PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: OTÁVIO AUGUSTO CHAVES RUBINO DOS SANTOS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: OTÁVIO AUGUSTO CHAVES RUBINO DOS SANTOS
DATA: 24/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPGE - CE - UFPB
TÍTULO: O SABER DAS MULHERES PRATICANTES DE YOGA DO MOVIMENTO
HARE KRISHNA - UMA PEDAGOGIA FEMINISTA VAISHNAVÉ: UMA
PEDAGOGIA DE CONSCIÊNCIA, LUTA E COLETIVIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Saber; Análise Arqueológica do Discurso, Pedagogias Feministas,
Estudos Culturais da Educação; Movimento Hare Krishna; Pedagogia Feminista
Vaishnavé.
PÁGINAS: 295
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO: A presente tese intitulada O saber das mulheres praticantes de yoga do movimento Hare
Krishna - uma pedagogia feminista vaishnavé: uma pedagogia de consciência, luta e
coletividade e defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade
Federal da Paraíba (PPGE - UFPB) - na linha de pesquisa dos Estudos Culturais da
Educação (ECE) - se estrutura a partir do conceito de saber, tendo, neste, a ideia chave
seguida na pesquisa. O objeto de investigação é o saber pedagógico feminista das
vaishnavés do movimento Hare Krishna. Em síntese, o termo vaishnavé se refere a
mulheres praticantes de yoga. A tese é: os saberes das vaishnavés do movimento Hare
Krishna apresentam uma singularidade pedagógica feminista transformadora das relações
desiguais de gênero. A problemática central é: como se dá a tessitura de saberes da ordem
do discurso pedagógico feminista das vaishnavés? Por conseguinte, o objetivo geral é:
analisar e descrever a ordem do discurso do saber pedagógico feminista das vaishnavés
do movimento Hare Krishna. A abordagem teórico-metodológica é a Análise
Arqueológica do Discurso (AAD), abordagem pela qual Foucault nos dá, em suas
primeiras obras, as condições básicas para se pesquisar em uma perspectiva de análise do
discurso arqueológica. Na perspectiva arqueológica não se trabalha com sujeitos da
pesquisa, mas com o conceito de posição de sujeito, um lugar vazio que pode ser ocupado
por diferentes indivíduos e que guarda em si uma teia de saberes. No caso dessa tese, a
posição de sujeito analisada se refere às vaishnavés. Nesse sentido, pesquiso sobre o saber
dessas vaishnavés a partir das especificidades da AAD. Dessa forma, a pesquisa aborda a
posição de sujeito chamada vaishnavés e os saberes que constituem o discurso que existe
quando se ocupa essa posição de sujeito singular. É uma pesquisa sobre o que pode ser
dito, ou o interdito em si, por essas mulheres em determinada ordem do discurso. Assim,
posição de sujeito e saber são as categorias teórico-metodológicas e Estudos
Culturais da Educação, Pedagogias Feministas, yoga e vaishnavés são as
categorias temáticas. O movimento Hare Krishna é a instância na qual a pesquisa se
desenvolve. Como considerações finais posso afirmar que consegui alcançar as fronteiras,
os fios que tecem a ordem discursiva em questão e que indicam que existe uma pedagogia
feministavaishnavé. Essa pedagogia tem singularidades próprias e é uma pedagogia de
consciência, luta e coletividade, aspectos que se voltam para questões comunitárias, de
empoderamento recíproco, de saúde social e espiritual, de construção de pontes e
comunidades de amor, de relações de coração para coração que conectam esperanças
comuns. Essa pedagogia é formada por uma coletividade de saberes. Esses novos
conceitos são os principais achados dessa tese. Concluindo, destaco que há, nessa tese,
dois tipos de resultados de pesquisa. O primeiro se refere aos achados a partir da análise
e descrição das fontes. O segundo é o achado do ponto de vista da teoria da arqueologia.
Quer dizer, a reflexão feita sobre a arqueologia enquanto um modo de vida (arqueologia
do viver).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1024809 - ERENILDO JOAO CARLOS
Interno - 2506180 - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 3054964 - MARCOS ANGELUS MIRANDA DE ALCANTARA
Externo à Instituição - GIRLEIDE TÕRRES LEMOS
Externo à Instituição - CONCEIÇÃO CLARETE XAVIER TRAVALHA
Externo à Instituição - GISELE PEREIRA DE OLIVEIRA