PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Phone
-
Not informed
News
Banca de DEFESA: PALOMA KAREN HOLANDA BRITO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PALOMA KAREN HOLANDA BRITO
DATA: 25/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/hpo-shmg-rpn
TÍTULO: USO DE TELAS DIGITAIS NA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA SOB A
ÓTICA DE MÃES E PROFISSIONAIS.
PALAVRAS-CHAVES: Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Estratégia Saúde da
Família; Mães; Relações familiares; Tempo de tela.
PÁGINAS: 86
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Os primeiros anos de vida de uma criança são determinantes para o
amadurecimento da arquitetura cerebral que pode sofrer alterações decorrentes de
estímulos externos, a exemplo do uso de telas. A crescente apropriação das tecnologias
digitais ocasiona aumento do uso das telas por crianças, o que demanda maior atenção e
cautela de pais e profissionais. Objetivos: Apreender a percepção de mães,
profissionais de saúde e da educação sobre o uso de telas digitais na primeiríssima
infância e suas repercussões para o desenvolvimento infantil; analisar a influência desse
uso nas relações parentais; e identificar o uso em creches e serviços de saúde. Percurso
Metodológico: estudo qualitativo, exploratório-descritivo, realizado no município de
Cajazeiras, Paraíba, Brasil, com mães de zero a três anos e profissionais de saúde e da
educação. Os dados foram coletados entre julho e outubro de 2021 por meio de
entrevistas em profundidade realizadas em ambiente virtual, utilizando-se roteiro
semiestruturado. A análise dos dados seguiu os passos da Análise Temática Indutiva e
foi fundamentada na Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner. O projeto de pesquisa foi
aprovado pelo Comitê de Ética sob parecer nº 4.736.257 e Certificado de Apresentação
de Apreciação Ética nº 46539121.5.0000.518. Resultados: As telas estão presentes na
rotina diária das famílias e nas creches e serviços de saúde, sendo consideradas como
uma ferramenta de distração da criança e facilitadora das atividades pedagógicas e
consultas de puericultura. Seu uso é percebido como positivo por algumas mães e
profissionais, visto que contribui para o aprendizado e desenvolvimento de novas
habilidades, mas também é considerado prejudicial, pois acarreta danos nas áreas
cognitiva, mental e social da criança, além dos malefícios para as relações parentais.
Considerações Finais: Foram distintas as percepções acerca do uso de telas e as formas
de sua utilização no domicílio e nos serviços de saúde e educação. Contudo, ainda é
necessária a disseminação de informações sobre as telas digitais e suas repercussões no
desenvolvimento infantil, especialmente para pais e profissionais, como também, a
criação de políticas públicas voltadas para a redução do uso de telas e hábitos saudáveis
na primeiríssima infância.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Interno - 1067036 - ELENICE MARIA CECCHETTI VAZ
Externo à Instituição - PAULA FERNANDES BRANDÃO BATISTA DOS SANTOS