PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: GESSICA MAYARA DE OLIVEIRA SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GESSICA MAYARA DE OLIVEIRA SOUZA
DATA: 03/07/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: ATUAÇÃO DA POLÍTICA DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA PARAÍBA: INTERPRETAÇÃO, TRADUÇÃO E RECONTEXTUALIZAÇÃO NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE JOÃO PESSOA/PB.
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Educacionais. Ensino Médio. BNCC. Reformas Curriculares.
RESUMO: Considerando as recentes reformas no âmbito das Políticas Educacionais, a presente pesquisa de Doutorado tem como tema a atual reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) e a Proposta Curricular do estado da Paraíba (2021), decorrente da Base Nacional Comum Curricular aprovada pelo MEC em 2018. A problemática se deu em torno de questionamentos que surgiram durante outras pesquisas na área, e que nos instigaram a aprofundar nossos estudos, pensando a recontextualização da BNCC no contexto de prática das Escolas Estaduais da Paraíba. Após um mapeamento a despeito das pesquisas na área, em que os resultados nos revelaram uma carência de teses sobre a temática, reafirmamos que era imperativo nos aprofundarmos no tema. Em vista disso, buscamos, neste trabalho, compreender como a reforma do Ensino Médio tem sido interpretada, traduzida, reconstruída e refeita em diferentes, mas semelhantes configurações, cujos recursos materiais e humanos e conjuntos difusos de discursos e de valores são utilizados em um processo complexo e híbrido de atuação? Com base nessa problemática, elegemos como objetivo geral analisar a atuação da política de reforma do Ensino Médio nas Escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, em específico, da cidade de João Pessoa. Nossas análises seguem as matrizes conceituais dos estudos de Kuenzer (1997; 2017); Apple (2001;2003); Aguiar e Tuttman (2020); Aguiar (2018); Ball (1992); Lopes (2005;2008); Freitas (2014; 2018), entre outros autores de cujas pesquisas nos aproximamos neste trabalho. Metodologicamente, nossa pesquisa está ancorada nos estudos de Ball (1987; 1992; 1994; 2014;2021); Michael Peters (2007); Bogdan e Biklen (1994); Mainardes, Ferreira e Tello (2011), dentre outros. De acordo com os autores citados, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, bibliográfica, documental, buscando através da pesquisa de campo alcançar os objetivos propostos nesta tese. Portanto, realizamos uma investigação a partir da teoria de atuação (TA) de Stephen Ball (2021), analisando a interpretação, tradução e recontextualização da política de reforma do Ensino Médio no Estado da Paraíba. Dessa forma, ressaltamos que nesta pesquisa não intencionamos capturar a verdade sobre o tema pesquisado, mas, buscamos demonstrar através das nossas reflexões, problematizações e análises, possibilidades e direções para pensarmos as Políticas Educacionais no Brasil, em especifico, as políticas para o Ensino Médio.
Presidente - 273739 - MARIA ZULEIDE DA COSTA PEREIRA
Externo ao Programa - 2026826 - ANGELA CRISTINA ALVES ALBINO