PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: CHARLYNE LIRA URTIGA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLYNE LIRA URTIGA
DATA: 28/06/2023
HORA: 10:00
LOCAL: meet.google.com/ofq-xurw-uda
TÍTULO: CAPOEIRA NA COMPLEMENTAÇÃO DO EMPODERAMENTO AFRO-BRASILEIRO A PARTIR DA LEI 10.639/2003
PALAVRAS-CHAVES: Capoeira. Empoderamento. Afro-brasileiro. Escola pública
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem por objetivo de estudo a capoeira como elemento de
empoderamento afro-brasileiro, que propõe-se a realizar uma reflexão, que tem como objetivo
geral, analisar a contribuição da capoeira como elemento complementar no empoderamento
para população afrodescendente do sistema educacional de ensino, fundamentado pela Lei
10.639/2003, tendo como lócus as Escolas Municipais do da cidade de João Pessoa, PB, se
baseando pelo material didático ofertados pelas escolas de ensino, em relação às políticas
públicas voltadas ao ensino de história da África nas escolas. Adotou-se o caminho
metodológico numa abordagem qualitativa, classificando-se, quanto aos seus objetivos, como
documental com métodos de procedimento descritivo, utilizando-se de estratégias
bibliográfico-documental. A temática é discutida perpassando pela história da escravidão e da
capoeira, a criminalização e descriminalização da mesma, a ludicidade que é usada no ensino
da capoeira como ferramenta na escola e sua importância na educação, e abordamos sobre a
história e características da lei 10.639/2003, que completa neste ano de 2023, 20 anos, que
instituiu a obrigatoriedade de ensino da História de África e dos africanos trazidos para o Brasil,
no currículo escolar de ensino fundamental e médio, resgatando historicamente o papel dos
negros na construção e formação da sociedade brasileira, e analisamos como se dá a sua
execução na escola municipal, nesta capital, situações, dificuldades e formas complementares
no ensino de África e cultura afro-brasileira. Assim, a partir das reflexões, espera-se que esse
estudo, ora apresentado, e as discussões relevantes sobre temáticas raciais, afro-brasileiras e a
importância da capoeira nesse cenário, permita abrir margem às novas indagações sociais, além
da busca pela efetiva educação, compreendendo a importância da equidade no que tange ao
empoderamento das crianças negras do ensino público municipal da cidade de João Pessoa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo à Instituição - DENISE XAVIER TORRES
Externo à Instituição - LUCIANA LEANDRO DA SILVA