PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE (PPGBIO)

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS (CCA)

Not informed

Retificação na inscrição do processo seletivo ao mestrado PPGBio turma 2024.2

Atualização importante no processo de submissão de inscrições para o processo seletivo ao mestrado no PPGBio turma 2024.2!

Por um erro na hora de cadastrar o processo seletivo, o questionário com a documentação a ser anexada não foi adicionado. Por favor, enviem a lista de documentos abaixo para os endereços ppgbio@cca.ufpb.br e para jdomingos@cca.ufpb.br. Por favor, na mensagem coloquem o assunto “seleção PPGBio turma 2024.2” para facilitar a localização das mensagens.

Ainda que já tenham anexado o diploma e/ou as certidões de autodeclaração e/ou outros comprovantes solicitados quando fizeram a inscrição no sistema, anexem também na mensagem que enviarão complementando a inscrição. Adicionalmente, reúnam todos os arquivos de documentos comprobatórios em um único arquivo .rar (arquivo compactado) ao enviarem, pois isso facilita o manuseio.

Segue abaixo a lista de documentos que precisam anexar, segundo o edital (Edital de seleção PPGBio turma 2024.2):

2. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

2.1 Para efetuar a inscrição no processo seletivo, serão necessários os seguintes documentos (padronizar o nome do arquivo segundo o modelo Nome_Tipo de arquivo.pdf):

2.1.1 Uma fotografia 3x4 recente;

2.1.2 Cópia do diploma de graduação ou certidão de colação de grau em curso de graduação reconhecido pelo Conselho Nacional de educação (CNE) / Ministério da Educação (MEC) ou diploma de graduação emitido por Instituição de Ensino Superior (IES) estrangeira, devidamente revalidado nos termos da lei; ou ainda declaração/certidão de colação de grau que comprove estar o(a) candidato(a) em condições de concluir o curso antes da matrícula institucional no programa;

2.1.3 Histórico escolar da graduação;

2.1.4 Currículo na Plataforma Lattes ou similar (se estrangeiro/a), com os documentos comprobatórios referentes aos últimos cinco anos;

2.1.5 Cópia da Carteira de Identidade para candidatos brasileiros, ou de Passaporte para candidatos estrangeiros;

2.1.6 Prova de estar em dia com as obrigações militares (carteira de reservista) e eleitorais (certidão de quitação eleitoral emitida na página da web do Tribunal Superior Eleitoral), caso o candidato seja brasileiro;

2.1.7 Anexo I - Requerimento ao coordenador, solicitando a inscrição no processo seletivo;

2.1.8 Anexo II - Formulário de inscrição devidamente preenchido;

2.1.9 Anexo III - No caso de candidatos às vagas reservadas para as ações afirmativas (Resolução Consepe UFPB nº 58/2016):

· Deverão apresentar a autodeclaração aqueles que se declararem negros ou pardos, utilizando o quesito cor ou raça utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE;

· Os autodeclarados índios precisarão apresentar documento comprobatório de pertencimento ao povo indígena emitido por autoridade indígena reconhecida pelos membros da comunidade indígena à qual pertence ou pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI);

· As pessoas com deficiência deverão apresentar laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos dos artigos 3º e 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças -CID, conforme Portaria Normativa do MEC, Nº 1.117 de 01/11/2018;

· O laudo que atesta a deficiência deverá ser validado, preferencialmente, pela FUNAD ou outra Instituição Pública de Reabilitação, assim como pelo Comitê de Inclusão e Acessibilidade -CIA, da UFPB;

· O Comitê de Inclusão e Acessibilidade –CIA fará o atendimento no seguinte local: Térreo da Reitoria –CODESC – Sub-Coordenação de Admissão (SCA). 2.1.10 De igual modo, deverão apresentar a autodeclaração (Anexo IV), os(as) candidatos(as) que se declararem “pessoa pertencente a povos e comunidades tradicionais”.

2.1.11 Anexo V – Tabela de Avaliação do Currículo Lattes preenchida;

2.1.12 l) Anteprojeto de dissertação, contendo título, introdução, objetivos e/ou hipóteses, material e métodos, artigos científicos esperados, estratégia de divulgação científica e impacto na sociedade, referências bibliográficas e cronograma. O anteprojeto NÃO DEVE CONTER O NOME DO CANDIDATO ou qualquer elemento que o permita ser identificado. O vínculo do projeto a outros projetos maiores, com financiamento ou não, deve estar explicitado no corpo do texto.

2.2 Não será permitida a complementação de documentos após o término das inscrições, sendo, portanto, indeferidas as inscrições que apresentarem insuficiência da documentação exigida.

2.3 A homologação das inscrições, com base na análise da documentação apresentada, ficará sob a responsabilidade da Coordenação do PPGBio. A divulgação dar-se-á na secretaria do Programa e no seu endereço eletrônico http://www.ufpb.br/pos/biodiversidade.