PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: LILIANE SANTOS TOBIAS
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LILIANE SANTOS TOBIAS
DATA: 31/08/2023
HORA: 09:30
LOCAL: meet.google.com/rxz-isfd-fiu
TÍTULO: A BUSCA PELO NOVO CONSENSO: ASPECTOS IDEOLÓGICOS E SUAS DETERMINAÇÕES PARA A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Política educacional, ideologia, história da educação, neoliberalismo,conservadorismo.
PÁGINAS: 145
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar os aspectos ideológicos e suas
determinações para a política de educação no Brasil contemporâneo. O método de análise
que orienta a investigação é o crítico-dialético. Como metodologia utilizamos a pesquisa
bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. A hipótese que orienta o estudo é a
de que a partir da crise de 2008, o capital vem tentando estabelecer novas estratégias
ideoculturais para a manutenção do consenso e, para tanto, utiliza-se de diversos
mecanismos para disseminar os seus valores ético-morais e garantir a perpetuação de sua
legitimidade, dentre eles, em posição de destaque está a educação. Na medida em que a
práxis educativa se configura como instrumento importante para a disseminação da
experiência humana acumulada, se expressa no cotidiano, repercutindo diretamente no
âmbito das relações sociais, culturais e valorativas dos sujeitos envolvidos, podendo atuar
na disseminação das ideologias hegemônicas e contribuir com a manutenção do consenso,
daí a centralidade que adquire na totalidade dos processos sociais. Para atender aos
pressupostos da pesquisa, dividimos o estudo em dois momentos: o primeiro bibliográfico
de aproximação teórico-categorial e histórica e o segundo documental. Para compreender as
raízes ontológicas da categoria ideologia, bem como da educação como complexo de
reprodução do ser social, utilizamos como referência o pensamento do filósofo húngaro
Georg Lukács (2013). Para situarmos as disputas ideoculturais presentes no
desenvolvimento da política de educação no Brasil, procedemos a análise histórica
especialmente nos trabalhos de Romanelli (1986); Ghiraldelli (2001a, 2001b); Ferreira
Júnior (2011); Saviani (1999, 2011b); Célio da Cunha (1979); Cunha e Góes (2002);
Shiroma et, al. (2011), Florestan Fernandes (1987) entre outros pesquisadores que
analisaram a tradição histórico-cultural da educação até a década de 1990. Ainda realizamos
um estudo complementar do tipo estado do conhecimento com o objetivo de situar os eixos
temáticos que aparecem nas produções sobre ideologia e educação, em artigos científicos
publicados nas plataformas Google acadêmico e Scielo, com recorte temporal de 2015 à
2022. Os resultados encontrados evidenciaram que o debate da ideologia na educação está
se desenvolvendo em torno de seis eixos temáticos: Ideologia e educação; Ideologia de
gênero; Escola sem partido, Neoliberalismo e crise capitalista; Alienação, libertação e
emancipação e Conservadorismo, neoconservadorismo e religião. No segundo momento,
para a análise do contexto atual, utilizaremos também a pesquisa documental em alguns
documentos públicos que normatizam a política de educação no Brasil, cuja pesquisa será
realizada após a qualificação. A análise vem evidenciando que o avanço do pensamento
conservador tem conseguido se expressar nos debates públicos e em alguns instrumentos
normativos que orientam o desenvolvimento da política de educação no Brasil, questões que
repercutem no cotidiano, trazendo rebatimentos para a práxis educativa e para o contexto de
luta de classes. Assim, analisar as determinações ideológicas que se estabelecem na política
de educação nos permite compreender quais as requisições impostas para formação da classe
trabalhadora no atual cenário de crise.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Interno - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo ao Programa - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MÁRCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR