PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA E ENSINO (MPLE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: LUCINÁRIA DOS ANJOS BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCINÁRIA DOS ANJOS BEZERRA
DATA: 26/06/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PALATAIS
PALAVRAS-CHAVES: Consciência fonológica; Representação gráfica; Palatais.
PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo principal apontar os efeitos da intervenção no desenvolvimento da escrita e leitura na representação das unidades gráficas NH e LH correspondentes aos fonemas /ɲ/ e /ʎ/, respectivamente. Elaboramos nossa base de análise centrada no estudo de competências essenciais para alfabetização com enfoque teórico para a compreensão do desenvolvimento de determinadas habilidades linguísticas, como forma de explorar possibilidades que corroborem com o entendimento das relações grafofonêmicas da língua pelos estudantes. Para isso, usamos como base teórica alguns apontamentos de Faraco (2016), Lemle (2001), Miranda; Pachalski; Richetti (2023), Cagliari (2011), entre outros, que nos auxiliarão no entendimento a respeito da Consciência Fonológica, conhecimentos linguísticos, relações grafofonêmicas e representação gráfica das soantes palatais na alfabetização. Quanto à metodologia e atividades de intervenção, valemo-nos de propostas discutidas por Paiva (2019), Soares (2020) e Morais (2010). Ao utilizarmos a abordagem qualitativa, desenvolvemos atividades que nos possibilitaram a intervenção no campo da pesquisa. Estes procedimentos acabam por caracterizar o trabalho científico como uma pesquisa-ação. Participaram da pesquisa alunos de uma turma de 2º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental, com faixa etária entre 7 e 8 anos, que estudam em uma escola pública no Município de Areia-PB. Verificamos que os desvios das grafias estão, intrinsecamente, relacionados ao conhecimento fonológico, já que, na maioria dos casos, a grafia apresenta alguma correspondência fonológica que, muitas vezes, ocasiona limitações no entendimento ortográfico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANILDA COSTA ALVES
Interno - 1420051 - HENRIQUE MIGUEL DE LIMA SILVA
Presidente - 1778079 - JULIENE LOPES RIBEIRO PEDROSA