PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: KARLA D'ANGELA DE LIMA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA D'ANGELA DE LIMA
DATA: 17/05/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Manual do Estudante de Latim (1855), de Joaquim da Silva: orientações e práticas pedagógicas para o ensino latinista na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Educação; livro escolar; Latim; Paraíba, século XIX.
PÁGINAS: 176
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO: Este trabalho dissertativo pertencente a Linha de História da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba tem como objetivo analisar as orientações educacionais e práticas pedagógicas do ensino de Latim no livro Manual do Estudante de Latim, de Joaquim da Silva, de 1855. Com os objetivos específicos: i) Compreender o ensino de Latim na história do Brasil e na Paraíba; ii) Identificar o processo de produção e circulação do livro Manual do Estudante de Latim; iii) Identificar e analisar as orientações educacionais e práticas pedagógicas no livro Manual do Estudante de Latim de Joaquim da Silva. Para tanto, esta pesquisa adota uma abordagem baseada na História Cultural, recorrendo a referências como Chartier (1998a) e outros autores relevantes Cardoso (2011), Saviani (2013), Amarante (2018), Franca (1952), Mello (1956), Sena (2017), Pinheiro (2002) que auxiliaram na análise de uma variedade de fontes, incluindo cartas, documentos, jornais, relatórios, biografias e leis, revelando o papel do ensino do Latim ao longo da História como uma ferramenta para formação educacional. Ao analisar o Manual do Estudante de Latim, constatamos que a obra ofereceu muito mais do que lições de gramática latina, uma vez que desconstruiu os Clássicos Latinistas para apresentar o cenário e elementos que influenciaram na elaboração de seus textos, apresentando, também, a constituição histórico-social da Antiguidade que os originou e que ainda é usada em parte do ensino-aprendizado do Latim. Tendo em mãos o livro e apoiados pelas fontes já referidos, pudemos examinar a organização e as práticas pedagógicas que norteavam o ensino de Latim no século XIX, evidenciando a transição de uma das disciplinas mais importantes do período para uma das menos significativas. Esse processo também revelou mudanças expressivas no cenário educacional, pois o ensino das línguas clássicas passou a ser, gradualmente, substituído pelo ensino das línguas vivas, o que indica uma mudança de paradigma de uma abordagem mais humanista para uma mais moderna. Com base nestes argumentos, entendemos que este estudo contribui para a compreensão do conteúdo e da circulação do referido objeto cultural para a organização do ensino de Latim na História da Educação na Paraíba.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2583808 - FABIANA SENA DA SILVA
Interno - 338352 - SEVERINO BEZERRA DA SILVA
Externo à Instituição - CARLOS AUGUSTO DE MELO
Externo à Instituição - DANIEL FERRAZ CHIOZZINI