PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATHALI DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATHALI DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 07/06/2024
LOCAL: CEDESP - UFPB
TÍTULO: INTERNACIONALIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DISCENTE: uma análise da Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB
PALAVRAS-CHAVES: PALAVRAS-CHAVE: Internacionalização. Autoavaliação. Desenvolvimento Acadêmico. Discentes.
RESUMO: A Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil expandiu significativamente nas últimas décadas, ganhando reconhecimento internacional. A CAPES, criada em 1976, modernizou seu sistema de avaliação para acompanhar esse crescimento, promovendo avaliações externas e servindo de referência para a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) em 2004. Recentemente, a avaliação da CAPES adotou uma dimensão mais formativa, valorizando o autoconhecimento e a autoavaliação dos programas, com foco na trajetória dos egressos e no impacto social dos programas. O objetivo geral desta pesquisa é analisar se a internacionalização promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) contribui para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos discentes. Para realizar esta pesquisa, será adotado o método descritivo, com abordagem documental e bibliográfica. A pesquisa será realizada no PPGENF da UFPB, que possui relevância regional e nacional e recebeu conceito 5 da CAPES nas últimas avaliações quadrienais. O programa conta com 23 docentes e 88 alunos ativos, sendo 31 mestrandos(as) e 57 doutorandos(as). A análise dos dados seguirá a perspectiva categorial, utilizando a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2011), que envolve três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Autores como Bardin (2011), que propõe a metodologia de análise de conteúdo utilizada neste estudo, Verhine e Freitas (2012), que discutem a importância de uma avaliação mais formativa e autoconhecimento, e Knight (2020), que oferece uma visão abrangente sobre a internacionalização na educação superior, fornecem o embasamento teórico para esta investigação. Espera-se que o processo metodológico detalhado não apenas entenda as nuances da internacionalização, mas também avalie criticamente como essas práticas podem ser aprimoradas para beneficiar diretamente os estudantes, alinhando-se com os objetivos gerais da investigação. A defesa final deste projeto está prevista para dezembro de 2024, após a qualificação e implementação de todas as etapas propostas, permitindo uma análise abrangente e detalhada dos resultados obtidos.
Presidente - 2337179 - JOSE JASSUIPE DA SILVA MORAIS
Interno - 1668617 - PAULO CESAR GEGLIO