PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA MARIA MONTENEGRO LINS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍVIA MARIA MONTENEGRO LINS
DATA: 26/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: PESSOAS SURDAS EM UMA ESCOLA REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL: ACESSO E INCLUSÃO?
PALAVRAS-CHAVES: Educação de Surdos(as); Estudos Culturais; Inclusão; Libras
PÁGINAS: 45
RESUMO: O cenário educacional atual, que considera as chamadas políticas de inclusão para as pessoas surdas, tende a levar em consideração apenas o que a escola compreende como barreira linguística, isto é, a comunicação entre as pessoas surdas e as pessoas ouvintes. Com isso, os caminhos que as escolas têm seguido para que esta inclusão aconteça, em sua grande maioria, são trilhados de forma colonialista. É preciso lançar um olhar investigativo para conhecer como o processo de inclusão e o ensino de Libras estão se dando nas escolas regulares, a fim de desnaturalizar os moldes tecnicistas dominantes propostos para a educação das pessoas surdas. O desenvolvimento da presente pesquisa terá como lócus uma escola municipal de ensino fundamental situada na cidade de João Pessoa PB, considerada como referência na inclusão de alunos(as) com deficiência. Nesse sentido, as questões-problema que orientam esta pesquisa são: de que modo ocorre a inclusão de pessoas surdas e o ensino de Libras em uma escola pública considerada como referência de inclusão no município de João Pessoa? Que elementos teórico-metodológicos norteiam o currículo nessa escola? Constitui-se como objetivo geral analisar o processo de inclusão das pessoas surdas em uma escola pública regular considerada referência em inclusão no município de João Pessoa. Os objetivos específicos propostos são: refletir sobre o modelo de inclusão implantado na referida escola; identificar os elementos teórico-metodológicos norteadores do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola; analisar a concepção de inclusão que embasa o currículo escolar e reflete nas atividades desenvolvidas pelos profissionais da escola. Trata-se de uma presente pesquisa de abordagem qualitativa, cuja produção do material empírico se dará em duas etapas complementares, a saber: pesquisa documental e entrevistas com docentes, gestores/as e intérpretes de Libras atuantes na escola investigada. Ancorado sob as lentes dos Estudos Culturais da Educação (ECE), este estudo busca contribuir para o desenvolvimento de reflexões e problematizações que rompam com as lógicas positivistas presentes na norma dominante no tocante à educação de pessoas surdas, com reflexões que passem a propor novos olhares reconhecendo a diferença e a alteridade como valiosas ferramentas nesse modo de pensar.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 252653 - FERNANDO CEZAR BEZERRA DE ANDRADE
Externo à Instituição - ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES
Externo à Instituição - ANA DORZIAT BARBOSA DE MELO