II SEMINÁRIO INTERNO MPLE - Programação e modelo
A pedido da Comissão Organizadora do Seminário Interno do MPLE, divulgamos a programação de apresentações do ii seminário interno do mple, bem como o modelo de slides (em anexo).
1º dia - QUINTA-FEIRA - 23/05/2024
Das 19:00 às 22:00
ABERTURA
• Abertura: COORDENAÇÃO MPLE - 19h
• Mesa Redonda com pós-graduandos do MPLE - 19h30
Convidadas:
TATIANA RAMALHO BARBOSA - Linha 1 - ESTRUTURA E DINÂMICA DA LÍNGUA EM ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
ELIELMA CARNEIRO COUTINHO - Linha 2 - TEORIA LINGUÍSTICA E MÉTODOS
KETLEN OLIVEIRA ESTEVAM DA SILVA - Linha 3 - TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS E ENSINO
2o dia - SEXTA-FEIRA - 24/05/2024
Das 14:00 às 22:00
- Apresentação de até 15 minutos: Sendo 10 minutos para o aluno e 5 minutos para as considerações dos professores,
Local: CCHLA sala 508
- Sessão 1 – 14h às 16h
- 14h – 14h10 - 1. PROPOSTA DE LEITURA COM TEXTOS LITERÁRIOS PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS): DIÁLOGOS E EXPERIÊNCIAS - ANA MARIA LIMA PEREIRA DANTAS
- 14h15 – 14h25- 2. O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: INTEGRANDO O USO DO APLICATIVO DUOLINGO AO CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA - GABRIELA FELIPE MACHADO DE CARVALHO
- 14h30 – 14h40 - 3. LEITURA NA ESCOLA: ABORDAGEM APLICADA E INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS NA PERSPECTIVA SOCIOINTERACIONISTA DISCURSIVA - JOSÉ CRISTOVÃO MAIA LUCENA MARREIRO
- 14h45 – 14h55 - 4. O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA ATRAVÉS DAS CANTIGAS DE RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO - POLIANA RIBEIRO DOS SANTOS
- 15h – 15h10 - 5. TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA: um clique na voz do professor - MARICÉLIA RIBEIRO JORGE
- 15h15 – 15h25 - 6. FORMAÇÃO CONTINUADA EM LIBRAS PARA DOCENTES: DO APRENDIZADO À APLICABILIDADE EM SALA DE AULA - INGRID RAMIRA PAULINO SOARES
- 15h30 – 15h40 - 7. O rap como proposta mediadora para a leitura crítica em sala de aula sob uma perspectiva da educação em direitos humanos. - JAQUELINE NAZARÉ SIQUEIRA COSTA
- 15h45 – 15h55 - 8. FORMANDO PEQUENOS LEITORES E CIRCULANDO SABERES: PROPOSTA DIDÁTICA PARA ALUNOS DO 5o ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA - ANUNCIADA MARIA VIEIRA FERREIRA
- Sessão 2 - 16h30 às 18h
- 16h30 – 16h40 - 9. PRÁTICAS DE LEITURA NO 2o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I: a importância dos sinais de pontuação como marcadores prosódicos na compreensão leitora. - MARIA OLIMPIA FERREIRA BANDEIRA DA SILVA
- 16h45 – 16h55 - 10. O GÊNERO PARLENDA: uma proposta na turma de 4º ano para desenvolver a habilidade leitora através dos descritores de língua portuguesa - MARIA DE FÁTIMA FERREIRA BANDEIRA
- 17h – 17h10 - 11. O PATINHO SURDO E MÚLTIPLOS LETRAMENTOS: UMA INTERVENÇÃO NA ESCOLA DE AUDIOCOMUNICAÇÃO DE CAMPINA GRANDE DEMÓSTENES CUNHA LIMA-EDAC. - MARIA DE FÁTIMA DA SILVA SANTOS
- 17h15 – 17h25 - 12. A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA CONSOLIDAÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA DE ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO ORAL QUADRINHA. - EDENILZA SILVA LUCENA
- 17h30 – 17h40 - 13. Língua Portuguesa e Identidade: a Pedagogia da Variação Linguística como norteadora de uma prática docente inclusiva e plural nas escolas cidadãs integrais de Cajazeiras-PB - JOSÉ RILTON DE CARVALHO VIANA
- 17h45 – 17h55 - 14. DAS LENDAS INDÍGENAS AOS QUADRINHOS: UMA PROPOSTA DE RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS - ALDENICE AUXILIADORA DE OLIVEIRA
- Sessão 3 – 19h às 21h
- 19h - 19h10 - 15. AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS PARA A LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL: REFORMAS E LACUNAS NA AUSÊNCIA DO LIVRO DIDÁTICO - JOSE FLAVIANO NASCIMENTO DA LUZ
- 19h15 - 19h25 - 16. MULTIMODALIDADE E PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA INGLESA: PROMOVENDO O LETRAMENTO CRÍTICO A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS DO HUMOR - FRANCISCO EDSON DE FREITAS LOPES
- 19h30 - 19h40 - 17. USO DO WORDWALL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO 2° E 3° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. - KARLA VIRGÍNIA DE SOUSA DINIZ
- 19h45 - 19h55 - 18. TDICs NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE INGLÊS PARA ALUNOS COM TEA: Desenvolvimento de uma Abordagem Inclusiva na Formação de Professores - SIMONE CONCEIÇÃO DE LIMA AMORIM
- 20h - 20h10 - 19. O PAPEL DAS IMAGENS NA APRENDIZAGEM DE LÉXICO DA LÍNGUA INGLESA: possibilidades e desafios com crianças autistas de 5 anos. - ADNA VILMA DE LEMOS MOURA
- Considerações finais: Coordenação e professores – 21h às 22h.