PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: MAYANNE JULIA TOMAZ FREITAS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYANNE JULIA TOMAZ FREITAS
DATA: 25/06/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual Google Meet
TÍTULO: A PEDAGOGIA É FEMINIZADA? GÊNERO E IDENTIDADE PROFISSIONAL DE
GRADUANDOS/AS E EGRESSOS/AS
PALAVRAS-CHAVES: Pedagogia. Representações Sociais. Identidade Profissional. Gênero.
PÁGINAS: 255
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO: A Pedagogia tem se consolidado como um campo feminilizado, ou seja, com presença
massiva de mulheres da formação à atuação profissional; consequentemente,
destaca-se sua provável feminização, em termos de significados e valores associados
à identidade profissional. Este estudo visa analisar como as impressões de gênero se
fazem presentes nas representações sociais sobre a Pedagogia e a identidade
profissional de graduandos/as e egressos/as do curso da Universidade Federal da
Paraíba (UFPB), campus I. Destacam-se como questões norteadoras: Considerando
que as relações de gênero estruturam o conhecimento e o trabalho, em que consiste
o gendramento/feminização da Pedagogia? A feminilização do curso se traduz em
feminização? Questões específicas podem ser exploradas com base no perfil
sociodemográfico de discentes e egressas/os do referido curso: Que representações
sociais sobre a Pedagogia e sua/seu profissional têm graduandos/as e egressos/as?
Essas representações sociais contêm impressões de gênero? Elas influenciaram
suas escolhas seja para cursar, seja para atuar na Pedagogia? Elas apontam
possibilidades de mudança das identidades profissionais? A pesquisa, inspirada na
Teoria das Representações Sociais (TRS), utiliza métodos mistos, através de três
movimentos de produção e análise de dados quantitativos e qualitativos. O primeiro
envolve análise documental da evolução das propostas curriculares do curso e de
dados quantitativos de ingresso e conclusão de discentes, de 2006 a 2021, sendo o
ano de 2006 referente à aprovação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do
Curso de Pedagogia (DCNPs) e do projeto pedagógico do curso da UFPB, ainda em
vigor. O segundo consiste na análise de 180 questionários aplicados com
graduandos/as, de maio a outubro de 2020 e de abril a junho de 2021, no contexto
da pesquisa Representações sociais das identidades profissionais e de gênero por
estudantes de Pedagogia e Engenharia: um estudo comparativo na UFPB e na UFU,
financiada pelo CNPq. O terceiro atingiu 157 egressos/as das turmas de 2006 a
2022, através da aplicação de questionário online de fevereiro a julho de 2023. A
análise de resultados destaca a identidade do curso de Pedagogia no Brasil através
dos seus marcos históricos, das DCNPs, do debate sobre o seu estatuto
epistemológico e dos espaços de atuação do/a do/a pedagogo/a, bem como através
das experiências, percepções e perspectivas profissionais de 180 graduandos/as e
157 egressos/as do curso focalizado, sinalizadas nos questionários; também destaca
o desempenho do curso, através de dados de ingresso, evasão, retenção e
conclusão e da inserção profissional dos/as egressos/as. Em conclusão, articulam-
se os dados de graduandos/as e egressos/as sobre formação, atuação e
representações sociais da Pedagogia e de seu/sua profissional. Assim a tese
confirma que a formação e a atuação do/a Pedagogo/a ainda apresentam
impressões de gênero, de tal forma que os homens que escolhem o curso enxergam
mais a Pedagogia como campo científico do que as mulheres, presas à associação
da Pedagogia com o amor e o cuidado. Além disso, a tese também indica que a
formação profissional, passada e presente, não consegue mudar as impressões de
gênero da Pedagogia devido à associação histórica entre mulher e docência e da
incipiente problematização da questão de gênero no currículo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 333019 - MARIA EULINA PESSOA DE CARVALHO
Interno - 1152512 - JOSE LEONARDO ROLIM DE LIMA SEVERO
Interno - 1913587 - JOSEVAL DOS REIS MIRANDA
Externo ao Programa - 2113587 - MARIA ALVES DE AZEREDO
Externo à Instituição - JEANE FELIX DA SILVA
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA VANNUCHI
Externo à Instituição - UMBERTO ANDRADE PINTO