PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CAROLINA ALVES DE LIMA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA ALVES DE LIMA
DATA: 29/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: UMA ANÁLISE DO FÓRUM NACIONAL SOBRE VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PERSPECTIVA DE GÊNERO
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Sexualidade; Ideologia de gênero; Estudos Culturais da Educação.
PÁGINAS: 88
RESUMO: Esta pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, inserida na Linha de Pesquisa: Estudos Culturais da Educação, tem como objetivo central analisar a(s) perspectiva(s) de gênero e sexualidade abordada(s) nas palestras
apresentadas no Fórum Nacional sobre Violência Institucional contra Crianças e
Adolescentes. Organizado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos
MMFDH, o Fórum pretendia debater acerca das violências institucionais às quais crianças e
adolescentes estão expostos por meio de sete palestras, apresentadas nos dias 27 e 28 de
abril de 2021. No entanto, toda a temática do evento orbitou em torno da falaciosa ideologia
de gênero e de como professoras e professores aplicam tal ideologia. De acordo com o
Fórum, a suposta ideologia de gênero afeta a saúde física e mental de crianças e adolescentes
e, por isso, é necessário defender a família tradicional. Além disso, o Fórum apresenta uma
visão reducionista de Educação, apoiando-se nos pressupostos do Escola sem Partido. Este
trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, de caráter documental, situada no
campo dos Estudos Culturais da Educação. O material empírico foi produzido por meio da
transcrição das palestras disponível no canal oficial do YouTube do MMFDH e a análise do
livro digital, disponibilizado para as pessoas inscritas no evento, utilizando os Núcleos de
Significação como estratégia de análise. Como resultado parcial, conclui-se que o evento
adota uma compreensão de gênero e sexualidade como um dado biológico e defende que
debates sobre esses temas não devem acontecer nas escolas, acionando uma pedagogia do
medo em docentes e ignorando o fato de que gênero e sexualidade perpassam a vida de todas
as pessoas e desconsiderando os diferentes tipos de arranjos familiares. Na contramão do que
foi exposto nas palestras, gênero e sexualidade, neste trabalho, são entendidos como
construções sócio-históricas, culturais e pedagógicas. Ao longo da pesquisa, defende-se que
abordar estes temas nas escolas auxilia crianças e adolescentes a identificar possíveis casos de
violências, bem como ajuda a conhecer e aprender a conviver com as diferenças
e diversidades que nos constituem.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Interno - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Externo à Instituição - ANA PAULA ABRAHAMIAN DE SOUZA
Externo à Instituição - CARIN KLEIN