PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
No Informado
Noticias
Banca de QUALIFICAÇÃO: SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMANTHA JOYCE FERREIRA WANDERLEY DA SILVA
DATA: 04/07/2022
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: APRENDIZAGEM BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS
MULTIMODAIS
PALAVRAS-CHAVES: ensino bilíngue educação infantil; aquisição da
linguagem
PÁGINAS: 48
RESUMO: O avanço no número de escolas nos últimos três anos que vêm
implementando o currículo bilíngue está aumentando gradativamente. A escolha pelo
ensino da língua inglesa como língua-alvo nos programas bilíngues se dá pela
compreensão dela como língua-franca, isto é,aquele idioma que é escolhido como
forma de unir diversos povos no intuito de haver uma melhor compreensão. Quando
analisamos mais a fundo o processo de inserção do currículo bilíngue nas escolas,
percebemos que a porta de entrada se dá pela educação infantil, com crianças por
volta de três anos, onde o próprio processo de letramento da língua mãe está
ocorrendo. Visto isso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de
aprendizagem da língua inglesa como segunda língua em um contexto bilíngue e
multimodal numa turma de Infantil III, com duas crianças, um menino e uma menina,
ambos com quatro anos de idade, estudantes de uma escola da rede particular de
ensino da cidade do Paulista, Região Metropolitana do Recife. Ao longo do percurso
metodológico, foram analisadas as gravações das aulas do quarto bimestre, que está
em modelo remoto. Com isso, a coleta de dados durou três meses, tendo como corpus
aulas ao total. É válido ressaltar que a presente pesquisa tem cunho qualitativo, com
uma perspectiva de pesquisa-ação, em conjunto com uma análise documental de
literaturas nacionais e internacionais em consonância aos objetivos específicos. Os
autores que compuseram o embasamento desta pesquisa foram: Bialystok (2003; 2017), Cardoso,Coutinho E Oliveira (2018), Carvalho (2006), Carvalho, (2014), Grosjean
(2008), Hamers E
Blanc (1989), Hoexter (2017), Krashen (1978; 1985), Lantolf E Thorne (2007), Lantolf;
Beckett (2009), Leffa (1988), Marcelino (2009), Paiva (2014), Scarpa (2001), Silva
(2021),Souza (2021), Vygotsky (1978; 2002) E Wood, Bruner E Ross (1976). Por fim,
espera-se compreender quais as relações do processo de aprendizagem das crianças
analisadas para compreendermos quais as variantes que possivelmente podemos
encontrar em um ambiente não natural de segunda língua inseridas na educação
infantil.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - JOSÉ MOACIR SOARES DA COSTA FILHO
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE