PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIAS RENOVÁVEIS (PPGER)

Not informed

Banca de DEFESA: MARINA LIMA FIGUEIRÊDO

DISCENTE: MARINA LIMA FIGUEIRÊDO
DATA: 19/07/2024
LOCAL: AUDITÓRIO DO CEAR
TÍTULO: DIAGNÓSTICO E CERTIFICAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA POR MÉTRICAS GLOBAIS
PALAVRAS-CHAVES: Diagnóstico ambiental, Desenvolvimento sustentável, Estudo de caso, Meio ambiente, Métricas globais, Universidade Federal.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Mecânica
SUBÁREA: Engenharia Térmica
ESPECIALIDADE: Controle Ambiental
RESUMO: As Instituições de Ensino Superior (IES) enfrentam uma crescente responsabilidade educacional em relação à sustentabilidade. As IES consomem uma quantidade significativa de recursos, como água e energia, e geram grandes quantidades de resíduos sólidos. Nesse contexto, é essencial a adoção de políticas e iniciativas de sustentabilidade. A participação em rankings universitários globais de sustentabilidade reflete o compromisso das IES em promover o desenvolvimento sustentável. Sendo assim, o objetivo geral do trabalho é realizar o diagnóstico ambiental para certificar o Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como sustentável. Os objetivos específicos consistem em realizar o levantamento de indicadores de sustentabilidade no campus I da UFPB; apresentar o mapeamento ambiental do campus; identificar as ações de sustentabilidade já implantadas; solicitar respostas para os questionários dos rankings UI GreenMetric World University Ranking (UIGM-WUR) e o Times Higher Education World University Ranking (THE-IR); avaliar o resultado das respostas dos questionários e propor ações especificas por área de atuação para melhorar as métricas de sustentabilidade do campus. A pesquisa é desenvolvida através de uma metodologia de estudo de caso, utilizando o Campus I da UFPB como área de estudo. É um estudo descritivo com abordagens quantitativas e qualitativas para coleta de dados necessários exigidos pelos rankings. Espera-se com a realização do trabalho seja possível impulsionar a inserção da UFPB nos rankings, classificando-a como uma Universidade Sustentável. Visa ao final da pesquisa auxiliar na classificação da UFPB como uma universidade sustentável e impulsionar sua inserção nos rankings globais de sustentabilidade em estudo. Com isso, a pesquisa busca contribuir para subsidiar tomadas de decisões futuras, ações e incentivar futuras pesquisas dentro da instituição para a caminhada contínua rumo à sustentabilidade.
Presidente - 2582891 - ADRIANO DA SILVA MARQUES
Interno - 1991244 - RAPHAEL ABRAHAO