PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
No Informado
Noticias
Banca de DEFESA: SOLANGE MARIA PEREIRA DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOLANGE MARIA PEREIRA DA SILVA
DATA: 18/12/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: A LEITURA CRÍTICA COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA DO POVO KANELA/MEMORTUNRÉ, ALDEIA ESCALVADO, MA
PALAVRAS-CHAVES: Educação decolonial; Leitura crítica, Letramento crítico; Educação escolar indígena.
PÁGINAS: 162
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO: A Educação escolar indígena atende a um público diferenciado e com um histórico de opressão
marcado pela colonialidade do poder; assim, faz-se necessário que o ensino nas escolas indígenas
supere as marcas da colonialidade, tanto em relação aos currículos, quanto em relação às
abordagens dos conteúdos. Nesse sentido, defende-se uma educação decolonial para o povo
Kanela/memortunré por meio da leitura crítica. Este trabalho tem por objetivo geral: investigar o
espaço da língua portuguesa e o papel da leitura crítica no processo de escolarização do povo
Kanela. Como objetivos específicos: analisar as políticas linguísticas definidas pelo referencial
curricular para a educação indígena no Maranhão e para o povo Kanela/memortunré;
compreender as orientações do REICE/MA para o ensino de língua indígena e da língua
portuguesa orientada pela BNCC no novo ensino médio para as escolas indígenas; ofertar um
curso de extensão aos professores do ensino médio da aldeia Escalvado sobre leitura crítica. Para
fundamentar os estudos sobre decolonialidade, bilinguismo e interculturalidade, nos
referenciamos em Freire (1976, 1978), Walsh (2009), Santos (2009, 2010), Candau (2008, 2010,
2015, 2016), Pimentel da Silva (2004, 2015, 2017, 2019, 2020), Meliá (1979). Para analisar as
políticas públicas para educação indígena no Brasil e no Maranhão, utilizaremos o referencial
teórico de Grupioni (2002), Coelho (2002,2009,2015), Brasil (1988,1996), RCNEI (1998) REICE/MA
(2021). Para embasar as reflexões sobre o eixo leitura, no componente curricular Língua
Portuguesa na educação indígena, visando ao letramento crítico, adotaremos como referencial
Maher (1991, 1994, 2007), Santos (2018, 2019, 2020, 2021), Cavalcante (1999), Nascimento
(2012), Kleiman (2005, 2006), Jurado e Rojo (2006), entre outros. Este estudo trará como
benefícios diretos e imediatos a compreensão da educação escolar indígena na região Sul do
Maranhão, das políticas linguísticas implementadas pelo Estado do Maranhão para essa
modalidade de ensino e das necessidades linguísticas da comunidade em estudo. A pesquisa
utilizou a abordagem qualitativa, e foi constituída de uma pesquisa-ação, tendo como produto
um projeto de curso de extensão para ser desenvolvido na vigência do ano de 2024 na escola
General Bandeira de Melo, aldeia Escavado. O curso tem como temática: Ensino decolonial:
Abordagem dos gêneros textuais orais e escritos em língua portuguesa para o letramento
intercultural do povo kanela/memortunré.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Externo à Instituição - ORMEZINDA MARIA RIBEIRO
Presidente - 1701396 - TIAGO DE AGUIAR RODRIGUES