PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (CE - PPGE)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: DJANICE MARINHO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DJANICE MARINHO DE OLIVEIRA
DATA: 30/08/2024
LOCAL: Sala Multifuncional do PPGE
TÍTULO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: RE(SIGNIFICAÇÃO) DE SABERES DISCENTES EM SALA DE AULA
PALAVRAS-CHAVES: Educação de jovens e adultos; práticas pedagógicas curriculares; processo de ensino aprendizagem; saberes discentes.
RESUMO: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que expressa caminhos pedagógicos peculiares em seus processos de ensino aprendizagem, implicando conhecimento de direitos e de emancipação social. Por isso, entendemos que os saberes discentes na EJA devem ser fruto dos processos de emancipação social, de ações coletivas de direitos e de práticas pedagógicas curriculares resultantes da organização da escola. Neste sentido, o objetivo deste estudo é analisar os significados da prática pedagógica curricular, a partir dos saberes discentes. O campo de estudo foi uma escola pública no município de João Pessoa-PB, onde foram questionados discentes da EJA, os quais relataram elementos discursivos identificados nas práticas pedagógicas curriculares, mais especificamente em sala de aula. A principal problemática a que buscamos responder é: Como os discentes da EJA, por meio dos seus saberes, (re)significam as práticas pedagógicas curriculares em sala de aula? Para responder a esta pergunta, elencamos os seguintes objetivos específicos: refletir sobre os princípios norteadores das políticas educativas e curriculares da Educação de Jovens e Adultos no país, com ênfase nos Parecer CEB nº 11/2000 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos) e outros documentos pertinentes; identificar as necessidades e demandas dos discentes da EJA a partir dos seus saberes, de modo a orientar políticas públicas e práticas pedagógicas mais adequadas; analisar como os discentes da EJA da escola campo da pesquisa articulam e integram os saberes pedagógicos curriculares durante o processo de ensino aprendizagem; identificar as dificuldades e avanços sinalizados pelos discentes da EJA quanto aos princípios teoria-prática na constituição dos saberes discentes em sala de aula. Tomamos como aporte teórico-metodológico a abordagem qualitativa de Lüdke e André (2013), com base na Análise Crítica do Discurso (ACD) faircloughiana (2001). Esta tese também se alinha com a etnografia crítica, conforme a posição de Sato e Batista Jr. (2018), ao situar os fenômenos investigados em seus contextos sociais mais amplos, buscando determinar ideologias, discursos e sistemas de dominação, visando ao fortalecimento dos grupos em desvantagem social. Os instrumentos de coleta de dados foram observação, questionário e entrevista semiestruturada, realizados no ano de 2023, com trinta discentes da EJA de uma escola que oferece a modalidade no turno noturno da Rede Municipal de João Pessoa. Nesse contexto, a tese desta pesquisa é que os saberes discentes ressignificam as práticas pedagógicas curriculares na EJA, articulando os seus diversos sentidos como identidade, experiência, cultura e diversidade. Os primeiros resultados encontrados reforçam a necessidade de uma maior integração discente nas práticas pedagógicas curriculares proporcionadas pelos docentes. Partindo de um modelo de educação formal, na EJA, os saberes discentes coadunam com práticas verticalizadas no contexto da escola.
Presidente - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA
Interno - 1034264 - MARCUS QUINTANILHA DA SILVA