PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THAÍS COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS COSTA DE OLIVEIRA
DATA: 26/07/2024
LOCAL: PPGENF - sala 03
TÍTULO: Cuidados paliativos ao paciente com Covid-19 na fase final de vida: estudo com profissionais de enfermagem.
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Teoria de Enfermagem. Cuidados paliativos. Covid-19. Assistência terminal.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: os cuidados paliativos visam promover uma assistência integral por meio de uma equipe multidisciplinar a pacientes com doença ameaçadora à continuidade da vida, com o escopo de lhes propiciar uma melhor qualidade de vida, como também aos seus familiares desde o diagnóstico da doença até a fase final de vida e ao processo de luto, como por exemplo o paciente com Covid-19. Neste contexto, merece destaque a participação dos profissionais de enfermagem como membros da equipe paliativista. Esta tese contempla três estudos na modalidade de artigos. O primeiro aborda uma revisão de escopo que objetivou mapear evidências científicas sobre a assistência de enfermagem ao paciente com Covid-19 em fase final de vida sob cuidados paliativos no contexto hospitalar. O primeiro artigo original teve o objetivo o de analisar as intervenções de enfermagem ao paciente com Covid-19 em cuidados paliativos à luz da Teoria Final de Vida Pacífico e segundo o de analisar as estratégias adotadas por técnicos de enfermagem ao promoverem assistência de enfermagem ao paciente em cuidados paliativos na fase final de vida com Covid-19 à luz da Teoria Final de Vida Pacífico. Metodologia: trata- se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. A amostra do estudo foi constituída de 15 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem que atuavam em dois hospitais da rede pública, localizados no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil, os quais eram referências para assistência de pacientes com Covid-19. A coleta de dados foi realizada em ambiente virtual, no período de maio a setembro de 2022, mediante formulário online, contendo questões norteadoras acerca do estudo proposto. O material empírico oriundo dos relatos dos profissionais participantes da pesquisa foi categorizado mediante a técnica de análise de conteúdo e analisado qualitativamente à luz da Teoria do Final de Vida. Vale ressaltar que a pesquisa foi conduzida seguindo as observâncias éticas contempladas na Resolução no 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, segundo o CAAE: 53083221.3.0000.5188. Resultados: da análise qualitativa foi elaborado dois artigos: Cuidados paliativos na fase final de vida: intervenções de enfermagem ao paciente com Covid-19; Cuidados paliativos ao paciente na fase final de vida com Covid-19: estudo com técnicos de enfermagem. O primeiro manuscrito permitiu a construção de duas categorias: Assistência de enfermagem ao paciente com Covid -19 em cuidados paliativos, com ênfase no alívio da dor e sintomas respiratórios; Valorização da dignidade e da espiritualidade ao paciente com Covid-19 em cuidados paliativos para promoção de paz na fase final de vida. No segundo estudo emergiram as seguintes categorias: A comunicação como estratégia para promover a proximidade do paciente em cuidados paliativos com Covid-19 com familiares visando um final de vida pacífico; Assistência de enfermagem ao paciente em cuidados paliativos com Covid -19 na fase final de vida, com ênfase nas suas necessidades físicas para promoção do conforto. Considerações finais: a revisão de escopo possibilitou destacar por meio dos estudos investigados a relevância da atuação do profissional de enfermagem ao paciente com Covid-19 em fase final de vida em cuidados paliativos no cenário hospitalar. Os artigos originais revelam a importância da Teoria Final de Vida Pacífico para nortear a atuação dos profissionais de enfermagem, participantes do estudo, no que concerne a promoção de assistência ao paciente com Covid-19 em cuidados paliativos.
Presidente - 6338130 - PATRICIA SERPA DE SOUZA BATISTA
Interno - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA