PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de QUALIFICAÇÃO: KARLA ANDRYELE FÉLIX ABÍLIO
Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA ANDRYELE FÉLIX ABÍLIO
DATA: 22/12/2023
HORA: 11:00
LOCAL: Ambiente virtual
TÍTULO: OFICINA DE LINGUAGENS E REDAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA ATRAVÉS DO PROJETO ENEM NA QUEBRADA.
PALAVRAS-CHAVES: Redação do ENEM. Linguagem. Interpretação de texto. Argumentos. Interação
PÁGINAS: 80
RESUMO: Sabemos que a produção de uma redação demanda que o participante recorra a conhecimentos
de diversas áreas do saber. Dessa forma, esse processo de produção escrita estimula outros
campos, como a leitura, interpretação, análise linguística, argumentação sobre fatos sociais e a
capacidade de associar diversas áreas de conhecimento para a defesa de um ponto de vista. Deste
modo, este trabalho tem por objetivo realizar uma intervenção na aprendizagem da escrita da
redação do Enem, além de auxiliar na interpretação textual das questões de linguagens, em uma
turma mista formada por jovens e adultos concluintes e que já finalizaram o Ensino Médio, com
aulas realizadas em uma Associação Comunitária localizada na cidade de João Pessoa. Os
objetivos específicos visam proporcionar aos discentes condições para o desenvolvimento de
habilidades de leitura e produção de textos, facilitação do processo de aprendizagem da língua
materna, promoção do domínio da modalidade formal da língua portuguesa na escrita de texto
dissertativo-argumentativo, Redação do ENEM, e compreensão do uso das linguagens nas suas
mais diversas modalidades. A fundamentação teórica situa-se na Linguística Textual e, mais
especificamente, nos pressupostos teóricos, (KOCH, 2017 e 2003), (BAKHTIN, 2011), (MARCUSHI,
2008), (ANTUNES, 2003 e 2005), (GERALDI, 2011) e (KLEIMAN, 1995) autores que orientam o
processo da redação, questões textuais como a coesão e a coerência e noções gerais que
caracterizam a atividade da escrita. Dessa forma, a partir da fundamentação desses autores, é
visto que os estudantes passam a compreender a linguagem como uma atividade de interação
que embasa na construção da redação do ENEM. O corpus da pesquisa é formado por um total de
13 redações que foram realizadas dentro do período de três meses. Nessa pesquisa, ao que se
refere à escrita da redação, foram analisadas as seguintes categorias: entendimento da temática,
elaboração da tese, elaboração de argumentos, relação de coesão e coerência e construção da
proposta de intervenção. Como resultados obtidos na análise das redações, podemos salientar
que a intervenção foi satisfatória, visto que, muitos dos participantes não tinham uma boa relação
com a escrita de textos, mas ao passar das aulas, uma grande parte de alunos conseguiu chegar
aos objetivos pretendidos de acordo com o que o modelo requerido pelo ENEM.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDILEIDE DE SOUZA GODOI
Presidente - 2035194 - ELIANA VASCONCELOS DA SILVA ESVAEL
Interno - 2423105 - JOSETE MARINHO DE LUCENA