PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO LUIS CAVALCANTI CALABRIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THIAGO LUIS CAVALCANTI CALABRIA
DATA: 07/08/2024
LOCAL: Remoto
TÍTULO: A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA: FLUXOS E INFLUÊNCIAS NAS REDES DE POLÍTICAS
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais; educação em tempo integral;organismo internacionais;ciclo de políticas
RESUMO: O Programa de Educação Integral da Paraíba apresenta um modelo de escola pública com desenho curricular, estrutura física, modelo de gestão interno e externo, instrumentos de fiscalização e controle, regime de trabalho e objetivos pedagógicos próprios. Esse modelo foi criado pelo ICE, a partir do financiamento e da influência de empresas e organismos internacionais, o que indica a presença de interesses privados orientados por uma racionalidade neoliberal (Dardot e Laval, 2016), algo que ainda está em disputa na rede de política. Diante deste contexto, elegemos como objeto de estudo a política de educação em tempo integral ofertada pelas escolas públicas de ensino médio. Com o intuito de aprofundar as discussões e melhor compreender nosso objeto, apresentamos a seguinte pergunta como problema de pesquisa: como a política de educação em tempo integral direcionada ao ensino médio foi traduzida e interpretada do contexto global para o local através de diferentes atores no estado da Paraíba? Nosso projeto tem por objetivo geral analisar a trajetória do Programa de Educação Integral na rede pública estadual da Paraíba para o ensino médio em tempo integral. Nossa pesquisa situa-se na perspectiva epistemológica pós-estruturalista e adotará um posicionamento epistemológico crítico-analítico (Tello e Mainardes, 2015). Desenvolveremos uma análise qualitativa (Chizzotti, 1998) a partir de uma pesquisa documental (Cellard, 2008) e adotamos como referencial teórico e metodológico o Ciclo de Políticas (Bowe, Ball e Gold, 1992) combinado à Teoria do Discurso (Laclau e Mouffe, 2015).
Presidente - 2117521 - ANA CLAUDIA DA SILVA RODRIGUES
Interno - 1238445 - DIEGO DOS SANTOS REIS