PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: EMANOEL LOURENÇO DA SILVA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANOEL LOURENÇO DA SILVA
DATA: 27/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/mhm-vqck-zxr
TÍTULO: POLÍTICA DE GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS: uma análise do Índice de Eficiência Gerencial na educação pública estadual de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Escolar, Responsabilização, Eficiência Gerencial
PÁGINAS: 192
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta investigação científica examinou o Índice de Eficiência Gerencial (IEG), um instrumento
de responsabilização dos diretores escolares adotado como política de gestão da educação
pública estadual de Pernambuco. A discussão se fundamenta na premissa de que a gestão para
resultados, via eficiência gerencial, suplanta a gestão democrática tornando a escola cada
vez mais empresarial (menos custos, mais eficiência) e menos democrática. Nesse sentido, o
modelo de gestão baseado em formas de mercado fomenta o surgimento de um novo perfil de
diretor escolar mais preocupado com os resultados econômicos do que com o processo
democrático, dialógico. Essa gestão transforma o funcionário público a partir de dentro das
escolas criando um novo éthos nos profissionais em educação e isso tem implicações na
configuração de cidadão e de sociedade que se quer formar. O objetivo central da investigação
foi analisar a eficiência gerencial como mecanismo de responsabilização verticalizada do
diretor escolar e sua influência na promoção de um modelo de gestão da educação em
Pernambuco. A metodologia da pesquisa teve como eixo o ciclo de políticas de Stephen Ball e
seus colaboradores, na tentativa de analisar o campo das políticas educacionais e compreender
como são formuladas e implementadas/atuadas em diferentes contextos. Os instrumentos de
coleta de dados foram a pesquisa documental e a entrevista semiestruturada com sujeitos
implicados no desenvolvimento da política em análise.A temática investigada é de grande
relevância para apontar o contexto da prática da ação gestora a partir da implantação/atuação
de uma política gerencialista baseada na lógica de mercado e constatou que a grande sacada
para realizar a reforma de gestão em Pernambuco foi colocar na mão do diretor escolar a
responsabilidade pelo ajustamento fiscal. Como o pagamento do Adicional de Eficiência
Gerencial (AEG), só ocorre se a equipe gestora estiver em dia com o ajustamento da carga
horaria da escola, da prestação de contas e da inserção de informações gerenciais no site da
Secretaria de Educação e Esportes, há uma constante sensação de vigilância e possibilidade de
punição, por meio do não recebimento da gratificação. Tal conduta transforma a subjetividade
dos diretores escolares regulando-as pelo modelo de mercado e os sobrecarregando com uma
nova burocracia virtual em prol de uma escola voltada para a competição, comparação e
performatividade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo ao Programa - 1331096 - MARIA CREUSA DE ARAUJO BORGES
Externo ao Programa - 1442321 - SWAMY DE PAULA LIMA SOARES
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
Externo à Instituição - ANA LÚCIA FÉLIX DOS SANTOS
Externo à Instituição - ODALEA FEITOSA VIDAL