PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (MPPGAV)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: KARINA ARAUJO DO NASCIMENTO

DISCENTE: KARINA ARAUJO DO NASCIMENTO
DATA: 14/06/2024
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PERCEPÇÕES DOS DISCENTES ASSISTIDOS PELO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DO CAMPUS IV- RIO TINTO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino superior. Assistência Estudantil. Restaurante Universitário. Permanência.
ÁREA: Educação
RESUMO: Diante do contexto de expansão do ensino superior no Brasil e a inclusão de segmentos historicamente excluídos desta etapa formativa, fez-se necessário fornecer suporte, através de políticas públicas, para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior, visando melhora nas condições de permanência e desempenho desses. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo analisar o Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a partir das percepções dos discentes assistidos pelo Restaurante Universitário do Campus IV - Rio Tinto. A presente pesquisa assumiu uma abordagem metodológica do tipo qualitativa e utilizou procedimentos de análise documental e levantamento bibliográfico, além de coleta de dados através de questionários enviados eletronicamente aos discentes assistidos com o referido auxílio estudantil. Para a análise dos dados foi utilizada análise do conteúdo de Bardin. Como produto final, a partir dos indicativos obtidos através da coleta, foram propostas melhorias na política interna da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante da UFPB. A pesquisa revelou que a maioria dos estudantes avaliam de forma positiva o auxílio do RU e reconhece a capacidade deste em melhorar as condições de permanência, mesmo que apontem também sugestões de possíveis melhorias.
Presidente - 1779446 - MARIANA LINS DE OLIVEIRA
Interno - 268015 - EDINEIDE JEZINI MESQUITA ARAUJO