PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (PPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: FRANCISCO JUNIOR MACEDO DE CASTRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO JUNIOR MACEDO DE CASTRO
DATA: 16/12/2025
HORA: 15:00
LOCAL: PPGOA SALA DE VÍDEO
TÍTULO: O Diagnóstico de Competências como Ferramenta para Elaboração de Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP): Um Estudo na Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Competências, Desenvolvimento de pessoas,Plano de Desenvolvimento de Pessoas, Diagnóstico de competências, Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas
PÁGINAS: 211
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: A pesquisa avalia o diagnóstico de competências como ferramenta estratégica para subsidiar a identificação e a priorização das necessidades de desenvolvimento na elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) na Universidade Federal da Paraíba, no contexto da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP). Tem como finalidade aprimorar o processo de identificação e priorização das necessidades de desenvolvimento do PDP para suprir uma lacuna metodológica na ProcAND. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, desenvolvido em duas fases: levantamento documental dos PDPs das Universidades Federais, e um estudo de caso, com aplicação de um diagnóstico de competências na área de gestão de pessoas na UFPB. A análise documental demonstra uma baixa aderência e conformidade dos PDPs com as diretrizes da PNDP nas UFs, predominando PDPs com formatos reduzidos a planilhas ou listagens de demandas, escassa utilização de diagnósticos de competências e ausência de alinhamento estratégico, metas, gestão de riscos e planejamento financeiro. Os resultados demonstram entraves estruturais, metodológicos, organizacionais e culturais na elaboração do PDP. Ademais, a ausência de instrumentos metodológicos consistentes e a insuficiência formativa das equipes, dado que 63% das universidades federais não contam com profissionais capacitados para aplicar metodologias de mapeamento de competências. Esse cenário é agravado pela redução de 50% no uso dessa abordagem após a reformulação da PNDP pelo Decreto nº 9.991/2019.No estudo de caso da UFPB, foram mapeadas 51 competências distribuídas em quatro domínios (técnicas, comportamentais, transversais e emergentes). As maiores lacunas concentram-se nas competências transversais e emergentes, especialmente aquelas relacionadas à análise de dados, transformação digital e inteligência artificial, enquanto as competências comportamentais apresentaram maior nível de domínio. A aplicação do Indicador de Priorização do Desenvolvimento de Competências (IPDC) permitiu hierarquizar e classificar 20% das competências como de alta prioridade para ações de curto prazo, destacando-se competências técnicas vinculadas ao domínio normativo, competências transversais associadas à análise institucional e competências emergentes relacionadas ao uso de tecnologias digitais e IA. A comparação entre lacunas percebidas e prioridades determinadas pelo IPDC mostra divergências que reforçam a importância de critérios objetivos na priorização das ações do PDP.Como produto técnico decorrente dessa pesquisa propôe-se uma nova etapa na metodologia ProcAND, integrando o diagnóstico de competências por meio IPDC, qualificando o processo de priorização das necessidades de desenvolvimento, promovendo maior alinhamento do PDP aos objetivos organizacionais, superando a subjetividade característica dos levantamentos tradicionais de necessidades de capacitação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Interno(a) - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Externo(a) ao Programa - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS