PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ RODOLFO DO NASCIMENTO PEREIRA
DATA: 17/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO: DEDO NO C*RRÍCULO E GRITARIAS COTIDIANAS: ASSOMBRAÇÕES MONSTRUOSAS E CLANDESTINAS NOS/DOS/COM GÊNEROSSEXUALIDADES DESVIANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gênerosexualidades, Currículos, Cotidianos, Desvio, Pedagogia.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular
RESUMO: As trincheiras estão sendo atacadas constantemente e o terreno é povoado de pessoas que lutam permanentemente para fazer proliferar a vida e sobreviver diante do conservadorismo que se movimenta de forma aguda em nossa sociedade. Esgarçar, tensionar, corromper, perturbar, bagunçar, brincar, zoar, desconstruir, descentrar, dispersar e desafiar a norma, esses são investimentos que este manifestotese pretende fazer para conversar com o curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e seus atravessamentos cotidianos de gênerosexualidades. As questões que envolvem gênerosexualidades desde muito tempo se configuram como uma preocupação emergente de muitas áreas do conhecimento, que a fim de esquadrinha-las, denunciam aquilo que de algum modo se desviam a norma heterocentrada. Sendo assim, esta tese objetiva problematizar os tensionamentos de gênerosexualidades desviantes narrados a partir das vivênciasexperiências pelos/as estudantes do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba. Como argumentotese, defendo que o currículovida, que borra as fronteiras entre as normativas que são prescritas e o que de fato acontece no cotidiano, se movimenta como uma tática perigosa e clandestina mas, muito produtiva de vivência com os mais diferentes desvios de gênerosexualidades, que (re)inventam táticas que possibilitam as vivênciasexperiências plurais para que os desvios sejam vistos como um meio de (des)aprendizagens, resistência e proliferação das diferenças na universidade. Ou seja, o desvio é visto, aqui, como potência criativa de vida que escapa às normas e como um tanque de guerra político, disputa significados em busca de sua existência. Esse manifestotese se inscreve no âmbito das teorias pós-estruturalistas e se vincula ao campo dos Estudos Culturais da Educação, das Políticas Educacionais, dos estudos de gênerosexualidades, da teoria queer, dos estudos com currículo e das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. Metodologicamente, se filia às pesquisas nos/dos/com cotidianos como aposta teóricometodológica e elege às conversas como potência criativa de vida e de diálogo com os sujeitos ordinários da pesquisa. Conversar com o curso de Pedagogia me fez pensar que diante dos ataques que tornam algumas vidas mais ou menos vivíveis que outras, e que se alimenta de ódio e de desejo de aniquilação das diferenças, em detrimento de seus gênerosexualidades, é preciso reagir e criar táticas de enfrentamento ao obscurantismo epistemológico da modernidade criando movimentos, que enredados a resistência, possam esperançar e fazer das diferenças um meio de produção de um mundo menos desigual. Com esse manifestotese, pude aprender que nem todos os corpos e gênerosexualidades se adequam totalmente às normas. Há sempre bifurcações, escapes, vazamentos e ataques as trincheiras da padronização. Há relações de afeto e amizade sendo aliançadas a todo momento no curso de Pedagogia. Há resistências, movimentos, vida e estranhamentos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO FERRAÇO
Interno - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS
Externo à Instituição - JEANE FELIX DA SILVA
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo à Instituição - MARIA LUIZA SÜSSEKIND VERISSIMO CINELLI