PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNE KAROLINE CANTALICE SENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNE KAROLINE CANTALICE SENA
DATA: 18/07/2024
LOCAL: Sala de Multimeios - PPGE/UFPB
TÍTULO: Reforma do ensino médio e qualidade da educação na Paraíba: indícios, evidências e tendências
PALAVRAS-CHAVES: Reforma. Ensino Médio. Neoliberalismo. Qualidade da educação.
RESUMO: Esta pesquisa se insere em um contexto de reformas, impulsionado pela destituição da Presidenta Dilma Vana Rousseff sem a comprovação de crime de responsabilidade, modificando substancialmente a agenda política macroeconômica e reverberando em um projeto de sociedade distinto dos três governos anteriores. Neste sentido, assume-se que as reformas educacionais são estruturantes para contextualizar este trabalho, sendo entendidas como mudanças estruturais douradoras na política educacional, que dizem respeito à uma concepção de educação, mas, sobretudo, de projeto societário. Assumindo como tema a Reforma do Ensino Médio, a materialização da política – normatizada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esta etapa da Educação Básica e através das mudanças na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394/1996 via Lei n. 13.415/2017 – refletiu em normativas estaduais de implantação, como é o caso da Proposta Curricular do Estado da Paraíba para o Ensino Médio (PCEP-EM). Considerando a compreensão de que a qualidade da educação da PCEP-EM pode estar associada à qualidade total (Marrach; 1996) quanto à qualidade social (Silva; 2009, p. 225), nosso objetivo geral consiste em analisar de que modo reforma do ensino médio na Paraíba se insere no contexto da qualidade da educação. As indicações metodológicas se apoiam em uma perspectiva qualitativa de análise, considerando o Ensino Médio e, especificamente, a proposta curricular em implementação como um estudo de caso. Analiticamente, os conceitos de qualidade social da educação e qualidade total fornecem elementos para uma análise documental que seja contextualizada com dados de financiamento da educação, perfil docente, infraestrutura, condições de democratização da gestão escolar, indicadores socioeconômicos, remuneração e valorização de professores e resultados de testes em larga escala do caso analisado. A análise do caso considera o histórico de contexto entre os anos de 2017 e 2022, mas a leitura da política é atualizada para o ano de 2023.
Interno - 1456736 - RHOBERTA SANTANA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1106940 - Alexandre Macedo Pereira