PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EURICO ROSA DA SILVA JÚNIOR
DATA: 19/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: UFPB
TÍTULO: A FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LÍNGUA PORTUGUESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO EGITO-PE NA PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTIMODAIS: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
PALAVRAS-CHAVES: multimodalidade; formação continuada; ensino de produção de textos multimodais; ferramentas digitais; BNCC.
RESUMO: Este estudo investiga a formação dos docentes de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental do município de São José do Egito-PE em relação à produção de textos multimodais conforme prevista na Base Nacional Comum Curricular BNCC (BRASIL, 2017). Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem qualitativo-interpretativista. Como base teórica trazemos as discussões sobre multiletramentos e multimodalidade de Rojo e Moura (2012), Ribeiro (2016 e 2020), Matos e Azevedo (2019), Munhoz e Abreu (2019), Raulik (2017), Roza e Menezes (2019), Santos (2019), Rojo e Barbosa (2015) e Brasil (2018); como contribuições para a formação docente e usos de ferramentas digitais na educação, trazemos os postulados de Guedes e Viana Júnior (2013), Imbernón (2016), Leitão de Melo (1999) e Veiga (2008); para discutir a relevância dos gêneros textuais na sala de aula e sua produção, nos valemos dos postulados de Marcuschi (2008 e 2011), Silva e Luna (2012), Passarelli (2012), Porto (2009) e Antunes (2009). Até este momento da pesquisa foram realizados pesquisa bibliográfica, levantamento documental e questionários estruturados com os professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental de São José do Egito PE. Os resultados preliminares evidenciam as dificuldades enfrentadas pelos docentes no que tange ao uso dos textos multimodais e de sua produção eficaz na sala de aula. Baseado na coleta de dados do questionário, será desenvolvido um minicurso para os professores partícipes da pesquisa, tendo em vista a melhoria da qualidade da formação docente e o aprimoramento da prática relacionada à produção de textos multimodais. Como resultado, esperamos que este estudo traga contribuições significativas para o campo das pesquisas na área acadêmica concernente à produção multimodal e à formação docente, bem como contribua para o aumento nos níveis de ensino de língua portuguesa no município de São José do Egito PE.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Interno - 3142189 - MARINEUMA DE OLIVEIRA COSTA CAVALCANTI
Externo à Instituição - VERUSKA RIBEIRO MACHADO