no ambiente acadêmico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1812371 - FABIO HENRIQUE GOMES RIBEIRO
Interno - 715.102.573-49 - JOÃO VALTER FERREIRA FILHO - UFPB
Externo à Instituição - LUAN SODRÉ DE SOUZA