PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (CCSA - PPGA)

Not informed

Banca de DEFESA: JOBSON RIOS DOS SANTOS

DISCENTE: JOBSON RIOS DOS SANTOS
DATA: 09/07/2024
LOCAL: https://meet.google.com/apf-cypu-fvg
TÍTULO: PROCESSOS DE DESAPRENDIZAGEM EM CURSOS DE MESTRADO PROFISSIONAL NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO NO AMBIENTE PSICOSSOCIAL
PALAVRAS-CHAVES: Desaprendizagem. Mestrados profissionais. Ambiente psicossocial.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: As interações sociais e psicológicas exercem influência sobre como construímos nossas percepções e ideias, moldando tanto nossas preferências individuais quanto os interesses coletivos de maneira compartilhada. Essa estrutura é sustentada por processos de aprendizagem e adaptação psicossocial, os quais influenciam nossa interpretação do mundo, ao mesmo tempo que podem limitar nossa capacidade de reconhecer novas perspectivas ou desaprender concepções ultrapassadas. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo central analisar como a desaprendizagem é promovida nas interações psicossociais no processo de ensino-aprendizagem em cursos de mestrado profissionais na área de Administração. Para alcançar esse objetivo, descrevemos as práticas de desaprendizagem que ocorrem no ambiente de aprendizagem psicossocial, além de verificar como esse processo contribui para o propósito de um programa de mestrado profissional em Administração. Investigamos o assunto por meio de uma pesquisa qualitativa básica, na qual os dados foram coletados por meio da condução de um grupo focal e entrevistas individuais semiestruturadas. Compreender a natureza e as propriedades da desaprendizagem é relevante para o conhecimento científico, pois se presume que contribua para articular abertamente a dinâmica de aprender e desaprender, transformando eventos em oportunidades de aprendizado. A desaprendizagem emerge como uma alternativa para desenvolver novos modelos mentais e soluções inovadoras, permitindo estratégias de desenvolvimento mais robustas tanto individualmente quanto em grupo e socialmente.
Presidente - 1671678 - ANA CAROLINA KRUTA DE ARAUJO BISPO
Interno - 2285466 - ANIELSON BARBOSA DA SILVA