PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: MARIA GIRLENY ROBERTO DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GIRLENY ROBERTO DA SILVA
DATA: 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: ESTUDO SOBRE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO REMOTA, EM CARÁTER EXCEPCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Educação Remota. Políticas Educacionais. Direito à Educação.
Contexto Pandêmico.
PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente
RESUMO: A presente pesquisa investigou as políticas educacionais que garantem o direito à
educação, a qualidade e permanência no cenário da Educação Remota, no
contexto pandêmico em escolas públicas municipais de João Pessoa-PB. A
pandemia da Covid-19 trouxe desafios sem precedentes para a educação em todo o
mundo. Devido ao crescimento acelerado dos números de infectados com a Covid-
19 a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu medidas sanitárias para
frear o seu impacto, que incluem o fechamento de escolas e a necessidade de
distanciamento social, como medida para preservação da saúde dos alunos,
professores e demais funcionários. Na ocasião, a educação remota emergiu como
uma solução imediata para continuar proporcionando oportunidades de aprendizado
aos alunos. Esta pesquisa em nível de mestrado em educação no Programa de
Pós-Graduação em Educação (PPGE), promovido pela Universidade Federal da
Paraíba (UFPB), na Linha de Pesquisa em Políticas Educacionais, tem como
objetivo geral analisar as políticas educacionais que garantem o direito à educação
no que se refere a garantia de qualidade e permanência em tempos de pandemia no
cenário de Ensino Remoto. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com
enfoque epistemetodologia da pesquisa qualitativa, do tipo exploratório,
contemplando como etapas a pesquisa bibliográfica, documental, campo com a
realização da entrevista semiestruturada. O método de análise utilizado pautou-se
pela Análise de Conteúdo, fundamentado nos princípios teórico-prático de Laurence
Bardin (2015). Em termos específicos, a pesquisa possui relevância social e
científica, sobretudo no âmbito educacional, uma vez que propõe repensar as
políticas educacionais em curso, através de discussões e resgates teórico-prático
que versam sobre a atuação das políticas educacionais, movimento importante para
aprofundamento desse debate.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 338276 - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO
Externo à Instituição - LÚCIA DE ARAÚJO RAMOS MARTINS